Revisão NP2

Description

Anatomia Patológica Flashcards on Revisão NP2, created by Larissa Alves on 06/06/2021.
Larissa Alves
Flashcards by Larissa Alves, updated more than 1 year ago
Larissa Alves
Created by Larissa Alves almost 3 years ago
27
0

Resource summary

Question Answer
Lesão Celular Irreversível -Célula atinge o ¨Ponto sem retorno¨ -Incapacidade de reverter a disfunção mitocondrial . -Alterações na função da membrana - Tumefação intensa das mitocôndrias. - Perda de Proteínas, coenzimas, enzimas, ácidos ribonucleicos.
Necrose -Processo Patológico - Grande edema celular - Inflamação - Desnaturação e coagulação de proteínas - Degradação de organelas celulares e ruptura da membrana - Conteúdo liberado para o meio externo
Alterações Nucleares
Apoptose - Morte celular induzida por um programa de suicídio. - Células destinadas a morrer, ativam enzimas que degradam o próprio DNA e suas proteínas nucleares. -As células são fragmentadas, chamadas corpos apoptóticos, sendo fagocitados.
Causas da Apoptose - Situação Fisiológica - Situação Patológica
Autólise - Destruição celular. - Geralmente ocorre em células danificadas ou tecido morrendo. - É iniciada pelas células dos lisossomos libertando enzimas digestivas para o citoplasma.
Heterólise - Fenômeno da quebra de uma ligação química de um composto no qual se formam íons de cargas opostas
Inflamação - A inflamação é uma resposta natural do corpo que acontece quando o organismo se encontra frente a uma infecção por agentes infecciosos como bactérias, vírus ou parasitas, veneno ou quando há alguma lesão por calor, radiação ou trauma.
Sinais cardinais da inflamação
Fases da Inflamação - Fase irritativa - Fase Vascular - Fase exsudativa - Fase degenerativa-necrótica - Fase produtiva-reparativa
Características Gerais da Inflamação - Reação dos vasos sanguíneos, que leva ao acúmulo de fluído e leucócitos nos tecidos extravasculares. - A resposta inflamatória está ligado ao processo de reparo. - Os principais componentes da inflamação são a reação vascular e a reação celular
Inflamação aguda - Se inicia rapidamente e tem curta duração (minutos a horas). Principais características: Edema e migração de neutrófilos. - Alterações no calibre vascular - Alterações estruturais na microcirculação - Emigração dos leucócitos
Inflamação crônica - Longa duração. Principal característica: Linfócitos e macrófagos, proliferação de vasos sanguíneos, fibrose e necrose tissular. - É causada por microrganismos que resistem à eliminação, às respostas imunológicas contra os antígenos próprios e ambientais e a algumas substâncias tóxicas.
Características morfológicas - Infiltração com células mononucleares - Destruição tecidual - Tentativas de reparo
Migração Leucocitária - As mudanças no fluxo sanguíneo e na permeabilidade vascular são seguidas por influxo de leucócitos no tecido.
Marginação - Os leucócitos são deslocados em direção à parede do vaso. - Redistribuição dos leucócitos
Rolagem - A interação entre o leucócito e o endotélio, provoca a diminuição da velocidade do leucócito, o qual começa a rolar na parede endotelial. - Este processo ocorre pela ligação de selectinas a carboidratos.
Ativação - Presença de Quimiocinas - Permite elas se liguem à superfície luminal do endotélio (lado sanguíneo), pronta para ativar os leucócitos inativos. - Determinam as células que atravessaram o endotélio e para onde, quando nos tecidos, elas devem migrar.
Aderência - Os leucócitos interagem com outras células e componentes da matrix extracelular utilizando um grupo de moléculas denominadas de integrinas. - Os leucócitos aderem-se firmemente ao endotélio por intermédio da ligação de alta afinidade das integrinas.
Transmigração - Transpassagem endotelial denominada de diapedese. - A interação de novas moléculas de adesão (PECAM) leva a formação de pseudópodos no leucócito. - Uma vez dentro do tecido, o leucócito migra para o foco inflamatório, por quimiotaxia, seguindo positivamente pelo gradiente de concentração de quimiocinas dentro do tecido.
Tipos de Leucócitos - NEUTRÓFILOS - MONÓCITOS - MASTÓCITOS - LINFÓCITOS - EOSINÓFILOS - BASÓFILOS
Reparo Tecidual - O reparo de tecidos lesados ocorre por meio de dois tipos de reação: regeneração através da proliferação de células residuais (não lesadas) e da maturação das células-tronco teciduais, e deposição de tecido conjuntivo para formar uma cicatriz.
Regeneração -  Alguns tecidos conseguem substituir os componentes danificados e retornar essencialmente ao seu estado normal. - A regeneração ocorre por meio da proliferação de células que sobrevivem à lesão e conservam a capacidade de se proliferar.
Cicatrização - Se os tecidos lesados não conseguirem restituir-se por completo, ou se as estruturas de suporte tecidual estiverem severamente lesadas, o reparo ocorre pela disposição de tecido conjuntivo (fibroso), um processo que resulta na formação de cicatrizes.
- Nome da Doença: Metaplasia Escamosa do Colo do útero. - Órgão Acometido: Colo do Útero - Processo Patológico Geral: Adaptação Celular. - Processo Patológico Específico: Metaplasia Escamosa do Colo Uterino.
Nome da Doença: Esteatose Hepática. Órgão Acometido: Fígado Processo Patológico Geral: Lesão Celular Reversível. Processo Patológico Específico: Acumulo Intracelular.
Nome da Doença: Linfadenite tuberculosa ou Tuberculose Ganglionar. Órgão Acometido: Linfonodos Processo Patológico Geral: Lesão Celular Irreversível. Processo Patológico Específico: Inflamação Granulomatosa
Nome da Doença: Apendicite Aguda Supurativa. Órgão Acometido: Apêndice Processo Patológico Geral: Inflamação. Processo Patológico Específico: Inflamação Aguda.
Show full summary Hide full summary

Similar

ANATOMIA PATOLÓGICA 1 - BOCA, DENTES, GL. SALIVAR, ESÔFAGO
Nayhara Gentil
Exame teórico de anatomia patológica
Cláudia Silva
PATOLOGIA
darlene bispo
Biology AQA 3.1.3 Osmosis and Diffusion
evie.daines
An Inspector Calls: Mrs Sybil Birling
Rattan Bhorjee
GCSE AQA Biology - Unit 2
James Jolliffe
Biology (B2)
Sian Griffiths
An Inspector Calls - Quotes
jaynejuby
Meteorologia I
Adriana Forero
CCNA Security 210-260 IINS - Exam 3
Mike M