Higiene e Profilaxia

Description

01 Microbiologia Flashcards on Higiene e Profilaxia, created by Augusto Maic on 15/06/2016.
Augusto Maic
Flashcards by Augusto Maic, updated more than 1 year ago
Augusto Maic
Created by Augusto Maic almost 8 years ago
241
7

Resource summary

Question Answer
O que é saneamento básico? É o conjunto de medidas visando a preservar ou modificar as condições do meio ambiente, com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde.
O saneamento básico está relacionado com o que ? Está relacionado com o abastecimento de potável, o manejo de água pluvial(chuva), coleta e tratamento do esgoto, limpeza urbana, manejo dos resíduos e o controle patogênico visando a saúde da comunidade.
Em países mais pobres onde o saneamento básico é insuficiente o que acontece? A propagação de doenças (bacterianas, virais e outras parasitoses) acaba ocorrendo de forma endêmica.
Qual é a faixa etária onde tem mais incidências de doenças por causa da falta de saneamento básico? As crianças são os grupos de maior sensibilidade.
Quantos esgotos são produzidos em média por dia no Brasil? 8,4 bilhões.
No Brasil são criados 8,4 bilhões de esgotos por dia. Dessa quantidade quantos esgotos não recebem tratamento? 5,5 bilhões não recebe nenhum tipo de tratamento.
Onde vão parar os esgotos que não são tratados ? Vão parar no meio ambiente, contaminando o solo, rios, praias e mananciais, provocando danos direto a população.
Por que o saneamento básico é essencial? Porque a partir deles podemos promover as condições mínimas de desenvolvimento social.
Quais são as principais doenças relacionada com a água contaminada? Hepatite A Cólera Diarreia Infecciosa Leptospirose Esquistossomose Otite externa
A maioria das doenças transmitidas pela água são causador por: microorganismos
A maioria das doenças transmitidas pela água são causadas por microorganismos presentes em água doce contaminada por: Fezes humanas ou de animais
Como se dá a transmissão do agente infeccioso? Através da água pelo contato durante o banho, ingestão ou pela aspiração de germes presentes na água.
O que são germes? Germes (ou patógenos, como eles são chamados as vezes) são organismos microscópicos que podem causar doenças e infecções se eles entrarem em nossos corpos.
Cite 4 exemplos de germes? Bactérias, vírus, fungos e parasitas.
Qual é a forma mais comum de contaminação, relacionado a água contaminada? Através da ingestão de água contaminada ou pelo consumo de alimentos lavados com a água contaminada.
Como se dá a contaminação das águas ? Através dos esgotos não tratados.
Cite os 3 tipos de disposição de dejetos: Fossa seca Fossa séptica Fossa negra
Explique, fossa seca: É a fossa que não utiliza água.
Explique, fossa séptica: Recinto fechado e enterrado para a depuração com filtro para reduzir o impacto ambiental.
Explique, fossa negra: Lixo enterrado sem tratamento.
Defina saneamento do lixo: É todo e qualquer tipo de resíduo sólido produzido ou descartado pela atividade humana doméstica, social e industrial.
O que significa RSS ? Resíduos de serviços de saúde
Quais são os 5 grupos de RSS ? Grupo A, Grupo B, Grupo C, Grupo D, Grupo E.
O RSS do grupo A é classificado por qual cor e abrange que tipos de resíduos? Cor branca, resíduos de agentes biológicos.
O RSS do grupo B é classificado por qual cor e abrange que tipos de resíduos? Cor laranja, resíduos com substâncias químicas.
O RSS do grupo C é classificado por qual cor e abrange que tipos de resíduos? Cor vermelha ou roxo, resíduos rádio nucleares.
O RSS do grupo D é classificado por qual cor e abrange que tipos de resíduos? Cor cinza, resíduos sem risco biológico, químico ou radioativo.
O RSS do grupo E é classificado por qual cor e abrange que tipos de resíduos? Cor preta ou azul, são resíduos perfuro cortantes.
Show full summary Hide full summary

Similar

Termos téc. Enfermagem
Letícia Silva
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Bioética em Enfermagem
Sachiko Chan
QUIZ 1# - Diabetes Mellitus
Maria Regina
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
SIMULADÃO DE REVISÃO E FIXAÇÃO - DIP
dayse vasconcelos
Práxis Segura da Enfermagem Radiológica
thais.marinass
Patologias dos rins
Celi cs
Troca de gases prejudicada -
ucbjacque@gmaIl.com
Posologia
Letícia Silva
SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Witamar Chaves