Sistema Operacional

Description

Conceito técnico de um Sistema Operacional.
Deivson Santos
Flashcards by Deivson Santos, updated more than 1 year ago
Deivson Santos
Created by Deivson Santos almost 9 years ago
67
0

Resource summary

Question Answer
O que um sistema operacional ? É um conjunto de programas (software) responsável por: fazer a interface com os usuários; gerenciar recursos; fazer a interface com o hardware.
Principais Sistemas Operacionais :
Como o Sistema Operacional atua: Ele é o intermédio entre o usuário e o hardware
Cada parte (módulo ou função) de um Sistema Operacional é responsável pelo gerenciamento de um recurso específico. Esses recursos são: Tempo de CPU; Espaço em memória; Espaço em disco; Acesso aos dispositivos de comunicação; Bibliotecas de software.
Classificação de Sistemas Operacionais
Sistemas Monotarefa OU Sistemas Multitarefa Monotarefa: Admite e gerencia apenas uma tarefa em execução por vez. Exemplo: DOS. Multitarefa: Admite e gerencia várias tarefas em processamento concorrente. Exemplo: Windows XP, Windows 7, Linux, MacOS.
Sistemas Monousuário OU Sistemas Multiusuário Monousuário: não permite que mais de um usuário esteja "logado" simultaneamente. Exemplo: Windows XP, Windows NT (exceto versão com Terminal Server). Multiusuário: Admite e gerencia vários usuários – permite que mais de um usuário esteja "logado" simultaneamente. Exemplo: Linux, VMS.
Sistemas Monoprocessados OU Sistemas Multiprocessados Monoprocessado: Somente reconhece e utiliza um processador. Exemplo: Windows 98. Multiprocessado: Reconhece e utiliza mais de um processador. Exemplo: Windows XP, Windows 7, Linux.
Tipos de Arquitetura : Monolítica; OU Microkernel. A diferença entre elas está nas atribuições do núcleo do Sistema Operacional, denominado KERNEL.
Tipos de Arquitetura : Monolítica Todo o kernel é compilado e "linkado" em um único bloco, tornando o código eficiente, porém de difícil manutenção. A inclusão ou exclusão de um módulo requer que todo o kernel seja recriado.
Tipo de Arquitetura : Arquitetura Microkernel Somente as funções críticas fazem realmente parte do kernel. Demais funções são tratadas como tarefas e executam em modo usuário. Essa arquitetura simplifica a manutenção, sem a necessidade de reiniciar o computador para ativação e desativação do módulo reiniciar o computador para ativação e desativação do módulo
O que são interrupções no Sistema Operacional ? São sinais de hardware fundamentais para a existência de sistemas multitarefa, pois provocam a suspensão da tarefa em execução pela ocorrência de um evento externo, permitindo que outras tarefas compartilhem o tempo de uso do processador.
Como são geradas as Interrupções? As interrupções são geradas por dispositivos de hardware e podem ocorrer de forma síncrona ou assíncrona. Relógio (temporizador)  síncrona Dispositivos de E/S (sinalização de conclusão)  assíncrona Falha de hardware (paridade de memória, erro de disco, etc.)  assíncrona
Tipos de Interrupções As interrupções podem acontecer de forma sequencial ou em cascata. Interrupção Sequencial : Uma interrupção só poderá ser atendida se nenhuma outra estiver em atendimento.Interrupção em Cascata : Uma interrupção pode interromper a ação de uma rotina de tratamento de outra interrupção.
Show full summary Hide full summary

Similar

Conceito de Sistema Operacional
Deivson Santos
1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows).
Geanderson Rodrigues
Microsoft Word
Deivson Santos
Memória Virtual
dr.rafalima
GCC 241 Introdução à Computação
William Abreu
PROVA - S.O - TURMA_SABADO
pablo marques
DICIONÁRIO
Marcelo Freitas
Introdução a Computação
Deivson Santos
Linux - Introdução
Jordelson Santiago
Digite seu texto aqui
Taynara Figueiredo