República velha

Description

3º ano História Flashcards on República velha, created by Júlia Radke on 27/04/2023.
Júlia Radke
Flashcards by Júlia Radke, updated more than 1 year ago
Júlia Radke
Created by Júlia Radke about 1 year ago
0
0

Resource summary

Question Answer
Golpe militar/governo militar República da espada
Republica politica, democracia, constituicao, 3 poderes, presidente
coroenslismo,oligarquias, voto de cabresto café com leite
Monarquia Dom Pedro II
República Marechal D. da Fonseca
Para a caracterização do processo político durante a Primeira República, utiliza-se com frequência a expressão Política do Café com Leite. No entanto, os textos apresentam a seguinte ressalva a sua utilização: As disputas políticas do período contradiziam a suposta estabilidade da aliança entre mineiros e paulistas.
O coronelismo, fenômeno político da Primeira República (1889-1930), tinha como uma de suas principais características o controle do voto, o que limitava, portanto, o exercício da cidadania. Nesse período, esta prática estava vinculada a uma estrutura social agrária, marcada pela concentração da terra e do poder político local e regional.
Explique as semelhancas e as diferencas entre o movimento de canudos e o de contestados Ambos movimentos lutavam por terrras e foram massacrados pelo exercito, mas enquanto o movimento dos canudos se opusera contra a republica defendendo a relacao entre politica e religiao. Já o movimento do contestado era contra a posse de territorios indigenas e camponeses para a construcao de ferrovias
Qual era a realidade do Brasil no comeco do século XX A situacao era precaria no Rio de Janeiro, faltava infraestrutura, havia problemas sanitarios, epidemias...
Explique o motivo da revolta da chibata Foi por conta de um marinheiro (Marcelino Rodrigues) que foi castigado de forma exagerada (com 250 chibatadas)
Escolha uma das revoltas e compareas com um movimento social atual Revolta do contestado. Sua disputa por terra se assemelha com o MST (movimento dos trabalhadores sem terra)
Show full summary Hide full summary

Similar

República Velha
Vitor Gomes
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha