Biologia- Evolução

Description

Introdução evolução: Mecanismos evolutivos.
yara coelho
Flashcards by yara coelho, updated more than 1 year ago
yara coelho
Created by yara coelho about 3 years ago
8
0

Resource summary

Question Answer
Conceito de espécie Grupo de indivíduos com semelhanças fenótipas e genotipas e capacidade de intra cruzamento.
Conceitue isolamento reprodutivo São populações distintas da mesma espécie que podem ou não possuir capacidade de gerar descendentes férteis.
Quais as condições para espécies diferentes não se cruzarem? Fisionomica: Anatomia Ambiental: habitat distintos Comportamental: rituais de acasalamento Estacional/sazional: Estações de acasalamento distintas
Quais são os possiveis tipos de hibridos gerados a partir do cruzamento de especies em isolamento reprodutivo? Hibridos estéril: Não produz descendentes férteis Hibridos inviáveis: Possuem capacidade reprodutiva Hibridos com decadencia reprodutiva na geração f2: Um hibrido inviavel produz filhos com deformidades fenotipas.
Conceitue espécie simpatricas. (sem= mesmo/patrica=lugar) São seres que vivem na mesma comunidade biológica (mesmo ambiente)
Conceitue espécies alopatricas. (alo=diferente/patricas=lugar) São espécies que vivem numa comunidade biológica distinta separada por uma barreira geografica.
O que é o mecanismo pré-zigotico de isolamento reprodutivo? É o caso de não haver cruzamento entre espécies distintas (isolamento reprodutivo), logo não formar um zigoto.
O que é o mecanismo pós-zigotico de isolamento reprodutivo? É o caso em que espécies em isolamento reprodutivo que quando cruzam geram um zigoto. (Independente dele sofrer aborto ou ser hibrido -inviavel, esteril ou que sofre degeneração-)
Conceitue especiação Formação de novas espécies.
O que é especiação alopátrica? É a formação de novas espécies a partir de um isolamento geografico. (Ex: caso da deriva continental e surgimento da variação das aves ratitas)
O que é especiação simpátrica? É a formação de novas espécie a partir de mutações e recombinações geneticas.
Quais são as teorias que explicam a semelhanças de espécies? Teoria da irradiação adaptativa: Espécies semelhantes são provinientes de um mesmo ancestral comum. (genetica) Teoria da convergência adaptativa: O meio selecionou caracteristicas semelhantes nos individuos. (seleção natural)
Formas de explicar a semelhança de características especificas: Explique a homologia. (homo=igual/logia=conhecimento:dna) Características homologas são as quais possuíram um dia o mesmo ancestral, logo possuem a mesma origem embrionária.
Explique a semelhança de características entre espécies baseando-se na analogia. São estruturas que possuem a mesma função porem se diferenciam em sua estrutura fisiologica (arquitetura interna)
O que é coevolução? Coevolução é o resultado do processo evolutivo de seleção natural entre individuos.
Caracterize os mecanismo coevolutivos (seleção natural resultante da interação de predador e presa) 1. Coloração de advertecia Coloração de advertencia: A cor do individuo sinaliza o perigo já conhecido por seu predador o selecionando no meio.
Conceitue mimetismo. (mimica= cópia) Mimetismo: Entre espécies. Uma dessas possui defesa quimica (predador dominante) Seleção natural por semelhança fisica.
Conceitue camuflagem Animais semelhantes ao ambiente fisíco são selecionados pelo meio pela dificuldade de se tornar presa.
O que explica a homologia e analogia? A origem da semelhança de CARACTERISTICAS FENOTICAS entre especies distintas.
O que explica a teoria da irradiação adaptativa e convergencia adaptativa? A origem de especies diferentes.
Quais são os tipos de interações ambientais? (mecanismos coevolutivos) Mimetismo Camuflagem Coloração de advertência
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Ecologia I
kyungsos