Bioética em Enfermagem

Description

Flash Cards de Bioética em Enfermagem
Sachiko Chan
Flashcards by Sachiko Chan, updated more than 1 year ago
Sachiko Chan
Created by Sachiko Chan almost 8 years ago
820
16

Resource summary

Question Answer
Quais os princípios fundamentais da Bioética? A Autonomia, a Não-Maleficência, a Beneficência, a Justiça e a Equidade.
O que são valores? Conjunto de Fatores que proporcionam uma vida saudável. Não são coisas, são em parte herdado da cultura e suas consequências dão regras para as ações práticas do dia a dia.
O que é moral? São os costumes de um grupo.
Como são divididos os valores? Por valor estéticos, de utilidade, transgressão, vital e religioso.
Valores Bipolares e Universais Bipolares - Biológicos, Intelectuais, Estéticos, Éticos e Religioso. Universais - Bem, Amor, Verdade e Segredo.
Como o grupo social nos impõe seu modo de sentir, agir e pensar? Pelos valores inatos como Instinto de Interação, Apego, Afeto-Amor, Vida e Educação.
Quais as classificações da moral? Normativa - Regras e normas que conduzem a ação da pessoa em sociedade Factual - Ato que a pessoa realiza efetivamente, uma ação concreta frente a seus valore e princípios morais.
O que é Ética? E qual sua função? É a teoria ou a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.. Sua tarefa é buscar o que deve ser feito e não o que PODE ser feito.
O que o termo Bioética quer dizer? Diz respeito ao campo de estudo sistemático, plural e interdisciplinar, envolvendo questões morais teóricas e práticas levantadas pela Medicina e Ciências da Vida.
Quais as preocupações da Bioética a respeito do nascimento e morte do ser humano? Eutanásia e Distanásia, Transplante e Doação de Órgãos, Métodos de fecundação e Manipulação de células tronco e embriões.
O que é Autonomia? A capacidade de pensar, decidir, agir de modo livre e independente.. Está baseada na Racionalidade
Limites ao Princípio da Autonomia 1. - A violação das normas da prática profissional; 2.- A violação das normas morais do profissional; 3 - .Prejuízo ao bem estar dos demais; 4 - .Nos casos de urgência.
Beneficiência Beneficência ou benevolência, princípio ético de fazer o bem e evitar o mal para o sujeito ou para a sociedade
Não-Maleficência Seria o princípio de não causar mal ou dano aos pacientes, ter responsabilidade e o dever de não causar dano ao cliente.
Justiça O enfermeiro deve ser equitativo e justo. Isto significa que as pessoas que têm necessidades de saúde iguais devem receber igual quantidade de serviços e recursos. E, as pessoas com necessidades maiores que as outras, devem receber mais serviços que outros de acordo com a correspondente necessidade.
Veracidade Sempre dizer a verdade, não mentir e nem enganar o paciente, analisando a importância que há para o paciente reconhecer seu diagnóstico.
Confidencialidade Relacionado a guardar toda a informação pessoal obtida durante o exercício profissional.
O que o Código de Ética proíbe? Aborto - Artigo 28 Eutanásia - Artigo 29 Doação, Transplante de Órgãos e Engenharia Genética - Artigo 94, 98, 43 e 73. Iatrogênia - Artigo 30, 31 e 32 Registro de Enfermagem - Artigo 35 e 42
O que o Código de Ética proíbe? Enfermagem do Idoso - Artigo 12 e 21 Transfusão sanguínea - Artigo 26 e 27
O que é Seguridade Social? Compreende um conjunto de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência social e a assistência social.
Qual a Lei Orgânica da Saúde? Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde e das transferências inter-governamentais de recursos financeiros.
O que é Eutanásia, Ortotanásia e Distanásia? A eutanásia é o ato em que um indivíduo, em situação de sofrimento constante por uma doença incurável, escolhe cessar sua própria vida., a ortotanásia foca na adoção de procedimentos paliativos, buscando o controle da dor e a Distanásia é o prolongamento da vida., o adiamento da morte através de métodos reanimatórios.
Quando o Aborto é impunível? Quando não há outro meio de salvar a vida da mãe, quando a gravidez resulta de um estupro e quando o bebê possui Anencefalia.
O que é o Cofen? Filiado ao Conselho Internacional de Enfermeiros em Genebra, o COFEN é responsável por normatizar e fiscalizar o exercício da profissão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, zelando pela qualidade dos serviços prestados e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.
O que é o Coren? COREN – é uma Autarquia Federal, que fiscaliza e disciplina o exercício profissional da Enfermagem. As ações do Coren tem como fundamento a legislação profissional e o código de Ética dos profissionais de Enfermagem.
O que é o Comitê de Ética em Enfermagem? Exercem, mediante delegação do Conselho Regional de Enfermagem, atividade destinada à prestação de serviços de Enfermagem nas instituições de saúde, assumindo funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético dos profissionais de enfermagem..
Quais os Capítulos do Código de Enfermagem? 1 - Princípios Fundamentais; 2 - Direitos; 3 - Responsabilidades; 4 - Deveres; 5 - Proibições; 6 - Deveres Disciplinares; 7 -Infrações e Penalidades; 8 - Disposições Gerais
O que é Imprudência? Pressupõe uma ação precipitada e sem cautela. A pessoa não deixa de fazer algo, não é uma conduta omissiva como a negligência. Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada.
O que é Negligência? Alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções.
O que é Imperícia? Para que seja configurada a imperícia é necessário constatar a inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática, ou ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão.
Show full summary Hide full summary

Similar

Termos téc. Enfermagem
Letícia Silva
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
QUIZ 1# - Diabetes Mellitus
Maria Regina
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
SIMULADÃO DE REVISÃO E FIXAÇÃO - DIP
dayse vasconcelos
Práxis Segura da Enfermagem Radiológica
thais.marinass
Patologias dos rins
Celi cs
Troca de gases prejudicada -
ucbjacque@gmaIl.com
Posologia
Letícia Silva
SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Witamar Chaves
Higiene e Profilaxia
Augusto Maic