Revisão de Administração de Materiais e Logística

Description

Revisão de Administração de Materiais e Logística
Elaine Maria dos Santos
Flashcards by Elaine Maria dos Santos, updated more than 1 year ago
Elaine Maria dos Santos
Created by Elaine Maria dos Santos over 3 years ago
202
0

Resource summary

Question Answer
Quais as modalidades de Licitação? - Concorrência - Tomada de Preço - Carta-Convite - Leilão - Concurso - Pregão
O que é Administração de Materiais? Conjunto de atividades conduzidas em uma organização, visando maximizar a utilização dos recursos da empresa.
Quais foram os grandes impulsores da Administração de Materiais? - a logística; - as técnicas de administração japonesas; - código de barras; - tecnologia.
Qual o objetivo fundamental da Administração de Materiais? determinar quando e quanto adquirir, para repor o estoque - isso determina a estratégia do abastecimento e é sempre acionada pelo usuário, o qual inicia o processo.
A Administração de Materiais tem interfaces com muitos outros departamentos da empresas. Quais os principais departamentos que fazem interface com Adm. Materiais? - Finanças -Produção - Vendas - TI - RH
O que é Classificação de materiais? A classificação é o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes.
Quais os 3 principais atributos da Classificação de Materiais? - Abrangência, - Flexibilidade - Praticidade
Quais são as etapas da Classificação de Materiais? - Catalogação - Simplificação - Especificação - Normalização - Padronização - Codificação
Quais os principais tipos/critérios de classificação de materiais? 1. Possibilidade de fazer ou comprar 2. Por demanda 3. Por aplicação na organização 4. Por periculosidade 5. Por perecibilidade 6. Importância operacional – classif. XYZ 7. Por valor de demanda – classif. ABC 8. Material permanente x consumo
Quais os procedimentos fundamentais para realizar uma "boa" compra? A metodologia 5W2H ajuda e muito O que comprar? Quando comprar? De quem comprar? Onde comprar? Quanto pagar? Como deve ser comprado? (....)
Quais as etapas mínimas necessárias para efetuar um processo de compra? 1. Determinar o que, quanto, quando e como comprar; 2. Estudo dos fornecedores; 3. Promoção de concorrência; 4. Fechamento do pedido; 5. Acompanhamento do pedido a entrega; 6. Conferência da qualidade, quantidade e especificação - ENCERRAMENTO
Qual a classificação das compras quanto à frequência da necessidade de suprimento pela empresa? - Compras constantes e habituais; - Compras programadas; - Compras de investimentos; - Compras de emergência; - Compras sofisticadas.
Como é formado e para que serve o Comitê de Compras? É formado por profissionais de todas as áreas da empresa e participam das decisões referentes aos processos de compras.
Cite vantagens da centralização. - Poder de negociação; - Controle financeiro; - Economia de escala; - Especialização das atividades (...).
Cite outras formas de compras. - EDI (Eletronic Data Interchange) - Internet - Leilão - Leilão Reverso - Marketplace
Cite motivos para fabricar nas próprias dependências das empresas. - Produzir por preço inferior ao que seria cobrado por um fornecedor; Utilização máxima de equipamentos; - Manutenção de processos confidenciais; - Qualidade desejada; - Manutenção da força de trabalho.
Motivos para comprar de fornecedores externos. - Menor investimento de capital; - Expertise dos fornecedores; - Concentração da empresa em sua área de especialização; - Melhores de preços.
Quais as etapas do relacionamento em uma parceria? - Abordagem convencional - Melhoria da qualidade - Integração operacional - Integração estratégica.
Quando se trata de avaliação de fornecedores várias formas são utilizadas, mas em geral quais aspectos são enfatizados? - Custo - Qualidade - Pontualidade - Inovação - Flexibilidade - Produtividade - Instalações Capacidade gerencial e financeira.
O que são Alianças Estratégicas? São acordos entre empresas, são construídas para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Quais são os tipos de Alianças Estratégicas? 1. Sem participação acionária; 2. Com participação acionária e; 3. Joint ventures.
Cite vantagens das Alianças Estratégicas. Ganhar competitividade no seu mercado; Criar elementos de diferenciação; Agregar valor a produtos e serviços; Desenvolver soluções tecnológicas; Desenvolver melhores práticas de gestão; Ampliar a produtividade; Otimizar recursos; Trocar experiências e conhecimentos.
Princípios norteadores da Licitação? - Legalidade; - Probidade Administrativa; - Finalidade, motivação, razoabilidade; - Celeridade, competitividade; - Justo preço, seletividade.
Quais os tipos de Licitação? - Menor preço; - Melhor técnica; - Técnica e preço; - Maior lance ou oferta.
O que é Existe a dispensa de Licitação? É quando a lei autoriza a celebração direta de contrato ou mesmo determina a não realização do procedimento licitatório.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Constitucional focado (INSS 2016) - Direitos e Garantias Fundamentais e Administração Pública
Thiago Amério
ADMINISTRAÇÃO - OS CLÁSSICOS
Nathalino Pachêco
Abordagens de Gestão
sa.sousa
T1 - ADMINISTRAÇÃO E O ADMINISTRADOR
Dayene Campos
A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL
eduarda Fernandes
Tecnologia e Administração
Erika Lots
TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
Fernando Luiz
Conceito de Gestão Produtiva
Ana Cristina Ush
Funções administrativas
brunocmt
Teoria Geral da Administração(TGA)
Flávio Machado Lobo
AFO - Administração Financeira Orçamentária
fe.r.m