Aula 3 (Suzele)

Description

Concursos Públicos LODF Flashcards on Aula 3 (Suzele) , created by Samuel Brito on 19/10/2021.
Samuel Brito
Flashcards by Samuel Brito, updated more than 1 year ago
Samuel Brito
Created by Samuel Brito over 2 years ago
7
0

Resource summary

Question Answer
Quais são os Poderes do Distrito Federal? O Executivo e o Legislativo - o poder judiciário é organizado e mantido pela União.
Poder executivo O Poder Executivo é exercido pelo Governador do Distrito Federal e auxiliado pelos Secretários de Estado.
Qual o período de mandado do Governador do DF? Quatro anos - permitida a reeleição para um único período subsequente, e sua eleição importa na do Vice-Governador.
Apenas brasileiros natos podem se candidatar para Governador e Vice-Governador do DF? Não, podem se candidatar brasileiros natos ou naturalizados.
Candidato para Governador ou Vice-Governador do DF deve possuir domicílio no DF? Não - apenas domicílio eleitoral. III - domicílio eleitoral na circunscrição do Distrito Federal pelo prazo fixado em lei (ter o título do DF, não precisa morar).
Qual a idade mínima para se candidatar para Governador e Vice-Governador do DF? V – idade mínima de trinta anos.
Quais as demais condições de elegibilidade (para se candidatar) para Governador e Vice-Governador do DF? II – pleno exercício dos direitos políticos IV – filiação partidária VI – alistamento eleitoral
Para ser eleito em primeiro turno o candidato a governador precisa de qual porcentagem de votos? Maioria absoluta. - Será considerado eleito Governador do Distrito Federal o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos. Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta no primeiro turno, faz-se nova eleição, na qual concorrem os dois candidatos mais votados, sendo considerado eleito o que obtiver a maioria dos votos válidos.
Quem dará posse ao Governador e Vice-Governador? CLDF. - O Governador e o Vice-Governador do Distrito Federal tomarão posse em sessão da Câmara Legislativa, quando prestarão o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição Federal e a Lei Orgânica, observar as leis e promover o bem geral do povo do Distrito Federal.
Quantos dias, após a posse, o Governador e Vice-Governador terão para assumir o cargo? 10 dias - caso contrário, o cargo será declarado vago. - Se, decorridos dez dias da data fixada para a posse, o Governador ou o Vice- Governador do Distrito Federal, salvo motivo de força maior, não tiver assumido o cargo, este será declarado vago.
O Governador e o Vice-Governador do DF deverão residir no Distrito Federal? Sim - o candidato não precisa morar no DF, mas o governador e vice-governador, sim.
O que é necessário para que o Governador e o Vice-Governador possam se ausentar do Distrito Federal por período superior a quinze dias? Licença da Câmara Legislativa - sob pena de perda do cargo.
Atenção - O Governador e o Vice-Governador do Distrito Federal poderão afastar-se durante trinta dias, a título de férias, em cada ano de seu mandato - O Governador e o Vice-Governador deverão, no ato da posse e no término do mandato, fazer declaração pública de bens
No caso de ausência (vacância) do governador, quem assume seu cargo? O vice-governador.
No caso de vacância do governador e vice-governador, quem assume o cargo de governador? O presidente da CLDF, caso ele não possa, assume o presidente do TJDFT - ambos assumem interinamente e depois realiza-se novas eleições.
Caso a vacância ocorra nos dois primeiros anos de mandato, como as eleições serão realizadas? Novas eleições GERAIS (com participação popular) serão realizadas - 90 dias depois de aberta a última vaga.
Caso a vacância ocorra nos dois últimos anos de mandato, como as eleições serão realizadas? Novas eleições indiretas serão realizadas na CLDF (escolha dos deputados) - 30 dias depois de aberta a última vaga.
Atenção Responsabilidade do Governador: - Qualquer cidadão, partido político, associação ou entidade sindical poderá denunciar à Câmara Legislativa o Governador, o Vice-Governador e os Secretários de Estado do Distrito Federal por crime de responsabilidade.
Quantos votos, na CLDF, são necessários para de admitir acusação contra governador? Dois terços da Câmara Legislativa.
Admitida acusação contra o Governador, por dois terços da Câmara Legislativa, será ele submetido a julgamento perante quem, em casos de infrações penais comuns? Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Admitida acusação contra o Governador, por dois terços da Câmara Legislativa, será ele submetido a julgamento perante quem, em casos de crime de responsabilidade? CLDF.
Atenção O Governador ficará suspenso de suas funções: I – nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Superior Tribunal de Justiça II – nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pela Câmara Legislativa Ou seja: admitida acusação, o governador já ficará suspenso de sua funções.
Poder legislativo O Poder Legislativo é exercido pela Câmara Legislativa, composta de Deputados Distritais, representantes do povo, eleitos e investidos na forma da legislação federal.
Atualmente a Câmara Legislativa é composta quantos Deputados Distritais? 24.
Aonde se localiza a sede da CLDF? Brasília. - A Câmara Legislativa do Distrito Federal tem sede em Brasília, Capital da República Federativa do Brasil - Poderá a Câmara Legislativa reunir-se temporariamente, em qualquer local do Distrito Federal, por deliberação da maioria absoluta de seus membros, sempre que houver motivo relevante e de conveniência pública ou em virtude de acontecimento que impossibilite seu funcionamento na sede
Dos Deputados Distritais -
O que significa a chamada imunidade material que os Deputados Distritais possuem? Os Deputados Distritais são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos - quando estiverem no exercício da função.
Atenção: imunidade formal Os Deputados Distritais, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. - expedição do diploma: diplomação de que foram eleitos, que ocorre entre novembro e dezembro (antes da posse).
Desde a expedição do diploma, os membros da Câmara Legislativa não poderão ser presos. Qual a exceção para esse regra? Salvo em flagrante de crime inafiançável.
Nos caso de flagrante de crime inafiançável os autos da prisão em flagrante serão remetidos em quanto tempo à Câmara Legislativa, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão? Dentro de vinte e quatro horas - imunidade prisional.
Atenção Recebida a denúncia contra o Deputado Distrital por crime ocorrido após a diplomação, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios dará ciência à Câmara Legislativa, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação - imunidade processual.
Os Deputados Distritais serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato, ou sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informações? Não.
A sustação do processo suspende a prescrição? Sim - enquanto durar o mandato.
Questão 1: Caso ocorra a vacância dos cargos de governador e de vice governador do DF, no último ano do período governamental a) Serão sucessivamente chamados para o respectivo exercício, em caráter definitivo, o presidente da Câmara Legislativa, o vice presidente da Câmara Legislativa e o presidente do Tribunal de Justiça b) A eleição exclusivamente para o cargo de governador será feita 30 dias depois da última vaga, pela Câmara Legislativa c) A eleição para ambos os cargos será feita 30 dias depois da última vaga, pela Câmara Legislativa d) Serão realizadas eleições gerais 90 dias depois de aberta a última vaga, por escrutínio direto, secreto, universal e periódico e) Serão sucessivamente chamados para o respectivo exercício, em caráter definitivo, o presidente da Câmara Legislativo e o Presidente do Tribunal de Justiça Letra c.
Questão 2: Caso cometa infração penal comum, o governador do DF deverá ser julgado perante o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território. Errado - será julgado pelo STJ.
Questão 3: A lei garante apenas a inviolabilidade civil das opiniões, palavras e votos de Deputados Distritais. Errado - inviolabilidade civil e penal.
Questão 4: Silas, eleito deputado distrital nas últimas eleições, proferiu palavras injuriosas contra um deputado federal e agrediu fisicamente sua secretária, causando lhe lesões corporais. Caso Silas sofra condenação criminal em sentença transitada em julgado, a perda do mandato será decidida por maioria absoluta dos membros da CLDF. Certo.
Questão 5: Marcos, deputado distrital, foi acusado da prática de crime de sonegação fiscal pelo Ministério Público perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Nessa situação, é correto afirmar que Marcos tem foro privilegiado estará submetido a julgamento perante o STF. Errado - deputado distrital é julgado pelo TJDFT.
Questão 6: É competência do Tribunal de Contas do DF a fixação da remuneração dos deputados distritais. Errado - é competência da CLDF.
Quem é responsáveis por julgar os Deputados Distritais TJDFT.
A partir de quando os deputados distritais passam a responder ao TJDFT? Dezembro, quando há a diplomação (TRE).
A partir de quando os deputados distritais passam a possuir imunidade? Na posse, em janeiro.
Quais os cargos acumuláveis para deputados distritais? (CHEFE DI SE - MI A) CHEFE de missão diplomática DIrigente de entidade SEcretário MInistro Administrador regional
Governador pode acumular cargo? Apenas efetivo.
Vice-governador pode acumular cargo? Sim (pode tudo).
Deputado distrital decide questões de servidores e adm. pública? Não, apenas governador.
Quem pode fazer convocação extraordinária? E em quais situações (mnemônico)? Presidente CLDF. PO DE SI INTE RECE
PO DE SI INTE RECE POsse gov. e vice DEfesa SItio INTErvenção federal RECEbimento de auto de prisão de Dep. Distrital
Show full summary Hide full summary

Similar

Lei Orgânica do DF
Antonio de Paiva
LODF PCDF
Tux Extreme
LODF - Divisão
Sebastião Oliveira
Autonomia DF
Pablo Nóbrega
Demandas prioritárias do DF
Léo Serrão Barbosa
LODF- Competências
Ricardo Fidelis