ANATOMIA PATOLÓGICA 1 - BOCA, DENTES, GL. SALIVAR, ESÔFAGO

Description

Flashcards on ANATOMIA PATOLÓGICA 1 - BOCA, DENTES, GL. SALIVAR, ESÔFAGO, created by Nayhara Gentil on 04/12/2019.
Nayhara  Gentil
Flashcards by Nayhara Gentil, updated more than 1 year ago
Nayhara  Gentil
Created by Nayhara Gentil over 4 years ago
22
0

Resource summary

Question Answer
Queilosquise Fenda labial (lábio leporino), que pode ser simples ou dupla, pode acompanhar o nariz bífido. É a falha na fusão do lábio superior ao longo da linha média ou sulco nasolabial
Palatosquise Fenda palatina é a falha na fusão do processo palatino lateral, que pode envolver palato mole e palato duto
O que é estomatite? Inflamação da mucosa oral e da gengiva.
Sobre Estomatite: Como pode ser classificada quanto ao tempo de evolução, extensão do acometimento e tipo de exsudato? Pode ser aguda ou crônica, superficial ou profunda, exsudato seroso ou mucoso, purulento, aquoso, fribrinoso, muco-purulento, sanguinolento.
Descreva as alterações macro e microscópicas observadas na Actinobacilose. Macro: granulomas, língua endurecida, firme. Pode ter migração do bacilo para linfonodos e outros órgãos. Lesões granulomatosas e piogranulomas. Micro: células inflamatórias mononucleares mistas, células de Langerhans. Acomete língua e cavidade oral. Bacilos no centro da lesão. Necrose.
Explique porque a forma crônica da Actinobacilose é chamada de “Língua de pau”. Qual a principal alteração microscópica responsável por essa característica? Língua dura, rígida, dificuldade em manter a língua dentro da cavidade oral. A principal alteração na microscopia é a fibrose.
Quais as duas doenças respiratórias virais felinas relacionadas a estomatite? O que esses vírus promovem localmente? Rinotraqueíte e Calicivirus. São vírus epiteliotróficos, causando lise do epitélio, levando ao aumento de fluidos e ruptura de vesículas formando úlceras.
Descreva a lesão observada nas Doenças Vesiculares em cavidade oral, incluindo Estomatite Vesicular e Febre Aftosa. Explique como ocorre a progressão da lesão. A lesão principal são vesículas em cavidade oral, bolha com presença de liquido, circular na cavidade oral. Com a fricção da língua na cavidade oral pode haver o rompimento da mesma, levando a uma ulcera ou erosão.
Em relação à Estomatite Vesicular, quais os locais de acometimento das lesões? Lábio, língua, mucosa oral, narina, teta e bordas coronárias do casco.
Em relação à Febre Aftosa, quais os locais de acometimento das lesões? Lábio, língua, mucosa oral, narina, teta e bordas coronárias dos dígitos e espaços interdigitais.
Descreva as alterações macro e microscópicas observadas na Actinomicose. Doença bacteriana que acomete mucosa oral. Na presença de lesão, a bactéria penetra e começa a inflamação. Pode acometer parte óssea. Macro: abcesso da mucosa oral, edema de mandíbula, crescimento irregular com aumento de volume devido proliferação óssea. Micro: morfologia bacteriana (bacilos), granulomas, lise e proliferação óssea.
Show full summary Hide full summary

Similar

DIgestão enzimas e processos.
rosana soares
Digestão humana
Laryssa Valencise
Patologia do Esôfago
Drive Med
SISTEMA DIGESTÓRIO
Cleudineia Martins
O paladar
Delfina Amado
sistema digestório
Gabrielly Silva
Os Alimentos no tubo digestivo.
António Sousa
Sistema Digestório
Brenda Ellen Diehl
Anatomia Dental
nicolle-castro
Sistema digestório
Guilherme Novatzki