Sociologia e Antropologia Aplicada a enfermagem

Description

Slide
Maria  Elany
Slide Set by Maria Elany, updated more than 1 year ago
Maria  Elany
Created by Maria Elany over 6 years ago
635
1

Resource summary

Slide 1

Slide 2

    Conceito antropologia e sociologia
    Antropologia "Ciência da humanidade e da cultura" - Busca conhecer o homem em sua totalidade;  _ Ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento.   Sociologia "Estudo Social"  - Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.    

Slide 3

    História...
    Homero, Hesíodo e os filósofos pré-socráticos já se questionavam a respeito do impacto das relações sociais sobre o comportamento humano;   Antiguidade Clássica que a "medida Humana" se evidenciou como centro da discussão acerca do mundo.    Século V a.C. - algumas obras já descrevem as culturas com as quais seu povo se relacionava.   Embora não existisse como disciplina específica, o saber antropológico participou das discussões da Filosofia, ao longo dos séculos.

Slide 4

    Historia
    * Século XVIII - Carlos Lineu tendo como objeto a análise das "raças humanas".   •Século XIX - Com a publicação de dois livros, A Origem das Espécies, em 1859, e  A descendência do homem, em 1871,  Charles Darwin principia a sistematização da teoria evolucionista (nascia a  Antropologia Biológica  ou Antropologia Física).  

Slide 5

    Antropologia...
    Objeto de estudo: o homem e suas obras.   “Seus problemas se centram, por um lado, no homem como membro do reino animal, e por outro, no comportamento do homem como membro da sociedade” (BEALS; HOIJER, 1968).

Slide 6

    Antropologia...
    Pode-se afirmar que há poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo (campo de estudo restrito). Privilegiou a antropometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do homem vivo.   Embora o estudo das sociedades humanas remonte à Antiguidade Clássica, a antropologia nasceu, como ciência, efetivamente, da grande revolução cultural iniciada com o Iluminismo (Locke – homem com direito à vida, liberdade e prosperidade; Montesquieu – separação dos três poderes para limitar o poder do governante; Voltaire – defendia que a mistura de religião e política criava governos injustos; Rosseau – dizia que a sociedade era capaz de corromper o ser humano, eliminando sua bondade natural)

Slide 7

    Divisões da Antropologia
    Antropologia Biológica/Física:      - Natureza física do homem, suas origens e evolução, estrutura, características raciais (aspectos genéticos e biológicos do homem) Antropologia Social:       - Estuda a organização social, política em instituições sociais Antropologia  Cultural:       - Conhecimento do comportamento cultural do homem, adquirido por aprendizado, analisando-o (sistemas simbólicos, religião e comportamento).   A cultura corresponde ao desejo do homem de conhecer a sua origem, ou produz um modo de autoconhecimento que é a identidade, diferenciando os grupos em função de sua adaptação em ambientes distintos.

Slide 8

    Antropologia e cultura...
    Para o saber antropológico o conceito de cultura contempla diversas dimensões: universo psíquico, os mitos, os costumes e rituais, suas histórias peculiares, a linguagem, valores, crenças, leis, relações de parentesco, entre outros tópicos.   Antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “outro” - Claude Lévi-Strauss (1970)

Slide 10

    Antropologia e saúde...
    Na década de 90 até a atualidade à preocupação em estudar a saúde considerando o homem, seus relacionamentos sócio-culturais, sua maneira de lidar com o mundo e consigo próprio, com o comportamento em seu meio (pesquisas envolvendo indivíduos, grupos, enfatizando os comportamento, os motivos, as idéias, as crenças, questão ambiental) Utilização na interdisciplinaridade à nas pesquisas de campo, visitando famílias em domicílios, considerando experiências oriundas da convivência hospitalar (conta com sociologia, psicologia, filosofia para o cuidado com o ser humano) Utilização da antropologia nas ciências da saúde à em prol da construção de soluções para sanar as demandas sociais da saúde pública.

Slide 11

    Sociologia
    ◦Origem da palavra é do Latim: sócius, que significa associação/social e do grego Logus ,que significa estudo. 

Slide 12

    Sociologia...
    A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. - Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais. - Tenta explicá-los e analisa os seres humanos em suas relações de interdependência.   Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.  

Slide 13

    Sociologia...
    A sociologia surgiu como uma disciplina a partir de fins do século XVIII, na forma de resposta acadêmica para um desafio de modernidade.   - Sociólogos esperavam entender o que unia os grupos sociais.   A sociologia pesquisa também as estruturas de força e de poder do Estado e de seus membros.   - A sociologia é datada historicamente e seu surgimento está vinculado à consolidação do capitalismo moderno.

Slide 14

Slide 15

    Aplicação pratica
    Contribuir para que as pessoas entendam suas próprias vidas e a sua relação com o resto do mundo. Para que o nosso gene pudesse sobreviver até os tempos atuais, precisamos nos relacionar com os demais membros da sociedade, criando estratégias de sobrevivência. As forças sociais influenciam cada comportamento individual e cada indivíduo tem sua importância e influencia na sociedade

Slide 16

Slide 17

Slide 18

    Reflexão
    Na vida , não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos. Vale o que realizamos com aquilo que possuímos  e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós. Chico Xavier
Show full summary Hide full summary

Similar

Termos téc. Enfermagem
Letícia Silva
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Sociologia - Origem
Malu Miralha
EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Bioética em Enfermagem
Sachiko Chan
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
A sociedade diante do Estado
jacson luft
QUIZ 1# - Diabetes Mellitus
Maria Regina
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres