Psicogênese da língua escrita - Emilia Ferreiro

Description

Trabalho Laboratório Interdisciplinar Pedagógico !!! - Professora Ana Paula Cavalcanti Alunas Cemia Cipriano,Denise Souza, Rosilene Maciel .
Denise Soares  Cunha Souza
Flashcards by Denise Soares Cunha Souza, updated more than 1 year ago
Denise Soares  Cunha Souza
Created by Denise Soares Cunha Souza over 2 years ago
39
0

Resource summary

Question Answer
Emilia Ferreiro afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interpretação social, na escola ou fora dela. A criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.
São quatro hipóteses: -Hipótese pré-silábica; -hipótese silábica; -Hipótese silábica Alfabética; Hipótese Alfabética.
Hipótese pré-silábica: Não há correspondência sonora; A escrita pode ser grafada com letras, desenhos e garatujas, não há distinção entre o modo de representação(imagens, letras, números) pela criança nessa fase.
Hipótese Silábico: A criança inicia o reconhecimento de valores sonoros convencionais (cada sílaba representa uma letra para a criança); Há uma maior representação por vogais. Importante descoberta é a palavra é composta por sílabas.
Silábico Alfabético: A compreensão do valor sonoro se intensifica, muitas vezes no início das palavras; Descobre que as sílabas são formadas por elementos menores e por mais de uma letra.
Hipótese Alfabético: A criança analisa nas palavras vogais e consoantes; domina o valor das letras e das sílabas; Consegue reproduzir todos os fonemas de uma palavra; Ainda pode apresentar erros ortográficos.
Emilia Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. ... A partir de 1974, desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma série de experimentos com crianças que deu origem às conclusões apresentadas em Psicogênese da Língua Escrita, assinado em parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky e publicado em 1979.
Show full summary Hide full summary

Similar

alfabetização e letramento- Pedagogia
Karina Priscila
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
16 Dicas para o Professor Criativo
Alessandra S.
Sala de Aula Invertida
GoConqr suporte .
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
Maria José
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Paulo Freire Pedagogia da Autonomia
lb.roberto