Gestão de residuos

Description

Resíduos, reciclagens, sólidos, orgânicos, hospitalar
Elena Popescu
Flashcards by Elena Popescu, updated more than 1 year ago
Elena Popescu
Created by Elena Popescu almost 3 years ago
44
0

Resource summary

Question Answer
A gestão de resíduos, no entanto, envolve o mapeamento dos processos de uma empresa, a análise dos rejeitos gerados por cada processo, como também a classificação e quantificação dos mesmos, o armazenamento e identificação, e então a destinação.
A Coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis que não devem ser misturados ao lixo comum das residências. Trata-se de um cuidado dado ao resíduo que começa com a separação dos materiais em orgânicos e inorgânicos, e, em seguida, com a disposição correta para o reaproveitamento e reciclagem.
Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.
A coleta porta-a-porta pode ser realizada tanto pelo prestador do serviço público de limpeza e manejo dos resíduos sólidos (público ou privado) quanto por associações ou cooperativas de catadoresde materiais recicláveis. É o tipo de coleta em que um caminhão ou outro veículo passa em frente às residências e comércios recolhendo os resíduos que foram separados pela população.
A gestão circular de resíduos está sendo cada vez mais valorizada no ambiente organizacional devido ao fato de que um sistema eficiente de gestão de resíduos tem o potencial de gerar economias e até receitas adicionais a todos os tipos de empresas!
Os recicláveis são aqueles resíduos que passam por processo de transformação e que viabilizam a sua reutilização como, por exemplo, o papel, latinhas de refrigerantes, garrafas plásticas, dentre outros.
Classificação dos resíduos quanto a sua periculosidade, podem ser classificados em Resíduos Classe I – Perigosos; Resíduos Classe II – Não perigosos; podendo ser Classe II A – não inertes e Classe II B – inertes.
A gestão compartilhada de resíduos engloba a formulação e implementação compartilhada de estratégicas voltadas para o gerenciamento adequado de resíduos com as áreas de educação, saúde, meio ambiente, promoção de direitos, geração de emprego e renda e participação social
A falta de informações sobre a classificação e segregação correta de resíduos de saúde faz com que muitas vezes estes resíduos não recebam atenção e cuidados que merecem.
Show full summary Hide full summary

Similar

Gestão de resíduos sólidos
luispucarinhas5
Meio ambiente
Renato A
Guestão de recursos sólidos
brunopuga26
Criar um flashcards sobre Tipos de Resíduos
Leonardo Alves
RECICLAGEM DA CASCA DO COCO VERDE
André Moura
Tir na nOg - Treithe an bhealoidis
08aliso.burge
Meriya Pinales & Malika Hurt
hurtmalika
World at Risk: Disaster hotspots - the Philippines
Holly Lovering
ICT GENERAL KNOWLEDGE
Liz Riggs
PHR Sample Questions
Elizabeth Rogers8284
Chemical Reactions and Solutions
Adelene Somerville