organelas

Description

Vestibular Biologia Flashcards on organelas, created by Ana Clara on 24/04/2021.
Ana Clara
Flashcards by Ana Clara, updated more than 1 year ago
Ana Clara
Created by Ana Clara about 3 years ago
1
0

Resource summary

Question Answer
Retículo Endoplasmático Rugoso como é e sua função uma série de sacos achatados; sua membrana é repleta de ribossomos aderidos. Sua principal função é a síntese de proteínas, a serem exportadas ao meio extracelular
Retículo Endoplasmático Liso: suas membranas formam cisternas, e apresenta função de armazenamento (produzindo vacúolos); age na desintoxicação do organismo (metabolizando álcool por exemplo) e sintetiza lipídios. Nas células musculares é chamado de retículo sarcoplasmático e possui função de armazenamento de cálcio.
Complexo Golgiense: bolsas membranosas empilhadas, lembrando pratos, que tem a função de armazenamento, transformação, empacotamento e secreção de substâncias recebidas para o meio extracelular. Sintetiza glicídios e forma lisossomos. Nos vegetais é responsável pela formação da lamela média, e nos espermatozoides dos animais forma uma bolsa cheia de enzimas, chamada acrossoma
Lisossomos: bolsas membranosas contendo enzimas digestivas. É responsável pela digestão intracelular de materiais que adentram a célula. Pode destruir as organelas desgastadas para reciclá-las (autofagia), bem como causar a destruição de toda a célula (autólise).
Mitocôndria: usina energética da célula, produz ATP através da respiração celular. Apresenta DNA próprio, sempre idêntico ao materno, já que são sempre herdadas da mãe. Teoriza-se que mitocôndrias foram bactérias fagocitadas por células eucariontes e passaram a viver em simbiose com essas células, numa relação mutualística (Teoria da Endossimbiose). Evidências para isso são o DNA circular das mitocôndrias, ribossomos 70s e a presença de dupla-membrana.
Cloroplasto: organela presente em células vegetais, também se encaixa na Teoria Endossimbionte, tendo origem similar à da mitocôndria. O cloroplasto é repleto de clorofila, e realiza a fotossíntese. É uma organela que somente algas e vegetais possuem.
Centríolos: auxiliam na divisão celular animal, pois formam as fibras do fuso acromático que irão permitir a movimentação dos cromossomos durante a divisão. Também formam cílios e flagelos. Os centrossomos são agrupamentos de centríolos, dispostos juntos.
Ribossomos: possuem a função de sintetizar proteínas para uso interno da célula. São formados a partir do RNA ribossomal.
Peroxissomos: organelas esféricas que metabolizam H2O2 (peróxido de hidrogênio), um radical livre. Dentro dessas organelas, há uma enzima chamada catalase, que quebra H2O2 em H2O + O2.
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Ecologia I
kyungsos