1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows).

Description

.
Geanderson Rodrigues
Flashcards by Geanderson Rodrigues, updated more than 1 year ago
Geanderson Rodrigues
Created by Geanderson Rodrigues over 7 years ago
385
17

Resource summary

Question Answer
SOFTWARES APLICATIVOS PROGRAMAS QUE ATENDEM AS NECESSIDADES DE UM USUÁRIO COMUM. EX: Folha de pagamento, imposto de renda, editores de texto, criação de gráficos
SOFTWARES BÁSICOS PROGRAMAS BÁSICOS E INDISPENSÁVEIS PARA O FUNCIONAMENTO DO COMPUTADOR. EX: S.O e Tradutores
O QUE É UM S.O ? * Dispositivo que realiza trocas entre o usuário e o computador.. Nele são inseridos alguns softwares. * Gerencia os recursos do computador, como a memória principal, as interrupções, a memória secundária e o dispositivos de entrada e saída do computador.
KERNEL, O QUE É ? Núcleo principal de um S.O, que dá suporte a conversa entre software e hardware.
UTILITÁRIOS, O QUE É ? Programas utilizados para rodar dentro do KERNEL, ou seja, os softwares.
comando dir, no Windows = comando ls, no Linux. O comando ls é fundamental para os amantes do uso do terminal. Sem ele, esqueça! Não é possível verificar os arquivos existentes nos diretórios. Sua eficiência está no poder de listar arquivos de diversas formas, bem como listar arquivos em ordem alfabética, arquivos ocultos, entre muitas outras opções.
TIPOS DE S.O: MONOTAREFA E MULTITAREFA MONOTAREFA: (Monoprogramável) apenas um programa em execução, e todos os recursos são feitos em prol desse programa, tendo ele uma estrutura básica. Ex. MS-DOS. MULTITAREFA: (Multiprogramável) permite o funcionamento de vários programas. Ex. Windows e Linux
SISTEMA MULTI PROCESSADORES: FORTEMENTE ACOPLADOS e FRACAMENTE ACOPLADOS * MULTI PROCESSADORES: 2 CPUS conectadas trabalhando em conjunto. * FORTEMENTE ACOPLADOS: Compartilham apenas 1 memória e controladas por 1 S.O. ex: 1 S.O controlando 02 ou mais computadores e compartilhando um unica memoria. * FRACAMENTE ACOPLADOS: Cada computador interconectados possui o seu S.O
ALGUNS COMANDOS WINDOWS. OK: APLICAR: INICIAR: FECHAR: RENOMEAR: OK: altera e fecha a janela. APLICAR: altera sem fechar a janela. INICIAR: atalho CLTR + ESC FECHAR: atalho ALT + F4 RENOMEAR: Atalho F2
NTFS Obrigatoriamente se remete ao WINDOWS
PROGRAMAS QUE VÊM JUNTO E QUE NÃO VÊM JUNTO COM O WINDOWS. VÊM JUNTO: Paint, bloco de notas, calculadora. NÃO VÊM JUNTO: Word, Excell, Power point.
MICROSOFT SECURITY ESSENTIALS É um software antimalware gratuito.
O USO DA MEMÓRIA VIRTUAL MELHORA O DESEMPENHO DO COMPUTADOR ? NÃO, EM NENHUM MOMENTO MELHORA O DESEMPENHO DO COMPUTADOR.
BIOS e POST * BIOS: é a tela de configuração, configurado pelo usuário na primeira tela. * POST: auto teste de inicialização, é quando o teclado pisca o monitor também, e o computador verifica se esta tudo bem.
LINUX LIVRE E GRATUITO, diferente do windows que é pago, também é multiusuário.
KERNEL NUCLEO DO S.O LINUX
DIRETÓRIO Nome dado as pastas do LINUX
LETRAS UNIDADE NÃO TEM LETRAS DE UNIDADE EX: C: D: ELE TEM DIRETÓRIOS
DIRETÓRIOS (LINUX) /dev: /home: /lib: /etc: /boot: /usr: DIRETÓRIOS /dev: devaice/dispositivo /home: meus documentos do linux, uma sugestão do LINUX para se guardar documentos de seus usuários. /lib: bibliotecas do sistema/arquivos de apoio ao LINUX. /etc: configurações mais pesadas. /boot: inicialização /usr: pasta de comandos do linux.
COMANDOS (LINUX) CD: LS: MAN: CP: MV: RM: MKDIR: RMDIR: PWD: SHUTDOWN: WHO: CD: troca de diretórios / ctrl + alt no Windows LS: listar arquivos e pastas dentro de um diretório/no Windows é dir. MAN: manual, instruções de cada comando. CP: copiar. MV: mover e renomeação de arquivos RM: .renomear. MKDIR: criar um diretorio RMDIR: remove um diretorio PWD: mostra o diretorio em que vc esta trabalhando. SHUTDOWN: desliga o sistema. WHO: mostra qual usuario esta utilizando o computador.
(LINUX) ROOT Administrador / PRINCIPAL USUÁRIO
APLICATIVOS PADRÃO DO LINUX *GRUB E LILO: São gerenciadores de BOOT (inicialização), permitindo ao usuário a escolha de qual e o sistema que pretendo utilizar. *THUNDERBIRD: gerenciador de e-mails.
SISTEMA DE ARQUIVOS PADRÃO DO LINUX ? ext*, utilizado atualmente o ext4.
(LINUX) bin/ - Binários essenciais O bin/ é o diretório onde ficam guardados ficheiros binários que têm de estar acessíveis a todos os utilizadores do sistema. Estes ficheiros binários não são mais do que programas que o próprio sistema inicia de forma autônoma e independente do utilizador que utiliza o sistema.
WINDOWS - quem pode instalar e desinstalar programas do computador ? somente o administrador pode instalar e desinstalar programas do computador
WINDOWS - PAINEL DE CONTROLE permite apenas desinstalar/alterar/reparar um programa, mas não instalar programa.
CARACTERES coringas do WINDOWS caracteres *, ?, xls, são coringas que facilitam a localização de arquivos, diretamente pelo menu iniciar - pesquisar
WINDOWS - o gerenciador de energia "alto desempenho", para que serve ? Serve para economia de energia - ele nunca ativa o modo suspender, mas desativa a tela se o programa ficar OCIOSO por um tempo específico.
WINDOWS - Qual o novo prompt de comando do Windows ? POWERSSHELL o antigo era CMD.EXE CMD abre o prompt do MS DOS
O QUE É A ÁREA DE TRANSFERÊNCIA ? É uma memoria temporária usada para transferência de dados entre aplicativos os documentos.
WINDOWS - QUAL O DIRETÓRIO OU PASTA RAIZ DO WINDOWS ? C: - Disco rígido (HD)
WINDOWS - QUANTAS VERSÕES TEM O WINDOWS 7 ? O Windows 7 Possui 6 Versões e a Versão Starter é a mais enxuta. Windows 7 Starter Projetada especificamente para pequenos computadores portáteis, como netbooks. Essa versão elimina alguns dos recursos mais atrativos da interface Aero, exige menos memória. Só pode ser instalada em OEM (pré-instalado), com vários limites de suporte a recursos.
WINDOWS STARTER - O recurso de cópia de sombra, PARA QUE SERVER E O QUE É ? recurso de cópia de sombra permite ao usuário acesso a versões anteriores de arquivos. Por exemplo, depois de uma exclusão acidental.
windows - Restauração do Sistema A Restauração do Sistema retoma-o a um ponto anterior no tempo. Só funciona para arquivos do Windows, ou seja, arquivos pessoais (fotos, vídeos, documentos, músicas) não estão sujeitos ao funcionamento da Restauração do Sistema.
DUAL BOOT (Também conhecido por multi boot), onde existe a possibilidade de se escolher um entre vários sistemas operacionais disponíveis para um mesmo computador. Os computadores atuais permitem a instalação de mais de um sistema operacional, sendo possível ao usuário escolher, toda vez que iniciar o computador, entre o Windows e outro sistema operacional que esteja instalado.
Transferência Fácil do Windows ajuda a mover muitos arquivos, pastas e configurações do programa de um computador para outro, tudo em um processo. Com a Transferência Fácil do Windows, você pode escolher mover: contas de usuário documentos música imagens email favoritos da Internet configurações de programa Quando a transferência é feita, os Relatórios de Transferência Fácil do Windows mostram o que foi transferido e fornecem uma lista de programa que talvez você queira instalar no novo computador, como links para outros programas que deseja baixar. Quando terminar de mover os arquivos e as configurações para o novo computador com a Transferência Fácil do Windows, seu novo computador terá arquivos, pastas e configurações de programas conhecidos, e isso facilitará o retorno ao trabalho.
DRIVER X DRIVE DRIVER - SOFTWARE DRIVE- HARDWARE
SISTEMA DE ARQUIVOS O sistema de arquivos é utilizado pelo sistema operacional para gerenciar a gravação e a recuperação de dados do dispositivo de armazenamento.
Show full summary Hide full summary

Similar

NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
Informática conhecimentos básicos
thiago.tc3
História da informática
Renato Costa
Informática Para Concursos - Conceitos Iniciais (Part. 1)
ae.antunes
Apresentação-O que é Lógica e como ela está interligada com a programação?
Ketlen Dos Anjos
Noções de Informática
Carlos Jr Uchôa
Informática Básica
Neylor Farias Ma
Informática de A a Z
fabianomotta
Informática - questões gerais
António Mordido
Introdução ao Microsoft Word
Roberto Becker
Informatica para Concursos - Hardware básico
Rômulo Santos