Questionário - Sistema Digestivo/ Orgãos anexos ao sistema digestivo

Description

Questinário
Letícia Pereira
Flashcards by Letícia Pereira, updated more than 1 year ago
Letícia Pereira
Created by Letícia Pereira almost 7 years ago
89
3

Resource summary

Question Answer
Quais são as principais funções do sistema digestivo? Ingerir e fragmentar nutrinetes complexos. A fragmentação é feita por meios mecânicos, enzimáticos e químicos. Absorver e levar para o sangue esses nutrientes digreridos atraves da mucosa digestiva.
Explique os meios mecanicos e enzimáticos p/ a digestão dos alimentos. Mecânicos: por meio da mastigação (trituração mecânica feita pelos dentes) Enzimático: proteases, lipases, glicosidases secretadas por glândulas anexas e pela mucosa gastrica.
Qual é a organização geral do sist. digestivo? Boca Faringe Laringe Esôfago Estomago Intestino delgado Intestino Grosso Ânus
O que são mov. peristalticos? São contrações ritmadas que impulsionam o alimento para frente
Quais são as partes anatônicas da boca? Vestibulo bucal: espaço entre labios e gengiva Teto da boca: composto pelo palato mole (muscular) e palato duro (ósseo)
O que são tonsilas palatinas e as tonsilas liguais? Tonsilas palatinas: te. linfóide Tonsilas linguais: agregado de nódulos linfáticos
Cite as papilas linguais e caracterize-as. Papila filiforme: pequenos cones em toda a lingua e não possuem botões dustativos. Papila fungiforme: projeções achatadas, emforma de cogumelo apresentando botôes gustativos. Papilas foliadas: pouco desenvolvidas e são definidas como duas ou + rugas paralelas divididas por sulcos na região dorsolateral da língua, apresenta numerosos botões gustativos. Papilas valadas: situadas na lingua formando um 'V' e com botões gustativos.
Quais são as partes do dente? Coroa: porção exposta que se sobressaia a gengiva Raiz: porção de dentro e presa no alvéolo Colo: constricção entre a coroa e a raíz cavidade pulpar: contém vasos sanguíneos, nervos e tec. conjuntivo.
Quais são os componentes dos dentes? Esmalte: recobre a dentina da coroa sendo + duro Dentina: majortária Cemento: semelhante ao osso que recobre a dentina da raíz e prende o dente ao ligamento periodontal
Quais são os tipos de dente? Incisivos caninos Pré-molares Molares
Explique as orientações anatômicas especiais p/ os dentes. Face Mesial: Nos dentes anteriores: é a face medial Nos dentes posteriores: é a fase anterior Face distal: Nos dentes anteriores: é a fase lateral Nos dentes posteriores: é a face posterior Face vestibular: voltada para o vestíbulo Face lingual: voltada p/ a língua Face oclusal: dentes de superficie chata
Qual é a função da faringe? Contrações musculares associadas à deglutião
Cite e explique as camadas da parede do trato digestivo Arranjo básico de 4 túnicas: Túnica mucosa: reveste a luz do tubo digestico, contém 3 camadas: epitelial, lâmina própria e muscular da mucosa Túnica submucosa Túnica muscular: em geral contèm 2 camadas de musculo liso: interna (circular) e externa (longitudinal) Túnica serosa (ou adventícia)
O que coordena as atividades do trato digestivo? São plexos nervosos intrínsecos
O que é peritônio? São estruturas retroperitoniais periotonia? Peritônio: camada que reveste a região abdomino-pélvico Retroperitoniais periotonia: localizam atras do peritônio
O esôfago passa pelo diafragma por uma abertura. Como é chamada esta abertura? Hiato esofágico
Qual é a óstio cardiáco? É esfíncter por onde o esofago desemboca no estômago
Qual é a função principal do estomago? Preparar os alimentos ingeridos por meio mecânicos, enzimátiocos e quíos para a digestão
Quais são as estruturas e regiões associadas ao estomago? Óstio cardico
Para que serve o muco secretado pelas glandulas pelas glândulas no corpo fundo do estomago Sevem p/ proteger amucosa do pepsinogênica, do HCL e do hormonio gastrina.
Por que o estômago há uma camada muscular (obliquio) Porque confere maior força às contrações do estomago.
Qual é a prinicpal função do intestino delgado? Absorção de nutrientes
O intestino delgado possui um ep. especialaizado, túnicas mucosas e submucosas que formam pregas circulares e vilosidades. Para que serve essas estruturas? Para aumentar a superficie de contato, aumentando assim a área de absorção.
O intestino delgado é dividido em 3 partes. Quais são elas? Duodeno Jejuno Íleo
Quais estruturas formam a ampola hepatopancreática? Ducto coédoco (bile) + Ducto pancreático (enzims digestivas)
O jejuno e o íleo são suspensos na cavidade abdominal por qual esturutura? Mesentério
O qué a valva ileocecal? São 2 prrgas de tecido (não é um esfínter verdadeiro), está valva encontra-se na entrada de ceco do intestino grosso.
Qual a principal diferença antônica entre jejuno e íleo? As pregas circulares. Enquanto no jejuno as pregas são mais grandes, altas e próximas umas das outras, no íleo elas são mais baixas e espaçadas, sendo ausente na parte distal.
Qual a diferença entre as pregas do intestino delgado e o intestino grosso? As pregas do intestino delgado são circulares e as pregas do intestino grosso são semilunares, sendo que no reto e no canal anal as pregas são longitudinais.
Qual é a principal função do intestino grosso? Absorção de água, sódio e cloro
Descreva as regiões do intestino grosso. Apêndice vermiforme: projeta-se a partir do ceco. Fundo cego c/ nódulos linfáticos. Cólon ascendente: não é fixado por mesentério (retroperitoneal) Cólon transverso: começa na flexura direita do ceco e atravessa a cavidade abdominal. Ele é suspenso pelo mesentério: mesocolo. Cólon sigmoide: curva após o colo transverso. Reto: após o colo sigmoide.
Quais são os anexos ao sist. digestivo? São glândulas salivares, o fígado e o pâncreas.
Quais as funções da saliva? Proteção bucal Ação mecânica: facilita a mastigação e deglutição Dissolve moléculas do alimento, permitindo sentido do paladar Inicio da digestão enzimática: clivagem do amido Unidades secretoras da saliva
Onde são localizadas as glândulas bucais? E qual a sua função? Localizadas na submucosa da cavidade bucal. Função: secretar pequena quantidade de saliva continuamente, mantendo a mucosa umedecida.
Quais são os 3 tipos de glândulas salivares? E que tipo de glândulas elas são? Parótida, sublinguais e submandibulares. São glândulas exócrina.
Qual a função das glândulas salivares? Secreta a maior parte da saliva em resposta a um estimulo alimentar.
Qual o tipo de secreção encontrada em cada tipo de cada glândula salivar? Parótida: secreção serosa (20% da saliva) Submandibulares: secreção mista (70% da saliva) Sublingual: secreção mucosa (5% da saliva)
Onde desemborca: A) Ducto parotideo: B) Ducto submandibulares C) Ducto sublingual: A) desemboca junto ao segundo molar superior B) desemboca na base do frênulo da língua C) desembocam no assoalho da boca
O pâncreas é um órgão de secreção mista, tendo uma porção exócrina e uma endócrina. Quais são as substancias secretadas por cada parte? Exócrina: suco pancreático Endócrina: hormônios insulina e glucagon
O fígado possui 2 regiões. Quais são elas? E por qual estrutura elas são separadas? Lobo direito e esquerdo São separados pelos ligamentos falciformes (pregas do peritônio) o qual prede o fígado à parede abdominal.
O que é o ligamento redondo? Cordão fibroso associado à margem livre do ligamento falciforme e indo até o umbigo (vestígio da veia umbilical)
O que é o ligamento coronário? Continuação superior do ligamento redondo. Prende o fígado à face interior do diafragma.
A vascularização do fígado é feita por 2 pontes. Quais são elas? caracterize-as 2 pontes de sangue: 1) Artéria hepática: traz o sangue proveniente da artéria aorta 2) Veia porta hepática: Traz o sangue desoxigenado oriundo do trato digestivo e do pâncreas.
Quais as funções do fígado? Forma a bile Armazenagem do colesterol Síntese de ptns plasmáticas Detoxificação de drogas e toxinas Formação de ureia
Quais são as funções da vesícula biliar? Armazenar bile vinda do fígado Drenada pelo ducto cístico, se junta ao ducto hepático para formar o ducto colédoco
Show full summary Hide full summary

Similar

Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
ANATOMIA
flavio.paulo
51-100 - Anatomia 2015
fergvz
Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas
Sistema Reprodutor Masculino
Ana Inês Kruecck Quintas
Patologias dos rins
Celi cs
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .