Aula 3: Educação Especial (Leis e Normas)

Description

Conhecimentos Pedagogicos: Marcia Gomes Flashcards on Aula 3: Educação Especial (Leis e Normas), created by Samuel Brito on 13/09/2020.
Samuel Brito
Flashcards by Samuel Brito, updated more than 1 year ago
Samuel Brito
Created by Samuel Brito over 3 years ago
13
0

Resource summary

Question Answer
Principais documentos -
O que a resolução Nº 4 de outubro de 2009 regulamenta? (utilizada pelo CESPE) Regulamenta as normas do AEE.
Resolução Nº 4 de outubro de 2009 Regulamenta o Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos.
Segundo a resolução Nº 4 /2009, o que são recursos de acessibilidade? Recursos que asseguram condições de acesso ao currículo dos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. - Recursos que asseguram condições de acesso ao currículo dos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, promovendo a utilização dos materiais didáticos e pedagógicos, dos espaços, dos mobiliários e equipamentos, dos sistemas de comunicação e informação, dos transportes e dos demais serviços.
Onde e quando o AEE pode ocorrer? - Na sala de recursos multifuncionais da própria escola - Na sala de recursos de outra escola de ensino regular - No turno inverso da escolarização
Quem são os responsáveis pela elaboração e pela execução de AEE? A elaboração e a execução do plano de AEE são de competência dos professores que atuam na sala de recursos multifuncionais ou centros de AEE.
Qual a formação exigida para atuar no AEE? Formação específica (especialização) para a Educação Especial - além da formação inicial que o habilite para o exercício da docência.
Como esse alunos, atendidos pelo AEE, são contabilizados pelo FUNDEB? Serão contabilizados duplamente, no âmbito do FUNDEB, de acordo com o Decreto 6.571/2008, os alunos matriculados em classe comum de ensino regular público que tiverem matrícula concomitante no AEE.
FUNDEB Para efeito da distribuição dos recursos do FUNDEB, será admitida a dupla matrícula dos estudantes da educação regular da rede pública que recebem atendimento educacional especializado. 1º A dupla matrícula implica o cômputo do estudante tanto na educação regular da rede pública, quanto no atendimento educacional especializado. Art. 14. Admitir-se-á, para efeito da distribuição dos recursos do FUNDEB, o cômputo das matrículas efetivadas na educação especial oferecida por instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, com atuação exclusiva na educação especial, conveniadas com o Poder Executivo competente.
Decreto Nº 7.611/2011 - Adoção de medidas de apoio INDIVIDUALIZADAS e EFETIVAS, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social, de acordo com a meta de inclusão plena - Oferta de educação especial preferencialmente na rede regular de ensino - Apoio técnico e financeiro pelo Poder Público às instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial
Decreto Nº 7.611/2011 - Não exclusão do sistema educacional geral sob alegação de deficiência - Garantia de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades - Aprendizado ao longo de toda a vida - Garantia de ensino fundamental gratuito e compulsório, asseguradas adaptações razoáveis de acordo com as necessidades individuais - Oferta de apoio necessário, no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação
Segundo o decreto Nº 7.611/2011, quais as formas de prestação do AEE? - Complementar à formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, como apoio permanente e limitado no tempo e na frequência dos estudantes às salas de recursos multifuncionais - Suplementar à formação de estudantes com altas habilidades ou superdotação
Qual a diferença entre complementar e suplementar? Complementar: possibilita o acesso ao conteúdo programático para a idade, etapa, série em que se localiza. Suplementar: acesso ao que está além do conteúdo programático.
Estatuto da pessoa com deficiência (Lei 13.146 de 06 de junho de 2015) Visa assegurar os direitos da pessoa com deficiência - “Assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.” (Art. 1º)
Qual a compreensão de deficiência do estatuto da pessoa com deficiência? Deficiência social. - “[...] aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.” (Art. 2º)
De acordo com o art. 3 do estatuto da pessoa com deficiência, quais os principais conceitos referentes à inclusão? - Acessibilidade - Desenho universal - Tecnologia assistiva ou ajuda técnica - Barreiras - Comunicação - Adaptações razoáveis - Elemento de urbanização - Mobiliário urbano - Pessoa com mobilidade reduzida
O que é desenho universal? Área do conhecimento que oferece acessibilidade a todos.
Quais os tipos de barreiras? a. barreiras urbanísticas b. barreiras arquitetônicas c. barreiras nos transportes d. barreiras nas comunicações e na informação e. barreiras atitudinais f. barreiras tecnológicas
De que forma o estatuto da pessoa com deficiência pensa educação? Capítulo 4. A educação como direito da pessoa com deficiência, possibilitando o desenvolvimento.
Estatuto da pessoa com deficiência (capítulo IV) Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
Quais as característica (não citadas em outros documentos) da educação para esses sujeitos, de acordo com o estatuo da pessoa com deficiência? - Oferta de educação bilíngue (em Libras como primeira língua) em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas - Pesquisa para o desenvolvimento de métodos e materiais didáticos - Inclusão de conteúdos relacionados a pessoas com deficiência nos cursos de ensino superior, relacionados ao campo do conhecimento estudado
Educação no estatuto da pessoa com deficiência Ver material
Resolução 1/2017 CEDF A ideia da educação especial enquanto direito, perpassando forma transversal em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino. Art. 1º A educação especial constitui direito da pessoa com deficiência e com altas habilidades ou superdotação, em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, de forma a desenvolver suas habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais.
A quem de destina o AEE no SEDF? Se destina aos estudantes da rede pública de ensino, podendo estender o atendimento aos estudantes da rede privada.
O poder público pode firmar convênios e contratos com instituições privadas de ensino ou organizações não governamentais com qual objetivo? Visando garantir ampliação do atendimento educacional especializado.
A educação especial na perspectiva inclusiva deve considerar o que? - Situações singulares - Perfis dos estudantes - Características biopsicossociais - Faixas etárias - Princípios éticos, políticos e estéticos
Quais as diferenças do público alvo da resolução 1/2017 em relação a LDB? - Acrescenta a deficiência mental - Acrescenta estudantes com transtornos funcionais específicos - Ainda (e só) utiliza TGD
Público alvo da Educação Especial, segundo a resolução 1/2017 I - estudantes com deficiência: aqueles que apresentam impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental e sensorial II - estudantes com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras, e transtornos invasivos sem outra especificação III - estudantes com altas habilidades ou superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas IV - estudantes com transtornos funcionais específicos: aqueles que apresentam um conjunto de sinais e sintomas no sistema funcional, manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso da fala, da escrita, da leitura e habilidades matemáticas.
O que é a doença mental? É uma doença desenvolvida, que pode vir a gerar deficiência intelectual.
O que são os transtornos funcionais específicos? Conjunto de sinais e sintomas no sistema funcional, manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso da fala, da escrita, da leitura e habilidades matemáticas. Ex: dislexia, disgrafia, hiperatividade.
Quem são os responsáveis por apresentar o laudo das crianças e adolescentes? E quando, prioritariamente, isso deve ocorrer? Os pais ou responsáveis, no ato da matrícula - pode ser laudo ou relatório de avaliação. Art. 8º No ato da matrícula, é de responsabilidade dos pais ou responsáveis a apresentação de laudo médico ou relatório de avaliação diagnóstica, a fim de garantir precisão aos encaminhamentos pertinentes e necessários, inclusive a adequada enturmação do estudante.
A ausência de laudo médico ou relatório de avaliação diagnóstica se configura fator impeditivo de matrícula? Não. § 1º A ausência de laudo médico ou relatório de avaliação diagnóstica não se configura fator impeditivo de matrícula.
Quais os procedimentos quando se percebe a necessidade de atendimento especial durante o ano letivo? Compete à instituição educacional promover o chamamento da família, com vistas à implementação das disposições desta Resolução.
O que o laudo deve levar em conta? I - fatores ambientais, pessoais, psicológicos e socioemocionais II - os impedimentos nas funções e nas estruturas corporais III - a limitação no desempenho de atividades IV - a restrição de participação - dentre outros aspectos que se julgar pertinente.
Atenção O laudo NÃO foca mais no QI, como antes.
Qual a função do laudo para a escola e para o professor? Escola: garantir precisão aos encaminhamentos pertinentes e necessários, inclusive a adequada enturmação do estudante. Professor: norteará as ações pedagógicas. Art. 10º A resposta diagnóstica oriunda das avaliações procedidas pelo professor e pela equipe pedagógica da instituição educacional norteará as ações pedagógicas e encaminhamentos implementados, que poderá contar com a colaboração de outros profissionais das áreas saúde, do trabalho, do serviço social, dentre outras.
É possível que o sistema de ensino (escola pública ou particular) negue matrícula ou cobre a mais a alunos com deficiências ou necessidades especiais? Não. - Não é permitido às instituições educacionais do Sistema de Ensino do Distrito Federal recusar, suspender, procrastinar ou fazer cessar matrícula de estudantes em razão de sua deficiência ou necessidades educacionais especiais. - É vedada às instituições educacionais do Sistema de Ensino do Distrito Federal a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza em suas mensalidades, anuidades e matrículas.
É permitido às instituições educacionais do Sistema de Ensino do Distrito Federal a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza em suas mensalidades, anuidades e matrículas? (ex: para construir uma rampa, para pagar monitores) Não, esse tipo de cobrança é vedada. É vedada às instituições educacionais do Sistema de Ensino do Distrito Federal a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza em suas mensalidades, anuidades e matrículas.
Como se da distribuição desses estudantes nas turmas? - Escola particular: 1 a 3 estudantes na turma (observado o comprometimento físico e cognitivo, a fim de não haver prejuízo no processo de ensino e de aprendizagem da turma). - Escola pública: varia de acordo com os critérios estabelecido no documento Estratégia de Matrícula da Secretaria de Estado de Educação do ano vigente.
Em qual caso a escola pode negar matrícula para estudantes com deficiências? Quando provar que não há mais vaga, de acordo com o estabelecido pela distribuição de estudantes na turma da Resolução 1/2017 - mesmo escolas particulares.
Atenção Todo estudante é preferível que vá para o ensino regular, caso haja necessidade encaminha-se para o ensino especial.
Quem são os responsáveis pela organização e implementação do currículo? A competência e responsabilidade de organizar e implementar o currículo é da instituição educacional. - com apoio do professor.
Qual o princípio a ser seguido na implementação e organização do currículo? O princípio da flexibilidade, zelando pela adequação e adaptação às especificidades dos estudantes.
A escola pode alterar o currículo para atender as necessidades dos estudantes da educação especial? Não, deve apenas adequá-lo e adapta-lo as suas necessidades.
Quais critérios devem ser observados para adaptação do currículo? (1 ao 5) I- Introdução, eliminação ou adaptação de conteúdo, considerando as condições individuais dos estudantes II - Adequação de metodologias, de procedimentos didático-pedagógicos e de processos de avaliação III - Prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos IV - Terminalidade específica, no ensino fundamental, àqueles que não conseguirem atingir o nível exigido, nos termos da legislação vigente V- Aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os estudantes com altas habilidades ou superdotação, nos termos da legislação vigente
Quais critérios devem ser observados para adaptação do currículo? (6 ao 9) VI - Avaliação do desempenho do estudante e promoção com critérios diferenciados, respeitada a frequência obrigatória VII- Atividades especiais complementares, suplementares e diversificadas ou substituição dos serviços educacionais comuns, de modo a promover o desenvolvimento das potencialidades destes estudantes VIII - Serviço de apoio pedagógico especializado em salas de recursos multifuncionais que viabilize a complementação e suplementação curricular, utilizando procedimentos, equipamentos e materiais específicos IX - Sustentabilidade do processo inclusivo, mediante aprendizagem cooperativa em sala de aula, trabalho de equipe e constituição de redes de apoio com participação da família e demais agentes da comunidade
Quais critérios devem ser observados para adaptação do currículo? (10 e 11) X- Formação continuada e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado XI - Realização e participação em estudos de casos, bem como elaboração do Plano de Atendimento Educacional Individualizado - PEI
Qual critério de observação da frequência obrigatória? Deve observar a temporalidade flexível.
Por que a resolução ainda utiliza o termo substituir ao falar sobre a "substituição dos serviços educacionais comuns"? Pois no DF ainda existem Centros de Ensino Especial e classes especiais.
O que é o PEI? Plano de Atendimento Educacional Individualizado - chamado nas escolas do DF de formulário de adequação curricular
Qual o público do PEI? Estudantes da educação especial.
Quem são os responsáveis pela elaboração do PEI? Responsabilidade da escola, com elaboração pelo professor (contando com auxílio da família e do próprio estudante) apoiado pela equipe do serviço de atendimento especializado, em interface com demais serviços da saúde, assistência social e outros setores
Quais as responsabilidades dos profissionais da educação especial (especializados e capacitados)? - Elaboração de materiais - PEI - Sala de recursos - Interação - Diálogo com a família - Formação - Estudo de caso (ex: avaliar aceleração, terminalidade) - Recursos de tecnologia assistiva - Recomendar o AEE
Esses profissionais (do ensino regular e do AEE) devem oferecer serviço de outra áreas (ex: apoio médico, fisioterapia, assistência social) para os estudantes da educação especial? Não. A educação especial (e o AEE) tem função PEDAGOGICA, por isso deve haver colaboração com outras secretarias e profissionais de outras áreas (ex: saúde).
A instituição educacional pode dispor de profissionais de apoio para o cuidado pessoal desses estudantes? Sim - são atividades de vida diária - ex: monitores e educadores sociais. Art. 20: A instituição educacional pode dispor de profissional de apoio para cuidados pessoais relacionados à alimentação, à higiene e à locomoção, quando identificada a deficiência, sendo suas atividades não substitutivas as do corpo docente.
De acordo com o Art. 21 da resolução 1/2017 da CEDF, de quais formas se dará o AEE? Forma complementar e suplementar, visando atender às suas especificidades, por meio de instrumentos e diretrizes necessários à eliminação ou superação de barreiras sociais, psicológicas, atitudinais, físicas, dentre outras que possam impedir a educação cidadã.
Em relação ao que ainda não foi dito, segundo a resolução 1/2017, o que devem fazer as instituições que ofertam AEE? - Atender de forma substitutiva estudantes não matriculados em instituições educacionais da rede regular de ensino - Implementar, acompanhar e avaliar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade a serem utilizados pelo estudante na sala de aula comum e demais ambientes da instituição - Orientar as famílias sobre o uso de recursos pedagógicos e de acessibilidade, utilizados pelos estudantes - Participar dos estudos de caso e encaminhamentos para outros órgãos e setores de saúde - Desenvolver programas de estimulação precoce
Atenção Ver as obrigações das instituições que ofertam serviço educacional no material.
Segundo o Art. 26, quais as características e em que situações podem ocorrer a terminalidade? - Facultativo - Sempre no EF - Em casos de deficiência grave - Quando estão esgotadas as possiblidades no desenvolvimento da capacidade de aprender - Quando não apresenta resultados na escolarização
Atenção Terminalidade Art. 26 É facultado às instituições educacionais, esgotadas as possibilidades, quando não ocorrer o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, viabilizar ao estudante com grave deficiência mental ou múltipla, que não apresentar esses resultados de escolarização, a terminalidade específica.
O que é necessária para que ocorra a terminalidade? - Parecer do PEI (com todos os registros do que foi feito) - Descrição do nível de aprendizado - Tempo de permanência na etapa - Arquivar - Alternativas (o que pode ser feito?) - Preparação para o trabalho (15 anos)
Segundo o Art. 27, como deve ocorrer a aceleração? Aos estudantes com altas habilidades ou superdotação será prevista conclusão do ano/série regular em menor tempo, nos termos da legislação vigente, permitida aceleração ou avanços progressivos de estudos, observada a legislação vigente, sem prejuízo da ordem pedagógica do curso correspondente, sendo obrigatória a comprovação de conclusão do curso para fins de certificação.
Atenção: diferenças entre as resoluções - 4/2009 - 2/2001 Resolução 4/2009: AEE (complementar e suplementar) Resolução 2/2001: DCN da educação básica (complementar, suplementar e substituir)
Atenção Professor regente: faz as adaptações curriculares. Professor do AEE: oferece serviço complementar e suplementar.
Questão 1: o atendimento especializado na escola se restringe às crianças portadoras de laudos médicos? Não. A função da sala de recursos não passa, necessariamente, pelo diagnóstico, sua função é de encaminhamento.
Questão 2: o AEE reforça conteúdos? Não. O AEE têm função COMPLEMENTAR e SUPLEMENTAR, não de reforço.
Questão 3: segundo o PNE, recomenda-se que alunos surdos matriculados na escola regular frequentem turmas comuns em que haja outros estudantes surdos? Sim.
Questão 4: no Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência foi iniciado no Império? Sim. Com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos — atualmente chamado de Instituto Benjamin Constant (IBC) — e do Instituto dos Surdos-Mudos — atual Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).
Questão 5: O AEE oferece atendimento médico? Não. O AEE que a escola oferece é PEDAGOGICO (ex: não oferece fisioterapia ou apoio em outras áreas, por isso deve encaminhar para outros profissionais).
Show full summary Hide full summary

Similar

Cell Structure
daniel.praecox
Enzymes
daniel.praecox
Othello content knowledge quiz
rubyduggan
Physics P2
Phoebe Drew
GCSE REVISION TIMETABLE
gracemiddleton
OCR AS CHEMISTRY A DEFINITIONS
awesome.lois
Carbohydrates
Julia Romanów
Language Techniques
Anna Wolski
2PR101 1.test - Doplňující otázky
Nikola Truong
Which GoConqr Product is Right for Me?
Sarah Egan
MAPA MENTAL DISEÑO GRAFICO
Lizbeth Domínguez