Variedades Linguísticas

Description

Conceitos relacionados às Variedades Linguísticas
MARIA DALVA DE ARAUJO SILVA
Flashcards by MARIA DALVA DE ARAUJO SILVA, updated more than 1 year ago
MARIA DALVA DE ARAUJO SILVA
Created by MARIA DALVA DE ARAUJO SILVA almost 3 years ago
337
0

Resource summary

Question Answer
Os diferentes modos em que é possível expressar-se em uma língua, levando-se em conta a escolha de palavras, a construção do enunciado, a situação comunicativa, os interlocutores e até o tom da fala. Variação Linguística
Compreende a linguagem informal, popular, que utilizamos frequentemente em situações informais como numa conversa entre amigos, familiares, vizinhos, etc. Linguagem Coloquial
Linguagem em que não há preocupação com regras, sendo possível usar gírias, estrangeirismos, abreviar e criar palavras, cometer erros de concordância, os quais não estão de acordo com a norma culta. Linguagem Coloquial
É a variante espontânea utilizada nas relações de informalidade. Ela não apresenta preocupações com as regras gramaticais. Linguagem Informal
É a variante prestigiada e padrão utilizada nas relações formais. Ela segue as normas gramaticais da língua. Linguagem Formal
Refere-se ao conjunto de padrões linguísticos usados habitualmente pela camada mais escolarizada da população. Norma padrão ou norma culta da língua.
É utilizada na modalidade escrita da língua, revelando um elevado grau de rigor e correção gramatical, como o devido uso da pontuação, da acentuação, da colocação pronominal, da concordância e da regência, entre outros. Norma padrão ou norma culta da língua.
Aspectos que contribuem para a variação linguística: Históricos, sociais, culturais e regionais.
Mudanças ocorridas na língua com o decorrer do tempo. Algumas expressões deixam de existir, outras novas surgem e outras se transformam com a ação do tempo. Variações históricas (diacrônicas)
Diferença de linguagem devido à região, à cultura, às tradições, ao dialeto, ao sotaque. Mesmo falando um só idioma, percebemos que há diferenças imensas no vocabulário. Variações regionais, geográficas (diatópicas)
Está mais ligada à faixa etária do falante, sendo tida como linguagem informal dos mais jovens (as gírias atuais tendem a ser faladas pelos mais novos). Há, ainda, expressões informais ligadas a grupos sociais específicos. Variações sociais (diastráticas)
Termos técnicos de determinadas profissões ou grupos sociais profissionais. Jargões Profissionais (Variações diastráticas)
Consistem em palavras ou frases utilizadas em ambientes informais, e que surgem entre grupos (jovens surfistas, adolescentes, policiais). Gírias (variações diastráticas)
Exige a adaptação da fala ou ao estilo dela. Aqui entram as questões de linguagem formal e informal, adequação à norma-padrão, a situação comunicativa, ou despreocupação com seu uso. Variações estilísticas ou situacionais (diafásicas ou diamésicas)
Show full summary Hide full summary

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza