Câncer gástrico

Description

Flash Cards criados por: Karin Melo, José Pedro Micheleto, Karla Ferreira e Daniel Magalhães
Karin Melo
Flashcards by Karin Melo, updated more than 1 year ago
Karin Melo
Created by Karin Melo almost 2 years ago
26
0

Resource summary

Question Answer
Qual a marca que diferencia um câncer gástrico precoce de um avançado? A invasão da submucosa
Qual adenocarcinoma tende a ser mais familial? Adenocarcinoma difuso
Quais as características de uma displasia de alto grau? Pseudoestratificação, núcleos em toda a espessura do epitélio, hipercromasia nuclear, macronucléolos, mitoses atípicas, além de justaposição glandular e aspecto cribiforme
Adenocarcinoma do tipo intestinal é associado a quais alterações da mucosa gástrica? Gastrite crônica atrófica, metaplasia intestinal e displasias
Qual alteração patológica da mucosa gástrica está relacionada a agressão do tecido? Metaplasia Intestinal
Quais as formas de carcinogênese da H. Pylori? Inflamação tecidual, alteração de vias de sinalização, liberação de fatores com efeitos epigenéticos diretos e estímulo de proliferação celular
FATORES DE RISCO Câncer Gástrico (6) 1. Infecção pelo H. pylori; 2. Dieta rica em sal; 3. Alimentos em conserva; 4. Defumados, curados e enlatados; 5. Tabagismo; 6. Baixo consumo de frutas/fibras.
Verdadeiro ou Falso: O adenocarcinoma gástrico do tipo difuso corresponde a uma neoplasia bem diferenciada, com maior incidência em homens, além de possuir um melhor prognóstico que o subtipo intestinal de Lauren. FALSO. Difuso é INDIFERENCIADO e possui PIOR PROGNÓSTICO em relação ao subtipo intestinal de Lauren.
Verdadeiro ou Falso: A infecção pelo Helicobacter pylori é considerada FATOR DE RISCO para o desenvolvimento do câncer de estômago em função do estímulo ao surgimento de PÓLIPOS DE GLÂNDULAS FÚNDICAS FALSO Pólipos não têm risco patológico. A H. pylori provoca, na verdade, um GASTRITE ATRÓFICA extensa que evolui para METAPLASIA intestinal e DISPLASIAS FOCAIS no epitélio gástrico. Essas lesões precursoras têm alto risco de evoluir para o adenocarcinoma.
Qual (is) destes não é (são) fator(es) de risco? 1.Doença ulcerosa péptica gástrica; 2. Ingestão de sal e nitrito 3. Gastrectomia com reconstrução a BII 4. Presença de pólipos adenomatosos 1.Doença ulcerosa péptica gástrica.
Qual (is) destes não é (são) fator(es) de risco? 1. Infecção por Helicobacter Pylori.; 2. Gastrite atrófica. 3. Leiomioma gástrico. 4. Cirurgia gástrica prévia (antrectomia). 3. Leiomioma gástrico.
Verdadeiro ou Falso: O Helicobabacter pylori correlaciona-se com câncer gástrico do tipo anel de sinete. FALSO. H. pylori se associa ao câncer do tipo intestinal de Lauren e não ao tipo difuso (que tem as células em anel de sinete).
Qual as duas manifestações clínicas mais comuns do Adenocarcinoma Gástrico? Perda de peso e Dor abdominal
No Adenocarcinoma Gástrico precoce quais as primeiras manifestações? No Adenocarcinoma Gástrico, as manifestações clínicas iniciais são tipicamente vagas e inespecífcas, raramente provocam sintomas que possam induzir a um diagnóstico precoce da doença, ocasião em que o tumor é superficial e potencialmente curável por cirurgia ou procedimentos endoscópicos.
Quando iniciam-se os sintomas do Adenocarcinoma Gástrico? O tumor torna-se sintomático, na grande maioria dos casos, em uma fase avançada da doença, ou quando já existem metástases.
Quais as principais manifestações clínicas do Adenocarcinoma Gástrico? Perda de peso, desconforto abdominal insidioso, acompanhado de plenitude pós-prandial e dor epigástrica tipo úlcera ou incaracterística, de intensidade variável, são os sintomas mais comumente referidos pelos pacientes.
Qual o principal sintoma associado à lesão da Cárdia no Adenocarcinoma Gástrico? Disfagia.
Quais os sintomas que aparecem devido à manifestação metastática? Entre os sintomas dependentes da disseminação metastática, destacam-se dores ósseas, sintomas pulmonares, hepáticos e neurológicos.
Quais as manifestações clínicas encontradas em pacientes com Adenocarcinoma gástrico avançado? As principais manifestações são: caquexia, icterícia e palidez cutânea com pele de tonalidade amarelo-pálida. Às vezes, evidencia-se a presença de massas palpáveis, dolorosas ou não, no epigástrio, bem como ascite e edema de membros inferiores.
Quais os locais mais acometidos por metástases de extensão direta no Adenocarcinoma gástrico? Omento maior e menor, Fígado, Pâncreas, Baço, Colón Transverso
Quais os locais mais acometidos por metástase peritoneal no Adenocarcinoma gástrico? A metástase pode ser: Disseminada ou Pélvica, acometendo ovário (tumor de Krukenberg) e/ou reto (tumor de Blumer).
Qual o melhor método de realizar o diagnóstico do Adenocarcinoma gástrico? A realização da endoscopia digestiva alta associada à biópsia gástrica
Como se confirma o diagnóstico de Adenocarcinoma gástrico? Pelo resultado histológico da biópsia gástrica
Quais são os sinais sugestivos de malignidade que podem ser observados, pela EDA, em uma lesão gástrica? Lesão ou ulceração, presença de pregas nodulares ou fundidas ao redor da úlcera, presença de margens salientes, irregulares ou espessadas, irregularidade de mucosa
Qual classificação macroscópica é pode ser feita durante a Endoscopia Digestiva Alta? Classificação de Borrmann
Como é interpretada a Classificação de Borrmann?
Qual exame pode ser feito antes da Endoscopia Digestiva Alta como forma de triagem? A Seriografia Esôfago-Estômago-Duodeno (SEED), um exame baritado e de baixo custo
Qual a localização mais comum do Adenocarcinoma gástrico? Na incisura angular (pequena curvatura), na transição do corpo com antro
Como se avalia o estadiamento do Adenocarcinoma gástrico? Pelo sistema TNM, onde se avalia a invasão do tumor (T), o comprometimento linfonodal (N) e a existência de metástases (M).
De que forma se avalia o estadiamento do Adenocarcinoma gástrico? Exames como Tomografia Computadorizada de tórax, abdome e pelve, além de Ultrassonografias e citologias podem ser feitas a fim de coletar material e avaliar a extensão acometida
Após a confirmação do diagnóstico, qual deve ser o primeiro passo do planejamento do tratamento? Para a decisão de tratamento é necessário o estadiamento do câncer gástrico, usa-se usualmente o sistema TNM
Quais são as opções de tratamento para o câncer gástrico? A ressecção cirúrgica (gastrectomia parcial ou total) é o padrão ouro para tratamento de câncer gástrico, pode ser associado a linfadenectomia e quimio e/ou radioterapia.
Pode ser instituída a ressecção endoscópica de um adenocarcinoma gástrico como tratamento? A Sociedade Internacional de Câncer Gástrico define que a ressecção endoscópica é indicada em tumores bem diferenciados restritos a mucosa com menos de 2 cm no maior eixo e não ulcerado.
No que consiste a intervenção cirúrgica para câncer gástrico? Consiste na ressecção de pelo menos 2/3 do estômago associado a dissecção de cadeias linfonodais, a cirurgia deve ser ampliada se houver acometimento de outros órgãos ou de linfonodos
Existe algum algoritmo para o tratamento de câncer gástrico? Sim, no Relatório Diretriz Diagnóstica e Terapêutica de Adenocarcinoma de Estomago há a um algoritmo adaptado do ESMO Clinical Practice Guidelines for diagnosis, treatment and follow-up. Ann Oncol 2016; 27 (suppl_5): v38-v49 (20). No entanto, o tratamento deve ser adaptado pelo médico atendente para melhor se adaptar ao paciente e a instituição de tratamento.
Verdadeiro ou Falso: Os adenocarcinomas do tipo difuso estão mais ligados a fatores genéticos, são mais comuns em mulheres e em jovens e têm disseminação hematogênica. FALSO A Disseminação é LINFÁTICA. Restante correto.
PROGNÓSTICO CA gástrico Em geral, o prognóstico é reservado (sobrevida em 5 anos: de 5% a 15%) porque muitos pacientes têm doença avançada ao diagnóstico. Tumores pequenos em pequena curvatura gástrica são passíveis de cura.
Verdadeiro ou Falso: O acometimento LINFONODAL e o nível de INVASÃO tumoral na parede gástrica são os dois fatores prognósticos mais importantes do câncer gástrico. VERDADEIRO
(...) no resultado de um anatomopatológico constava adenocarcinoma gástrico que invadia a muscular da mucosa e 4 linfonodos acometidos. TNM? T1a, N2, Mx O tumor que só chega até a muscular da mucosa é o “T1a”, e o acometimento de 4 linfonodos representa o N2.
Verdadeiro ou Falso: O nódulo de Virchow, linfonodomegalia axilar direita causada por comprometimento hematogênico, é considerado um dos sinais de doença avançada. FALSO. é à esquerda “Nodo de Virchow” é um linfonodo endurecido, aderido aos planos profundos, palpável na fossa supraclavicular à esquerda e não à direita.
Verdadeiro ou Falso: O adenocarcinoma gástrico do tipo difuso corresponde a uma neoplasia bem diferenciada, maior incidência em homens, e melhor prognóstico que o subtipo intestinal de Lauren. FALSO Pólipos não têm risco patológico. A H. pylori provoca, na verdade, um GASTRITE ATRÓFICA extensa que evolui para METAPLASIA intestinal e DISPLASIAS FOCAIS no epitélio gástrico. Essas lesões precursoras têm alto risco de evoluir para o adenocarcinoma.
Show full summary Hide full summary

Similar

Gastroenterologia (Clínica)
manoel junior
Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Vanessa Palauro
Escala de Coma de Glasgow
Vanessa Palauro