CULTURA ORGANIZACIONAL

Description

ALUNA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNINASSAU 7° PERÍODO MACEIO/AL
Mariana Maciel
Flashcards by Mariana Maciel, updated more than 1 year ago
Mariana Maciel
Created by Mariana Maciel over 3 years ago
8
0

Resource summary

Question Answer
CULTURA ORGANIZACIONAL 2 significados para Cultura de acordo com o dicionário: Nível Indivíduo, a cultura qualifica o saber, a construção, o desenvolvimento intelectual. Nível Social, indica o conjunto de comportamentos, crenças e valores espirituais e materiais partilhados pelos membros de uma sociedade.
Para Chiavenato (2002), a cultura organizacional é capas de estimular a satisfação no trabalho, a motivação e o desempenho dos colaboradores. " Os indivíduos aguardam recompensas, satisfação e frustrações e, essas expectativas tendem a levar à motivação. Fatores de satisfação são os que demonstram os sentimentos mais positivos do profissional em relação ao trabalho"
CULTURA: Para o Sociólogo Whinte, a cultura é o conjunto de 1. Ferramentas, utensílios e objetivos para vários fins. 2. Língua, hábitos, normas, crenças, valores e rituais. 3. Sentimentos e atitudes que todos os povos possuem.
SUBCULTURA é a parte da cultura total de uma sociedade que caracteriza um de seus segmentos(Krech et alii, p. 439) CONTRACULTURA é a cultura peculiar de um grupo que se opõe à cultura mais ampla, contestando seus padrões (Horton & Hunt, p. 45)
para melhor compreensão assista o vídeos a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=EplIKFnDO5w
3 CONJUNTOS DE IDENTIFICADORES DA CULTURA DE UMA SOCIEDADE, QUE SÃO:
1. EXTRAPSÍQUICO, característica por objetos que estão fora das pessoas como utensílios, veículos, edifícios e símbolos. 2. INTRAPSÍQUICO corresponde à aprendizagem decorrentes da socialização desde tenra infância e interiorizada nos indivíduos, a exemplos de crenças, valores, normas, conhecimentos e habilidades.
3. INTERPSÍQUICO decorre das interações sociais das pessoas que se comunicam, como emoções e sentimentos. FONTES: SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO, P. 29 HTTPS://PONTOTEL.COM.BR/CULTURA-ORGANIZACIONAL/ https://www.youtube.com/watch?v=EplIKFnDO5w
Show full summary Hide full summary

Similar

Você trabalha em uma Organização Horizontal?
GoConqr suporte .
Estrutura Organizacional
GoConqr suporte .
Cultura Organizacional
Gabriela De Fran
Dimensões da cultura organizacional no modelo de Hofstede
paula-cobucci
Espaço, identidade e organização
tatiane alves
Qual é a diferença entre a cultura organizacional e o clima organizacional? Ponto de vista de um nativo em uma década de guerras paradigmáticas
maria jose pereira caetano
Identidade da empresa
Dejenane Monteiro
Gestão de Pessoas
Dayane Portela
Ética Aplicada: ética, moral, valores e virtudes
Natan Camargo Louzada
Código de Ética do Banco do Brasil
Natan Camargo Louzada
Cultura Organizacional
Gudy Elisson