PROVA DE MATERNO

Description

Flashcards de materno
Danielle Carvalho
Flashcards by Danielle Carvalho, updated more than 1 year ago
Danielle Carvalho
Created by Danielle Carvalho over 2 years ago
8
0

Resource summary

Question Answer
QUAIS AS ESTRUTURAS QUE COMPÕE O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO? O conjunto externo, denominado vulva, é composto pelos pequenos e grandes lábios, óstio vaginal (abertura), meato uretral (canal urinário) e clitóris. Internamente, encontram-se o canal vaginal, útero, tubas uterinas e ovários.
QUAL A FUNÇÃO DO CANAL VAGINAL? A vagina, músculo membranoso, oco e elástico, é o local de inserção do pênis e deposição do esperma durante a cópula. É o local onde ocorre o escoamento do fluxo menstrual e é o canal de passagem do bebê na hora do parto.
QUAIS OS SETORES QUE COMPÕE A CLÍNICA OBSTÉTRICA? A clínica obstétrica é composta por 8 setores, sendo eles as salas de admissão, pré-natal, pré-parto, parto, puérperas, precaução, recuperação e berçário.
QUAL A FUNÇÃO DOS OVÁRIOS? Os ovários são gônadas femininas e glândulas do sistema endócrino, sendo responsáveis pela produção dos hormônios sexuais (progesterona e estrogênio). Eles armazenam os óvulos que serão liberados mensalmente e recolhidos pelas tubas uterinas até o fim da vida reprodutiva da mulher.
DEFINA CICLO MENSTRUAL O ciclo menstrual é o espaço de tempo entre uma menstruação e outra, contando a partir do 1° dia do sangramento como 1° dia do ciclo. Possui 3 fases, sendo elas folicular (antes da liberação do óvulo), ovulatória (liberação) e lútea (após a liberação).
O QUE É FECUNDAÇÃO? A fecundação é o evento no qual ocorre a fusão do gameta feminino com o gameta masculino. Essa fusão geralmente ocorre no terço médio da tuba uterina.
O QUE SÃO MEIOS DIAGNÓSTICOS DA GESTAÇÃO? São os métodos utilizados para descobrir e comprovar uma gestação. Podem ser sinais de presunção (percebidos pela mulher), de probabilidade (percebidos pelo obstetra) ou de certeza (comprovados por meio de exames).
DESCREVA 5 ITENS QUE CONSTAM NA ANAMNESE Nome, endereço, tipo sanguíneo, tempo de gestação, antecedentes gestacionais, histórico de doenças
CITE NO MÍNIMO 3 EXAMES DE ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL Hemograma completo, tipagem sanguínea, sorologias, anti-HIV, glicemia de jejum
COMO CALCULAR A DPP (DATA PROVÁVEL DE PARTO)? Somar 7 dias Subtrair 3 meses Ajustar o ano
QUAIS OS CUIDADOS NA REALIZAÇÃO DO PARTO HUMANIZADO? A gestante precisa começar a se preparar desde o pré-natal, não podendo apresentar nenhuma complicação ou patologia. A gestante deve ter liberdade para escolher a posição que deseja ficar, o ambiente e as pessoas presentes.
QUAIS OS FENÔMENOS MECÂNICOS DO PARTO? São movimentos realizados pelo bebê na hora do parto, sendo eles insinuação ou acomodação, descida, rotação interna da cabeça, desprendimento do polo cefálico, rotação externa da cabeça e desprendimento das espáduas ou córmica.
QUAIS OS TIPOS DE APRESENTAÇÃO FETAL? Vértice ou fletida, bregma, fronte ou frontal estendida e face.
QUAIS OS TIPOS DE SITUAÇÃO FETAL? Longitudinal, transversal e oblíquo.
DESCREVA OS PERÍODOS CLÍNICOS DO PARTO Dilatação, expulsão e dequitação (saída da placenta)
QUAIS OS CUIDADOS IMEDIATOS COM O RN? São realizados ainda na sala de parto, sendo eles a desobstrução das vias aéreas, pinçar coto umbilical, identificar o RN, manter em berço aquecido, limpar os olhos com medicação antisséptica, administrar medicação profilática a hemorragia, registrar impressão plantar e realizar escala de Apgar.
QUAIS OS CUIDADOS MEDIATOS COM O RN? São realizados no berçário, sendo eles observar o RN, verificar e registrar temperatura, peso, estatura e eliminações, dar banho e realizar curativo umbilical.
QUAIS OS SINAIS VERIFICADOS NA ESCALA DE APGAR? São verificados a cor da pele, tônus muscular, irritabilidade reflexa, frequência cardíaca e respiração, sendo pontuados de zero a dois.
CITE 03 COMPLICAÇÕES DA GRAVIDEZ Oligodramnia, polidramnia, placenta prévia, amniorrexe prematuro, DPP (descolamento prematuro da placenta), diabetes gestacional, hiperêmese gravídica, gravidez ectópica.
QUAIS OS FATORES DE RISCO DA GRAVIDEZ? São considerados características individuais, como idade abaixo de 17 ou acima de 35, tipo de ocupação, estatura abaixo de 1,45m, situação conjugal, dependências, histórico reprodutivo anterior e doenças obstétricas.
CITE OS CUIDADOS DA PSICOSE PUERPERAL Auxílio psicológico, não deixar a mãe sozinha, oferecer apoio emocional e não permitir a amamentação para evitar sufocamento do bebê.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO RN PRÉ-TERMO? Nascem antes de 37 semanas, com peso abaixo de 2500g, pele de aspecto envelhecido com aparecimento de vasos e pouco tecido adiposo, muito vérnix caseoso e respiração rápida, superficial e com períodos de apneia.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO RN PÓS-TERMO? Nascem após 41 semanas, com pele enrugada, pouco ou sem vérnix caseoso, cabelos e unhas longas, geralmente nascem deprimidos, cianóticos e em sofrimento fetal e, em alguns casos, com presença de icterícia.
CITE OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DA ICTERÍCIA É feito o tratamento de fototerapia. Os cuidados são retirar a roupa do RN, proteger os olhos com máscara escura, mudar de decúbito a cada 2h, observar a hidratação, verificar a temperatura a cada 4h, observar as condições de pele, não utilizar óleo hidratante, estimular o aleitamento e orientar os responsáveis sobre banho de luz após a alta.
Show full summary Hide full summary

Similar

Termos téc. Enfermagem
Letícia Silva
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Bioética em Enfermagem
Sachiko Chan
QUIZ 1# - Diabetes Mellitus
Maria Regina
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
SIMULADÃO DE REVISÃO E FIXAÇÃO - DIP
dayse vasconcelos
Práxis Segura da Enfermagem Radiológica
thais.marinass
Patologias dos rins
Celi cs
Troca de gases prejudicada -
ucbjacque@gmaIl.com
Posologia
Letícia Silva
SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Witamar Chaves