1ª Frequência de Ciências Socais - Curso Sociologia

Description

Flashcards on 1ª Frequência de Ciências Socais - Curso Sociologia , created by Jéssica Pinheiro on 25/10/2015.
Jéssica Pinheiro
Flashcards by Jéssica Pinheiro, updated more than 1 year ago
Jéssica Pinheiro
Created by Jéssica Pinheiro over 8 years ago
24
0

Resource summary

Question Answer
Para que serve as C.Sociais? Contribuir para o conhecimento da realidade social; E conhecer a realidade social significa : > conhecer o mundo em que - nascemos - vivemos - trabalhamos -envelhecemos
O que vê um olhar sociológico? - Quais as relações que se evidenciam? - Quais os problemas se manifestam? - Quais as possíveis causas para esses problemas levantados? - Quais os impatos para a sociedade a permanência desses problemas?
Quais os requisitos para ser sociólogo? - Saber ler - Interrogar (-se) - Ser curioso - Auto lucidez e reflexidade - Sair de si - Contextualizar (enquadrar a realidade no tempo e espaço) - Entender o outro - Conhecer-se para se afastar do subjetivismo
Qual o contexto histórico das Ciências Sociais? 3 revoluções (confronto entre tradição e modernidade) POLÍTICA : Revolução Francesa ECONÓMICA: Revolução Industrial INTELECTUAL: Rutura filosófica c/ a emergência do espírito racional, da ciência e do positivismo
Quais os impactos da Revolução Industrial? Os impactos foram a nível das relações e instituições sociais. -Na mecanização dos processos de fabrico; - Construção de grandes unidades de produção; -Criação classe operária; Alteração da ordem social (de sociedade territorial para uma sociedade sectorizada) - Novos Problemas sociais ("patologias) ou seja a violência, o desvio, a desordem...
Porque surgem as redes sociais? Porque a sociedade se alterou, as pessoas assumem-se como coletivas, o racionalismo impõe-se, os problemas sociais exigem uma compreensão.
Quem foram os percursores (=pioneiro) ? Auguste Comte e Alex Tocqueville (França) Karl Max (Alemanha) Herbert Spencer (Inglaterra)
Quem deu contributos fundamentais? Auguste Comte Alex Tocqueville Emile Durkhein
Qual o contributo de Comte? Foi na ciência dos fenómenos sociais, a sociologia, autonomia das ciências sociais face à física e à biologia.
Qual o contributo de Tocqueville ? O seu contributo foi no estado social como espaço de democracia e igualdade, de oportunidades que contraria uma sociedade de castas que rigidifica as posições sociais à nascença.
E qual o contributo de Emile Durkhein ? Foi na materialidade dos fenómenos sociais, de natureza diferente da biologia ou da física, que se explica pelo social.
Que faz a escola Durkheimiana? Critica o sociologismo/ holismo que privilegia o todo sobre todas as partes. Defende que, para explicar um fenómeno social, é indispensável reconstruir as motivações dos indivíduos envolvidos de forma a apreender a agregação dos comportamentos. Reforça o valor da agregação e da composição.
O que "pensa" Durkhein de facto social? Para ele, o facto social é toda a maneira de agir, susceptível de exercer sobre o individuo de um constrangimento exterior, ou ainda que é universal para o conjunto de uma dada sociedade tendo uma existência própria independente das suas manifestações individuais.
Como se explica o facto social? Os factos sociais não se explicam por facto biológicos ou psicológicos, explicam-se por outros factos sociais.
Quais eram as preocupações de Alex Tocqueville? A sua obra preocupava-se principalmente em compreender a democracia, NÃO como REGIME, mas como UM ESTADO SOCIAL.
O que é a Democracia no olhar da Sociologia? A Democracia é uma forma de sociedade. Não é só uma forma de governo que se opõe à monarquia ou ao absolutismo, é também uma nova forma de sociedade que vai buscar a sua força à progressão de igualdade de condições. E essa igualdade é claro política e jurídica mas também socioeconómico e cultural.
Com a democracia houve mudanças sociais. Dá exemplos - Igualdade de oportunidades - Mobilidade de classes (democratização / mobilidade) (O que não significa desaparecimento total das desigualdades )
DEBATE ATUAL - O dilema entre o Privado e o Público - comenta Ou seja, este debate tem haver com individualismo. Sendo o individualismo a expressão da autonomia dos cidadãos, levanta a questão de que será que põe em causa o laço social? Será que coesão da sociedade não ficará comprometida pela falta de solidariedade entre os seus membros? - A crise do laço social que há muito nos afeta e não terá aí sua origem, na falta de solieridade !?
Qual foi o dilema que Tocqueville levantou? Dilema da dialética entre a IGUALIDADE e LIBERDADE e o risco do INDIVIDUALISMO destruir a própria sociedade democrática que lhe dá espaço para se desenvolver.
De que modo o individualismo é prejudicial? É prejudicial à sociedade no sentido de ser um sentimento deliberado de que cada cidadão dispõe para se isolar da massa dos seus semelhantes e a manter-se afastado, com a sua família, os seus amigos, de modo que, depois de ter criado uma pequena sociedade para o seu uso próprio abandona de bom grado a grande sociedade.
A que conclusões se chegou à luz dos contributos de Tocqueville ? - Que a democracia não se conquista de uma vez para sempre, é preciso estar se atento para não a comprometer. - Porque a democracia pode se virar contra si mesma, quando os cidadãos estão prontos a confiar toda a gestão dos assuntos do país aos governantes e a colocar-se por detrás de um Estado centralizado, burocrático e protetor de forma a sufocar a independência e a liberdade dos indivíduos.
Soluções para tal ameaça? Criação de associações, organizações cívicas na defesa de causas públicas. Descentralização das decisões, a valorização do local na identificação e resolução dos problemas; O debate público para tentar sair da apatia inteletual do conformismo que podem dominar as sociedades modernas.
O que é a realidade social? Bem sabemos que na maior parte do tempo o sociólogo aborda aspetos que lhe são perfeitamentos familiares. Ele estuda grupos, instituições, atividades, coisas que os jornais falam todos os dias. Mas as suas investigações comportam um outro tipo de paixão de descoberta. Eles não vão à descoberta de uma realidade completamente desconhecida, mas sim de ver uma realidade familiar mudar o significado ao nossos olhos. A sedução da sociologia provém de ela nos fazer ver uma outra luz no mundo quotidiano no qual vivemos.
Que dizes do DESVENDAR realidade social? "O que nos é familiar é realmente oculo" Não é pelo facto de estarmos em cada momento integrados num sistema de relações c/ outros num sistema claro dessas relações. PELO CONTRÁRIO, pode dizer-se que o facto de estarmos no interior do sistema das relações sociais impede, ou pelo menos dificulta, que nos apercebamos c/ nitidez da natureza e modalidade de tais relações.
Quem estudou a ciência da ação social? Max WEBER !
Que sabes da ciência da ação social, por Max Weber? Sei que para Max Weber antes de mais a Sociologia é uma ciência da ação social. Recusa o determinismo de Durkhein Relativiza o constragimento das leis Considera que a sociedade resulta da ação dos indivíduos: ação que implica valores, motivos, racionalidade. Para Weber, explicar o social é explicar a maneira como os homens orientam a sua ação. Essa é a ATITUDE da sociologia COMPREENSIVA.
Para Weber quais são os 3 tipos de atividade humana? (atitute compreensiva) Ação TRADICIONAL, que depende dos costumes; Ação AFETIVA, guiada por emoções, paixões; Ação RACIONAL, instrumental, orientada por valores dotada de objetivo. (tipica de sociedades modernas)
Para Weber, como decorre o facto da compreensão? Weber diz que a conduta humana será sempre uma ação que visa determinados fins, entre os quais se traçam opções: quer dizer que estabelecemos uma hierarquia entre as metas que procurarmos alcançar - ou seja, há um juízo de valor a orientar sempre a nossa conduta
3 Componentes da Compreensão de Weber? DIMENSÃO RACIONAL: fins, de acordo c/ valores ESCOLHA: componente afetiva CONDICIONAMENTO TRADICIONAL: que orienta a conduta
Como é que Max Weber aborda o compreender da realidade? Para este autor não basta a compreensão, há que considerar a partir de atos observados e compreendidos, nas suas situações concretas, considerar as suas inter-relações, e assim construir um tipo ideal de relações. Para Weber a Sociologia assume a tarefa de contribuir para a inteligibilidade das relações entre os homens, ou noutros termos, da interacção social num dado contexto histórico.
Max Weber introduziu nas ciências sociais um construto metodológico que designou de IDEAL TIPO, explica... Um ideal-tipo ou tipo ideal é um MODELO, que conjuga de conceito que permite ao investigador classificar ou tipificar o real de acordo c/ uma determinada abordagem. Desta forma, Weber pretende contribuir para a compreensão da realidade social a partir de dentro, ou seja, da ação dos indivíuos. De acordo c/ a sociologia compreensiva a ação só pode ser compreendida acedendo ao sentido que as pessoas lhe dão.
Como compreendemos o ponto de vista dos atores? Se queremos analisar as condutas dos homens temos de nos colocar no ponto de vista dos valores que as norteiam, para isso é necessário: - Compreendermos; - Procurarmos aprender na sua totalidade através das relações e das significações; - Considerar o significado, tal como lhe atribui o agente da ação.
Como compreendemos o sentido da ação? Ao assistir à realização de uma manifestação coletiva, por exemplo uma festa. Só chegamos a compreendê-la na medida em que, como observadores, conseguirmos sair de nós próprios e nos instalarmos no ponto de vista daqueles que nela participam. Temos de a viver, e viver por dentro totalmente, na comunhão c/ os outros participantes.
Como é que Compreensão é igual a inteligibilidade do real? Porque na captura da estrutura dos comportamentos é o mesmo que inteligilibilidade do real por relações inteligíveis, na procura do vínculo que existe entre os factos e que pode explicar o sentido do comportamentos.
O que se entende por estrutura do real social? A pesquisa das ciências sociais visa construir a teia que tece os FACTOS, a TRAMA que lhes dá coesão e consistência, logo, "a estrutura é a regra implícita que liga entre sí os elementos de um conjunto e sem a qual cada elemento permanece incompreensível" Captar a estrutura é aceder de imediato a uma grande parte da explicação e deter uma chave utilizável para compreender uma diversidade de outros comportamentos. O que significa que a explicação não se limita à realidade de estudo, mas tem caratér universal, quando são realmente identificadas as caraterísticas estruturais e validadas c/ base empírica.
Show full summary Hide full summary

Similar

Pierre Bourdieu
Matheus Souza
Sociologia - Origem
Malu Miralha
EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes