Flashcard Biologia Celular - Membrana Plasmática

Description

aula / prova / resumo
MICHELLE LIMA CONCEICAO
Flashcards by MICHELLE LIMA CONCEICAO, updated more than 1 year ago
MICHELLE LIMA CONCEICAO
Created by MICHELLE LIMA CONCEICAO over 2 years ago
186
0

Resource summary

Question Answer
Membrana Plasmática A célula é envolta pela membrana plasmática, sendo uma fina camada constituída por lipídios (40%), proteínas (52%) e carboidratos (8%).
Funções 1.Manutenção da estrutura da célula. 2.Permeabilidade seletiva (atuação como interface entre o citoplasma e o meio externo). 3.Estabelecimento de sistemas de transporte para moléculas específicas. 4.Sinalização celular. 5.Reconhecimento de células estranhas ou alterada pelos receptores.
Manutenção de estrutura da célula Responsável pela proteção da célula de agressões mecânicas e químicas, por exemplo. As interações lipídios - proteínas não são covalentes.
Permeabilidade seletiva (atuação como interface entre o citoplasma e o meio externo) A composição e as propriedades físicas controlam a movimentação de moléculas e íons. Além dessa retenção de componentes extracelulares e intracelulares, a membrana forma pequenas vesículas transportadoras para o deslocamento deles no citoplasma.
Estabelecimento de sistemas de transporte para moléculas específicas A membrana permite a passagem de pequenas moléculas polares e apolares. Isso ocorre como resultado das propriedades químicas e físicas das moléculas componentes da bicamada fosfolipídica.
Sinalização celular A membrana plasmática possui receptores que são capazes de interagir com moléculas do exterior (hormônios, neurotransmissores etc.). Tais receptores desencadeiam sinais para o interior da célula.
[IMAGEM] 1- Fosfolipídios 2 - Proteína 3 - Carboidratos
Estrutura e composição da bicamada fosfolipídica Composta por fosfolipídios, colesterol e proteínas. Essa bicamada tem moléculas que são anfipáticas (ou anfifílicas) e são responsáveis pelo mosaico fluido, possuindo uma parte hidrofílica que é conhecida como a cabeça e está ligada a duas caudas hidrofóbicas.
Função da bicamada fosfolipídica Uma barreira semipermeável para as partículas entre o meio intracelular e extracelular e fornece a estrutura básica da membrana. O fosfolípideo que predomina na membrana plasmática é a fosfatidilcolina.
Principais tipos de fosfolipídios na membrana plasmática Os 4 principais tipos de fosfolipídios que predominam na maioria das células eucariontes, de modo crescente, são eles: 1.Fosfatidiletanolamina 2.Fosfatidilserina; 3.Fosfatidilcolina; 4.Esfingomielina. Outros fosfolipídios, como os de Inositol, estão presentes em pequenas quantidades, mas têm um papel fundamental na sinalização celular.
Possíveis tipos de movimentos das moléculas de fosfolipídios na bicamada lipídica Rotação, Flexão, Flip-flop (raramente) e lateral.
Funções das proteínas As proteínas que estão presentes na estrutura celular apresentam funções importantes como as atividades enzimáticas, o transporte de substâncias, e a comunicação entre as células vizinhas.
Assimetria da membrana - Causada pelas proteínas ao estarem integradas ou extrínsecas à membrana plasmática. - A maioria das membranas dos seres eucariotos é sintetizada pelo RE, nesta organela, acontece a "Assimetria fosfolipídica" a qual os translocadores-fosfolipídicos deslocam, especificamente, os fosfolipídios de uma monocamada para outra.
Características das moléculas proteicas - Possuem duas extremidades hidrofílicas (Aminoterminal-NH2 e Carboxiterminal-COOH). - As partes intramembranares são hidrofóbicas e descrevem em ?-hélice, interagindo com as caudas dos lipídios.
Proteínas integrais ou intrínsecas Tem a função de receptores para drogas, hormônios, lectinas e neurotransmissores e também atua como enzima.
Proteínas periféricas ou extrínsecas Atuam como receptores de hormônios e sistema de mensagem intracelular.
Proteínas como canais ou receptores Dependendo do modo que atravessam a membrana, as proteínas integradas são classificadas de diferentes modos: unipasso e multipasso. Proteínas integradas unipasso podem ter a função de receptores
Associação de carboidratos São encontrados na membrana celular em associação com as proteínas formando as glicoproteínas e com os lipídios formando os glicolipídios, por exemplo.
Importância dos carboidratos A adesão celular, o reconhecimento de células e substâncias, a proteção da célula e o isolamento elétrico do axônio.
Glicocálice Camada de carboidrato associados a membrana plasmática ligados à fosfolipídios ou às proteínas.
Funções do glicocálice - Proteção contra agressões mecânicas e químicas e fazem isolamento elétrico; - Determinar os grupos sanguíneos; - Confere um ambiente negativo a superfície da membrana plasmática; - Atrai a água formando um microambiente hidratado; - Pode impedir ou favorecer a adesão celular. Assim, algumas toxinas, bactérias e vírus conseguem se ligar à membrana; - Fornece às células uma característica molecular própria a cada tipo celular como deixar certas glicoproteínas com propriedades enzimáticas; - Atua como armadilha para captura de determinados cátions.
Lipídio Moléculas anfipáticas que sua presença na membrana plasmática causam a sua impermeabilidade à passagem de muitas moléculas hidrófilas. Cada camada tem o seu tipo de lipídio causando assimetria. Seus principais tipos são: fosfolipídios, colesterol e glicolipídios.
Microdomínios lipídicos - Balsas A membrana plasmática é considerada um mosaico de microdomínios lipídicos chamado de “balsas.” O tamanho destes microdomínios varia e eles possuem a capacidade de se fundir entre si e de dissociação. Principais componentes: esfingomielina e colesterol.
Importância dos microdomínios - Divisão celular e biogênese da membrana; - Estabilizador; - Plataforma de fixação de proteínas membranares; - Capaz de ativar algumas enzimas e - Intervenção na expressão gênica.
Definição e localização dos glicolipídios É a associação entre os carboidratos e lipídios e são as moléculas que exibem uma marcante e consistente assimetria na distribuição na membrana celular, são descritos exclusivamente na face não citoplasmática.
Funções dos glicolipídios 1. Membrana das células epiteliais: ajudar na proteção da membrana de condições inadequadas. Exemplo: baixo pH; 2. Gangliosídeos (carregados eletricamente): podem alterar o campo elétrico da MP e a concentração dos íons; 3. Alguns desempenham funções em processos de reconhecimento celular.
Gota lipídica Organelas únicas que servem como armazenamento de excesso de lipídio da maioria das células. Essa gota tem uma única camada de fosfolipídio com diversas proteínas. Elas se formam rapidamente em regiões especiais da membrana do RE quando há grande concentração de ácido graxo no meio.
Colesterol - É um lipídio neutro e está presente na maioria das membranas plasmáticas das células, no entanto estão ausentes nas células procariontes; - É substituído pelo estigmasterol, nas células vegetais; - Pequeno tamanho do seu grupo polar com possibilidade de flip-flop; - Normalmente, as células animais obtêm colesterol das dietas, porém podem ser produzidas de forma endógena no fígado, o órgão mais importante para esta síntese.
Fantasmas Os eritrócitos ou glóbulos vermelhos têm como única membrana a membrana plasmática e ,com isso, podem ser isolados sem contaminação de outras membranas. Por isso, o estudo da membrana plasmática através delas é vantajoso. A membrana pode ser obtida ao causar a ruptura da célula e submete-las à centrifugação. O resultado é um precipitado com a membrana com aparência "fantasma" ou de "sombra".
Glicoforina Presente na superfície externa dos eritrócitos e é considerada uma das maiores glicoproteínas; Possuem um segmento α-helicoidal hidrofóbico; Confere carga negativa à membrana plasmática.
Proteína banda 3 Proteína transmembrana multipasso, possui alguns carboidratos presos na face externa do eritrócito, sendo o canal por onde sai HCO- e entra Cl- durante o processo de liberação de CO2. Também serve como caminho para a passagem de ânions através da membrana.
Espectrina Proteína presente na membrana dos eritrócitos. A espectrina forma redes na membrana plasmática dando suporte a membrana plasmática. Seres humanos que tem anomalias nessa proteína apresentam baixo número de glóbulos vermelhos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Ecologia I
kyungsos