Sistema Digestório

Description

Resumo do Sistema Digestório
MARIA SILVANIR BARRETO DE OLIVEIRA
Flashcards by MARIA SILVANIR BARRETO DE OLIVEIRA, updated more than 1 year ago
MARIA SILVANIR BARRETO DE OLIVEIRA
Created by MARIA SILVANIR BARRETO DE OLIVEIRA over 3 years ago
20
0

Resource summary

Question Answer
Sistema Digestório Função: 1. Trabalho mecânico (mastigação) e químico (reações) transformando macromoléculas (carboidratos, lipídios,proteínas) consumidos na dieta em moléculas menores tornando possível sua absorção (intestino). 2. Transporte de todos os nutrientes,água e sais minerais da luz intestinal para os capilares sanguíneos da mucosa do intestino. 3. Eliminação dos resíduos alimentares não absorvidos.
Divisão do Sistema Digestório: * TUBO DIGESTÓRIO (órgãos e estruturas que formam o tubo digestório) * GLÂNDULAS ANEXAS (Glândulas ligadas aos órgãos do tubo digestório por ductos) TUBO DIGESTÓRIO 1.Boca 2. Faringe 3. Esôfago 4. Estômago 5. Intestino Delgado 6. Intestino Grosso 7. Ânus
GLÂNDULAS ANEXAS: 1. Glândulas Salivares 2. Fígado 3, Vesícula Biliar 4. Pâncreas CAMINHO DO ALIMENTO: Na BOCA o alimento será triturado, umedecido e com o auxílio da enzima ptialina ja se inicia o processo de quebra dos carboidratos ainda na boca. Em seguida o alimento passa pela FARINGE, divide e isola o sistema digestório do respiratório, (ela atua em ambos) tendo como função não permitir que o alimento ou parte dele siga para o sistema respiratório. O ESÔFAGO realiza movimento chamados de peristálticos que vai permitir a movimentação do alimento em direção ao estômago(nessa região não se trata mais de movimentos voluntários). No ESTÔMAGO o bolo alimentar vai continuar o processo de quebra dos alimentos com o auxílio de outras enzimas e o ácido gástrico deixando o bolo alimentar, agora chamado de QUIMO, mais triturado, No intestino DELGADO (dividido em 3 partes - duodeno, jejuno e íleo), no duodeno é onde ocorre a maior parte da absorção dos nutrientes de todo o processo digestório; o restante dos nutrientes são absorvido no jejuno e íleo. No intestino GROSSO ocorre a absorção de toda a água e o que resta é o bolo fecal, que será expelido pelo ÂNUS.
Show full summary Hide full summary

Similar

Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas
Digestão Intracelular e Extracelular
marta_teque_1997
Sistema Digestório - Anatomia
Teka Araujo
Fisiologia do Sistema Digestório
Mariana Sorrilha
Sistema digestório
Matheus Paracampos
FUNÇÕES E PROCESSOS DIGESTÓRIOS
ADRIELLY MENESES
Digestão
rosana soares
Quiz - Sistema Digestório
Andressa Reus
CAMADAS DO TRATO GASTRINTESTINAL
ADRIELLY MENESES
Flashcards - Fisiologia do Sistema Digestório
Eugenia Martins Gerolomo