CÉLULAS DENDRÍTICAS

Description

REVISÃO SOBRE OS TIPOS DE CÉLULAS DENDRÍTICAS E O QUE DESEMPENHAM
Flávia Regina
Flashcards by Flávia Regina, updated more than 1 year ago
Flávia Regina
Created by Flávia Regina over 3 years ago
66
0

Resource summary

Question Answer
Células Dendríticas (CDs): Apresenta morfologia __________ e faz parte da resposta imune ________, agindo como "________". Apresenta morfologia ESTRELADA e faz parte da resposta imune ADAPTATVA, agindo como "SENTINELAS".
As CDs são _______ e trabalham em conjunto com __________ para transportar os antígenos. As CDs são CÉLS. APRESENTADORAS DE ANTÍGENOS (APCs) e trabalham em conjunto com MACRÓFAGOS para transportar os antígenos.
Capturam os antígenos e entram nos vasos ________ que migram para o ________. vasos LINFÁTICOS --- LINFONODO!
Existem quantos tipos de células dendríticas? 3 tipos. *Existem 14 tipos, mas aqui o essencial são só os três.
Quais são esses tipos? *CONVENCIONAIS *FOLICULARES *PLASMOCITOIDES
VERDADEIRO ou FALSO: Céls. Dendríticas do tipo folicular residem nos folículos linfoides dos órgãos linfoides secundários e aprisionam o antígeno nas suas projeções citoplasmáticas - (ativa céls. B nos folículos) VERDADE
VERDADEIRO ou FALSO As células dendríticas convencionais direciona e captura o antígeno para o linfonodo mais próximo e o apresenta ao linfócito B. FALSO Pois o apresenta ao LINFÓCITO T via MHC de classe 2 e não ao B. **e na pele as CDs Convencionais são chamadas de células de Langerhans.**
As citocinas anti-virais (IFN o tipo 1) são secretadas pelas: a) céls. dendríticas foliculares. b) céls dendríticas plasmocitoides. c) céls dendríticas convencionais. b) células dendríticas plasmocitoides.
LEMBRA-TE Os plasmocitoides residem na derme e reconhecem os ácidos nucleicos virais e após esse reconhecimento irão secretar as citocinas antivirais IFN do tipo 1 (alfa e beta).
SIM ou NÃO? O IFN age na célula infectada e incentiva o surgimento de um estado antiviral. NÃO... PEGADINHA do MALANDRO iéiéié O IFN age na célula PARÁCRINA da célula infectada e induz um estado antiviral nela, assim protegendo-a.
FUNÇÕES DO IFN tipo 1 induz a síntese de proteínas _____ que fosforilam o fator de transcrição_____, passando a estar ______ . Fator esse necessário para o _____. . *QUINASES serina/treonina *EIF2-ALFA *INIBIDA *INICIO DA SÍNTESE PROTEICA
As outras duas funções do IFN tipo 1 são: a) Degradação do _____ pela indução da enzima _____ . b) Impede a ______ pelas proteínas ______ . a) Degradação do RNA VIRAL pela indução da enzima RNase . b) Impede a MONTAGEM DO VÍRION pelas proteínas MULTIMÉRICAS .
VERDADEIRO ou FALSO Os multímeros quando formados impedem que o vírus sejam empacotados, "picota" o envelope do vírus, fazendo com que o RNA não forme a partícula viral. VERDADE
Show full summary Hide full summary

Similar

BIOFILME BUCAL
Rebecca Fávero Lemke
Questionário - Sistema Nervoso
Letícia Pereira
MUCOCELE
g_moura12
Antibióticos
Carollina Rodrigues
Fraturas Faciais
Carollina Rodrigues
Questionário - Sistema Digestivo/ Orgãos anexos ao sistema digestivo
Letícia Pereira
Imunologia prova 01
Maria Carvalho
Sistema Imunológico
Alice Hoffmann