Níveis Psicogenéticos ou Fases da Escrita

Description

Emília Ferreiro (1935) e a Psicogênese da Língua Escrita
Flávia Cavalcante Lima
Flashcards by Flávia Cavalcante Lima, updated more than 1 year ago
Flávia Cavalcante Lima
Created by Flávia Cavalcante Lima almost 3 years ago
8
0

Resource summary

Question Answer
NÍVEIS PSICOGENÉTICOS OU FASES DA ESCRITA Emília Ferreiro queria entender como as Crianças se apropriam da cultura escrita. Descobriu e descreveu a "Psicogênese da Língua Escrita" e abriu espaço para um novo tipo de pesquisa em Pedagogia. Ela desloca a investigação do "como se ensina" para "o que se aprende". Ferreiro partiu do pressuposto da Teoria Piagetiana- de que todo conhecimento possui uma origem.
Nenhuma Criança Chega à Escola Ignorando totalmente a Língua Escrita. Na Fase da Alfabetização , a Criança passa por Quatro Níveis de Escrita . Confira agora quais são esses Níveis e como a Criança se desenvolve neles. PRÉ-SILÁBICO SILÁBICO SILÁBICO-ALFABÉTICO E ALFABÉTICO
No Nível Pré-Silábico, a Criança percebe que a escrita representa o que é falado. Geralmente suas reproduções são feitas através de rabiscos e desenhos, pois ainda não conseguem relacionar as letras. .
No Nível Silábico, a Criança passa a entender que existe uma correspondência entre as letras e o que é falado, mesmo que não seja o correto em relação a Língua Portuguesa. Cada sílaba possui uma letra.
No Nível Silábico-Alfabético, a Criança passa a entender que as sílabas possuem mais de uma letra. Porém, para entender os fonemas, é importante que a criança também pratique sílabas só com uma letra intercalada com sílabas maiores.
Nesse Nível o Alfabético , a Criança já consegue reproduzir adequadamente todos os fonemas de uma palavra. Ela passa então a perceber o valor das letras e sílabas.
Emília Beatriz Maria Ferreiro Schavi ( Buenos Aires, 5 de maio de 1936) é uma Psicóloga e Pedagoga Argentina, Doutora pela Universidade de Genebra, sob a orientação de Jean Piaget
Show full summary Hide full summary

Similar

A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
16 Dicas para o Professor Criativo
Alessandra S.
Sala de Aula Invertida
GoConqr suporte .
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
Maria José
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Psicologia da Educação
rsgomes88
Paulo Freire Pedagogia da Autonomia
lb.roberto