Organização dos Poderes

Description

Ciência Política Direito TGE
TEIA Espaço de Inovação
Flashcards by TEIA Espaço de Inovação , updated more than 1 year ago
TEIA Espaço de Inovação
Created by TEIA Espaço de Inovação about 2 years ago
193
0

Resource summary

Question Answer
Estados sociais Aqueles destinados a corrigir as desigualdades sociais e econômicas próprias de situações desiguais de poder e oportunidades.
Congresso Nacional É o órgão constitucional que exerce, no âmbito federal, as funções do poder legislativo, quais sejam, elaborar/aprovar leis e fiscalizar o Estado brasileiro (suas duas funções típicas), bem como administrar e julgar (funções atípicas).
Sistema bicameral É o regime em que o Poder Legislativo é exercido por duas Câmaras, a Câmara baixa e a Câmara alta. No Brasil representadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, respectivamente.
Estado Federal Organização formada sob a base de uma repartição de competências entre o governo nacional e os governos Estaduais, de sorte que a União tenha supremacia sobre os Estados-Membros e estes sejam entidades dotadas de autonomia constitucional
Princípio da imparcialidade judicial É uma garantia constitucional pela qual tem as partes o direito de exigir um juiz imparcial; e o Estado que reservou para si o exercício da função jurisdicional, tem o correspondente dever de agir com imparcialidade na solução das causas que lhe são submetidas
Sistema representativo É o exercício do poder político pela população eleitoral feita de maneira indireta (ao contrário da democracia direta), mas através de seus representantes, por si designados, com mandato para atuar em seu nome e por sua autoridade, isto é, legitimados pela soberania popular.
Princípio da autoadministração Significa dizer que, as entidades integrantes da federação possuem capacidade de auto-organização, autogoverno e auto-administração.
Show full summary Hide full summary

Similar

Ciência Política
Talita Francisco
Estudo - CIÊNCIA POLÍTICA
Fabio Carvalho
MAPA MENTAL PLÁGIO
Sinara Cruz
Módulo 1 "a" - Conceito de Política. Noção de Teoria Geral do Estado. Política e Direito Constitucional
silviatasso
Elementos do Estado
Matheus Henrique
Sociedade
biabang_pop
CIÊNCIA POLÍTICA - TEORIA GERAL DO ESTADO
TEIA Espaço de Inovação
Introdução à Ciência Política
TEIA Espaço de Inovação
Introdução a Ciência Política 1
Hosana Lima
CIÊNCIA POLÍTICA
Cláudio Professor
CIÊNCIA POLÍTICA - TGE
TEIA Espaço de Inovação