Regime Jurídico Administrativo e Princípios Administrativos

Description

Flashcards on Regime Jurídico Administrativo e Princípios Administrativos, created by jatsjr1973 on 19/05/2015.
jatsjr1973
Flashcards by jatsjr1973, updated more than 1 year ago
jatsjr1973
Created by jatsjr1973 almost 9 years ago
18
1

Resource summary

Question Answer
1. (ADMINISTRADOR – TJ/RR – CESPE/2012) Do princípio da supremacia do interesse público decorre a posição jurídica de preponderância do interesse da administração pública. Gabarito: Certo.
2. (ANALISTA PROCESSUAL – TJ/RR – CESPE/2012) O princípio da supremacia do interesse público vincula a administração pública no exercício da função administrativa, assim como norteia o trabalho do legislador quando este edita normas de direito público. Gabarito: Certo.
3. (ANALISTA MINISTERIAL – MPE/PI – CESPE/2012) A supremacia do interesse público é o que legitima a atividade do administrador público. Assim, um ato de interesse público, mesmo que não seja condizente com a lei, pode ser considerado válido pelo princípio maior da supremacia do interesse público. Assim, um ato de interesse público não será considerado válido se não estiver condizente com a legalidade, ainda que se considere a supremacia desse interesse, até mesmo porque o legislador ao editar a norma já leva em consideração tal princípio. Gabarito: Errado.
4. (ANALISTA JUDICIÁRIO – ADMINISTRATIVA – STM – CESPE/2011) Em situações em que a administração participa da economia, na qualidade de Estado-empresário, explorando atividade econômica em um mercado concorrencial, manifesta-se a preponderância do princípio da supremacia do interesse público. II - a sujeição ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) Por isso, em tais situações não se manifesta a preponderância do princípio da supremacia do interesse público, em regra. Gabarito: Errado.
5. (ANALISTA JUDICIÁRIO – JUDICIÁRIA – TJ/AL – CESPE/2012) Ao deliberar pela prática ou não de ato vinculado, o servidor deve observar o princípio da supremacia do interesse público, sob pena de se caracterizar o desvio de finalidade, se o ato favorecer particular específico. É que, justamente aí, poderá estar diante de um ato que visa resguardar, preservar, o direito individual. Ademais, se o ato é vinculado, estará totalmente descrito na lei. Portanto, cabe ao agente cumprir a lei. Gabarito: Errado.
6. (ANALISTA DE PLANEJAMENTO – INPI – CESPE/2013) A supremacia do interesse público constitui um dos princípios que regem a atividade da administração pública, expressamente previsto na Constituição Federal. O princípio da supremacia é um princípio implícito, que decorre do regime democrático de direito. Gabarito: Errado.
7. (ANALISTA JUDICIÁRIO – JUDICIÁRIA – TRT 10ª REGIÃO – CESPE/2013) O princípio da supremacia do interesse público é, ao mesmo tempo, base e objetivo maior do direito administrativo, não comportando, por isso, limites ou relativizações. Não há princípio absoluto. Todos podem ser relativizados ou limitados. O princípio da supremacia encontra limite, por exemplo, nos direitos e garantias individuais, ou mesmo diante de outro princípio. Gabarito: Errado.
8. (JUIZ – TJ/PB – CESPE/2011) De acordo com precedente histórico do STF, é possível, sem ofensa ao princípio da indisponibilidade do interesse público, a União firmar compromisso arbitral, mesmo em situação excepcional, desde que relativamente a direitos patrimoniais do Estado. Gabarito: Certo.
9. (AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO – TCE/ES – CESPE/2012) Segundo o princípio da indisponibilidade, o agente público não dispõe livremente dos bens e do interesse público, devendo geri-los da forma que melhor atenda à coletividade. Gabarito: Certo.
10. (AGENTE ADMINISTRATIVO – PRF – CESPE/2012) Em decorrência do princípio da indisponibilidade do interesse público, não é permitido à administração alienar qualquer bem público enquanto este bem estiver sendo utilizado para uma destinação pública específica. Gabarito: Certo.
11. (ANALISTA JUDICIÁRIO – JUDICIÁRIA – TRE/MS – CESPE/2013) Decorrem do princípio da indisponibilidade do interesse público a necessidade de realizar concurso público para admissão de pessoal permanente e as restrições impostas à alienação de bens públicos. Gabarito: Certo.
12. (ANALISTA JUDICIÁRIO - ADMINISTRATIVA – TRT 10ª REGIÃO – CESPE/2013) Os princípios constitucionais da administração pública se limitam à esfera do Poder Executivo, já que o Poder Judiciário e o Poder Legislativo não exercem função administrativa. Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) Gabarito: Errado.
13. (TÉCNICO JUDICIÁRIO – TRE/ES – CESPE/2011) Os princípios elencados na Constituição Federal, tais como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, aplicam-se à administração pública direta, autárquica e fundacional, mas não às empresas públicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econômica. Assim, tanto os entes políticos (União, Estadosmembros, DF e Municípios), quanto às entidades administrativas (autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas) se submetem aos princípios administrativos. Gabarito: Errado.
14. (ESCRIVÃO DE POLÍCIA – PC/ES – CESPE/2011) Os princípios que informam o processo administrativo são os mesmos que informam o processo judicial, aplicando-se, com a mesma intensidade, em um e outro processo. Os princípios que informam o processo administrativo não são os mesmos e nem têm a mesma intensidade dos que informam o processo judicial. Veja, por exemplo, o princípio da inércia que se aplica no âmbito judicial e o da oficialidade, ou seja, que a própria Administração pode deflagrar o processo administrativo, mas o judiciário deve ser provocado. Gabarito: Errado.
15. (SECRETÁRIO EXECUTIVO – FUB – CESPE/2011) Tanto na administração pública quanto na particular, o administrador, para que órgão público ou a empresa alcance os objetivos pretendidos, goza de liberdade para fazer o que for necessário, desde que a lei não proíba. Por outro lado, no âmbito privado, há a liberdade de atuar, sendo restringida apenas quando houver proibição legal. Gabarito: Errado.
16. (ANALISTA JUDICIÁRIO – ADMINISTRATIVA – TJ/ES – CESPE/2011) O princípio da legalidade está relacionado ao fato de o gestor público agir somente de acordo com a lei. Gabarito: Certo.
17. (ANALISTA JUDICIÁRIO – JUDICIÁRIA – TJ/AL – CESPE/2012) O princípio da presunção de legalidade gera para o prejudicado o ônus de provar a ilegalidade do ato administrativo, tendo em vista a natureza jure et de jure da presunção formada. O princípio da presunção de legalidade gera, de fato, o ônus de o administrado demonstrar a ilegalidade do ato. Contudo,essa presunção não é jure et de jure (absoluta) e sim juris tantum (relativa). Gabarito: Errado.
18. (AUXILIAR JUDICIÁRIO – TJ/AL – CESPE/2012) A observância do princípio da legalidade — limitação imposta ao Estado, que só pode fazer o que a lei permite — não impede que a administração, por simples ato administrativo, conceda direitos, crie obrigações ou imponha vedações aos administrados em benefício da coletividade. O princípio da legalidade somente permite que a Administração faça o que lei determina ou autorize. Assim, por simples ato administrativo não pode a Administração conceder direito ou criar obrigações ou mesmo impor vedações, sem o devido lastro legal. Gabarito: Errado.
19. (PROMOTOR DE JUSTIÇA – MPE/RR – CESPE/2012) Segundo jurisprudência do STJ, a administração, por estar submetida ao princípio da legalidade, não pode levar a termo interpretação extensiva ou restritiva de direitos, quando a lei assim não o dispuser de forma expressa. Gabarito: Certo.
20. (PROMOTOR DE JUSTIÇA – MPE/RR – CESPE/2012) Embora a administração pública esteja submetida ao princípio da legalidade estrita, o STJ admite que a administração pública institua sanção restritiva de direito ao administrado por meio de ato administrativo de hierarquia inferior à lei. 2. Somente a Lei, em razão do princípio da estrita adstrição da Administração à legaldiade, pode instituir sanção restritiva de direitos subjetivos; neste caso, a reprimenda imposta ao recorrente pela Agência Nacional de Saúde-ANS não se acha prevista em Lei, mas apenas em ato administrativo de hierarquia inferior (Resolução Normativa 11/2002- ANS), desprovido daquela potestade que o sistema atribui somente à norma legal. Gabarito: Errado.
Show full summary Hide full summary

Similar

Higher Level Economics
Jim hammerton
SAT Math Sample Questions
SAT Prep Group
BIOLOGY B1 3
x_clairey_x
Japanese - Months
blitheetick0920
Physics: section 7 - radioactivity and particles
James Howlett
The Five Minute Lesson Plan Template
tom.roche_
4. Without application in the world, the value of knowledge is greatly diminished. Consider the claim with respect to two areas of knowledge.
sofia.callamand
Biology B2.1 Cells, tissues and organs
Corey Meehan
Social Influence
Kizzy Leverton
2PR101 1.test - Doplňující otázky
Nikola Truong
1PR101 2.test - Část 18.
Nikola Truong