Escolas da Antropologia

Description

Superior Antropologia Flashcards on Escolas da Antropologia, created by TEIA Espaço de Inovação on 25/01/2022.
TEIA Espaço de Inovação
Flashcards by TEIA Espaço de Inovação , updated more than 1 year ago
TEIA Espaço de Inovação
Created by TEIA Espaço de Inovação about 2 years ago
427
0

Resource summary

Question Answer
Escola Francesa Entende os fenômenos sociais como objetos para estudo socioantropológico; Culturalismo Norte-Americano – A escola dá ênfase no processo de construção e identificação dos padrões culturais.
Darwinismo social Decorrente das teorias evolucionistas de Darwin e de Spencer, considera que o conflito e a seleção natural dos mais aptos são condições da progressão social.
Representações coletivas Traduzem a maneira como o grupo pensa nas suas relações com os objetos que o afetam. Para compreender como a sociedade se representa a si própria e ao mundo que a rodeia, precisamos considerar a natureza da sociedade e não dos indivíduos.
Escola Americana Estabeleceu o método comparativo e a formação de padrões culturais, a partir dos quais é possível apreender as leis no desenvolvimento das culturas.
Interpretativismo Corrente antropológica que considera a noção de intencionalidade e em decorrência, a preocupação desta perspectiva não é explicar nem analisar os fenômenos a partir de leis, ou relação causal.
Símbolos são representações arquetípicas que orientam a cultura. Os símbolos culturais estão relacionados geralmente relacionados com as religiões. ... Quando uma religião subjulga outra, o símbolos são substituídos(ou absorvidos) por outros da matriz arquetípica correspondente.
Escola britânica ou Interacionismo Simbólico Perspectiva teórica e metodológica surgida na década de 1930, no âmbito da sociologia norte-americana, concentra-se, justamente, nos processos de interação social - que ocorrem entre indivíduos ou grupos - mediados por relações simbólicas.
Estruturalismo Para a sociologia, antropologia e linguística, o estruturalismo é a metodologia pela qual elementos da cultura humana devem ser entendidos em face a sua relação com um sistema ou estrutura maior, mais abrangente.
Show full summary Hide full summary

Similar

Simulado de Antropologia e Cultura Brasileira II
Bárbara Bezerra
Tema: Cultura
Cezar Augusto
Contextualização da disciplina Antropologia e cultura brasileira
Sanielle Oliveira
Simulado- Antropologia e Cultura Brasileira
Bárbara Bezerra
Contextualização da disciplina Antropologia e cultura brasileira - ENGENHARIA
Thaisa Accioly de Souza
1ª Frequência Introdução à Antropologia Cultural
Jéssica Pinheiro
Sociologia e Antropologia Aplicada a enfermagem
Maria Elany
MAPA MENTAL PLÁGIO
Sinara Cruz
Antropologia
robybastos
Contextualização da disciplina Antropologia e cultura brasileira - SAÚDE
Thaisa Accioly de Souza
Contextualização da disciplina Antropologia e cultura brasileira - GESTÃO e NEGÓCIOS
Thaisa Accioly de Souza