Sistema Digestório - Fsiologia

Description

1 fisiologia! Flashcards on Sistema Digestório - Fsiologia, created by Emily Marques on 14/01/2023.
Emily Marques
Flashcards by Emily Marques, updated more than 1 year ago
Emily Marques
Created by Emily Marques over 1 year ago
3
0

Resource summary

Question Answer
ÓRGÃOS: Boca, esôfago, estomago, intestino delgado, intestino grosso, reto, anus. ÓRGÃOS ANEXOS: Pâncreas, vesícula biliar, fígado.
PTIALINA E AMILASE SALIVAR: transformam o alimento no bolo alimentar, chamado de amido; facilita a digestão
Componentes do suco gástrico: HCL e pepsinogênio (secretam proteínas), fator intrínseco (vitamina B12) e muco (barreira gástrica, ajuda contra a corrosão de H+).
REGULAÇÃO DO HCL Regulado por vias aferentes e eferentes, hormônio oxíntico, junto com mecanismos neuroendócrinos.
PRODUÇÃO/EXCREÇÃO DE FEZES Músculo liso do intestino grosso contrai, esfíncter pilórico relaxa, faz pressão no reto e logo após elimina as fezes.
REGULAÇÃO DO SUCO GÁSTRICO, AGENTES QUE AFETAM-O E CONSEQUENCIAS. Suco gástrico regulado pelo SNC; Agentes que o afetam: fármacos, alcool, etc. Consequências: úlceras gástricas.
O QUE SÃO ÚLCERAS GÁSTRICAS, COMO OCORRE? Úlceras gástricas são ferimentos no duodeno e no estômago. Ocorre pela corrosão de H+ na parede dos órgãos.
PRODUTOS DA SECREÇÃO DO PÂNCREAS EXÓCRINO amilase, pancreatina, lipase e protease.
ONDE É LIBERADO OS PRODUTOS DA SECREÇÃO PANCREÁTICA ducto pancreático, ducto hepático e esvaziado no duodeno.
PRODUÇÃO, FUNÇÃO E PRODUTOS DA BILE produzida no fígado, armazenada na vesícula biliar; função: secreção e absorção de lipídeos; produtos: bilirrubina, colesterol, fosfolipídeos, água.
SECREÇÃO DO PEPSINOGÊNIO o pepsinogênio é ligado à pepsina, quando o pH do suco gástrico é reduzido pelo H+, é transformado em pepsina
SECREÇÃO PANCREÁTICA omposta por um componente aquoso rico em HCO3- e um componente enzimático. A parte aquosa contendo HCO3- neutraliza o H+ que chega ao duodeno do estômago. A parte enzimática digere os carboidratos, as proteínas e os lipídios em moléculas absorvíveis.
REGULAÇÃO DA SECREÇÃO PANCREÁTICA regulada por: A) céç ductais: CKK e ACH B) gorduras do intestino C) cél acinares: CKK
FUNÇÃO DA VESÍCULA BILIAR armazenamento, concentração, ejeção bile.
DIGESTÃO DE CARBOIDRATOS A α-amilase começa a digestão de carboidratos onde o bolo alimentar segue da boca para a faringe e da faringe para o esôfago, sendo levado por meio de movimentos peristálticos até o estômago (sofre a ação do suco gástrico e passa a ser chamado de quimo.) No intestino delgado sofrerá a ação do suco pancreático, da bile e das secreções produzidas pelo próprio intestino delgado.Por fim, no intestino grosso formam-se as fezes.
ABSORÇÃO DE CARBOIDRATOS Ocorre no intestino delgado, mistura o quimo com as enzimas digestivas e as secreções pancreáticas, expõe os nutrientes à mucosa intestinal para a absorção e propele o quimo não absorvido pelo intestino delgado até o intestino grosso.
DIGESTÃO DE PROTEÍNAS racionamento de macromoléculas produzindo moléculas menores. A ação mastigatória dos dentes promove a desnaturação inicial da proteína que ocorre no estômago e exige a presença de enzimas digestivas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
Termos téc. Enfermagem
Letícia Silva
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Ecologia I
kyungsos
Reino Monera
nathaliaires