FLASHCARD MAD

Description

medicina Flashcards on FLASHCARD MAD, created by Edvana Ferreira on 15/10/2023.
Edvana  Ferreira
Flashcards by Edvana Ferreira , updated 8 months ago
Edvana  Ferreira
Created by Edvana Ferreira 8 months ago
482
0

Resource summary

Question Answer
Para que é utilizado o método de coloração de gram? O método tintorial predominante utilizado em bacteriologia usado como método de diagnóstico presuntivo, de triagem, ou até mesmo confirmatório em alguns casos.
A coloração de Gram é uma ferramenta auxiliar importante na identificação de bactérias. Para essa técnica é correto afirmar que Alternativas A a composição da parede celular das bactérias Gram positivas determina a fixação do corante cristal violeta/lugol, que não é removido pela ação do álcool/acetona. B a morfologia das culturas bacterianas determina a coloração diferencial, em que os cocos são Gram positivas e os bacilos são Gram negativas. C o uso do contra-corante, após a lavagem com etanol, determina a coloração vermelha das bactérias Gram-positivas. D a coloração diferencial é determinada pela ação conjunta do corante e contra-corante nas estruturas celulares internas, resultando em coloração roxa para bactérias Gram positivas e vermelha para Gram negativas. E a membrana citoplasmática define a cor roxa ou vermelha da célula bacteriana. A composição da parede celular das bactérias Gram positivas determina a fixação do corante cristal violeta/lugol, que não é removido pela ação do álcool/acetona.
Sobre a técnica de coloração de Gram e as características da parede celular bacteriana, considere as seguintes afirmativas: 1. A parede celular das bactérias consideradas Gram positivas é mais delgada, permitindo a entrada do corante na célula bacteriana. 2. As bactérias Gram positivas apresentam coloração azul ao final da técnica. 3. A parede celular das bactérias consideradas Gram negativas é composta por lipopolissacarídeos, fosfolipídios, lipoproteínas e uma fina camada de peptidoglicano. 4. As bactérias consideradas Gram negativas apresentam coloração rósea (se usada fucsina) ao final da técnica 3. A parede celular das bactérias consideradas Gram negativas é composta por lipopolissacarídeos, fosfolipídios, lipoproteínas e uma fina camada de peptidoglicano. 4. As bactérias consideradas Gram negativas apresentam coloração rósea (se usada fucsina) ao final da técnica.
A cultura da bactéria em caldo produz a enzima secretada extracelularmente, que produz uma rede de fibrina na prova realizada em tubo contendo plasma de coelho diluído. Este teste indica que esse microrganismo: A) Produz a coagulase e provavelmente é a bactéria Streptococcus epidermidis. B) Produz a catalase e provavelmente é a bactéria Staphylococcus aureus C) Produz a coagulase e provavelmente é a bactéria Staphylococcus aureus D) Produz a catalase e provavelmente é a bactéria Staphylococcusepidermidis. E) Produz a coagulase e provavelmente é abactéria Staphylococcussaprophyticus Produz a coagulase e provavelmente é a bactéria Staphylococcus aureus
A coloração de Gram é um procedimento de coloração diferencial muito utilizado em bactérias. Sobre esse procedimento, analise as proposições abaixo. 1) No processo de coloração de Gram, ocorre a formação de um complexo cristal violeta-iodo. 2) Diferenças estruturais de parede celular, entre bactérias Gram positivas e negativas, fazem com que essas bactérias reajam de maneiras diferentes no processo de coloração de Gram. 3) As bactérias Gram positivas contêm uma camada mais espessa de peptideoglicano; por isso, em contato com o álcool, elas são desidratadas, o que lhes fecha os poros e impede a saída do complexo cristal violeta-iodo. 4) A safranina é utilizada como um contracorante para as bactérias Gram positivas. 5) O sucesso de uma boa coloração se deve, principalmente, a uma eficiente fixação do material na lâmina. Por isto, antes de iniciar a etapa de coloração, a suspensão bacteriana deve ser fixada com álcool absoluto. Estão corretas, apenas: 1) No processo de coloração de Gram, ocorre a formação de um complexo cristal violeta-iodo. 2) Diferenças estruturais de parede celular, entre bactérias Gram positivas e negativas, fazem com que essas bactérias reajam de maneiras diferentes no processo de coloração de Gram. 3) As bactérias Gram positivas contêm uma camada mais espessa de peptideoglicano; por isso, em contato com o álcool, elas são desidratadas, o que lhes fecha os poros e impede a saída do complexo cristal violeta-iodo.
Você recebe um laudo de uma amostra de secreção de feridas. Nesse laudo, constam as seguintes informações: aspecto morfológico de bactéria disposta em cachos com coloração azurófila e provas bioquímicas de catalase e coagulase positivas. Qual a possível bactéria encontrada na secreção? Staphylococcus aureus.
Com relação ao diagnóstico microbiológico do gênero Staphylococcus no laboratório de Microbiologia, a prova que utiliza uma enzima capaz de decompor o peróxido de hidrogênio (H2O2) em oxigênio (O2) e água (H2O), é conhecida como: A) Hidrólise. B) Oxidase. C) Coagulase. D) Lipase. E) Catalase. Catalase.
Qual das seguintes infecções pode ser atribuída a Staphylococcus aureus? a) Ferida de pele. b) Síndrome do choque tóxico e bacteremia. c) Osteomielite e intoxicações alimentares. a) Ferida de pele. b) Síndrome do choque tóxico e bacteremia. c) Osteomielite e intoxicações alimentares.
O diagnóstico imunológico ASLO é realizado para identificar a presença de uma toxina liberada pela bactéria Streptococcus pyogenes. Sobre o diagnóstico do ASLO, marque a alternativa correta: A) O teste ASLO é uma reação de aglutinação de partículas de látex recobertas com a toxina estreptolisina O, liberada peloStreptococcus pyogenes. B) A antiestreptolisina A é uma toxina produzida peloStreptococcus pyogenes, que rege com os anticorposEstreptolisina A em pacientes infectados. C)O teste ASLO é uma reação de aglutinação de partículas de látex recobertas com anticorpos estafilolisina E, liberada pelo Staphylococcus aureus. D). Sua positividade significa que houve um contato com a enterotoxina A presente na espécie Streptococcus epidermidis. O teste ASLO é uma reação de aglutinação de partículas de látex recobertas com a toxina estreptolisina O, liberada peloStreptococcus pyogenes.
Com relação aos Streptococcus, assinale a afirmativa correta. Alternativas A Diz-se que a hemólise é alfa quando ocorre uma zona de hemólise total ao redor da colônia. (zona clara ao redor da colônia) B Diz-se que a hemólise é beta quando ocorre uma zona de hemólise parcial ao redor da colônia (halo esverdeado). C São cocos Gram positivos, catalase negativo. D A prova da catalase é positiva para esse gênero. São cocos Gram positivos, catalase negativo.
O que informa a Proteína C reativa? é muito utilizada para avaliar a possibilidade de existir alguma infecção ou processo inflamatório não visível, como apendicite, aterosclerose ou suspeita de infecções virais e bacterianas, por exemplo. Também poderá ser usado para avaliar o risco que uma pessoa tem de desenvolver doenças cardiovasculares.
Considerando-se a dosagem sérica de proteína C reativa, analisar os itens abaixo: I. A proteína C reativa é uma proteína de fase aguda que apresenta papel central na resposta imune inata. II. Seus níveis apresentam uma especificidade muito baixa e nunca devem ser utilizados como única ferramenta diagnóstica em sepse ou em doenças inflamatórias. III. Pode ser dosada somente por métodos qualitativos. Estão CORRETOS: I. A proteína C reativa é uma proteína de fase aguda que apresenta papel central na resposta imune inata. II. Seus níveis apresentam uma especificidade muito baixa e nunca devem ser utilizados como única ferramenta diagnóstica em sepse ou em doenças inflamatórias.
a Proteína C reativa avalia: A a atividade da inflamação. B a atividade de doenças autoimunes. C a localização do órgão onde ocorre inflamação. D o transporte de resíduos celulares e de produtos de destruição às células fagocíticas. a atividade da inflamação. a atividade de doenças autoimunes. o transporte de resíduos celulares e de produtos de destruição às células fagocíticas.
Para que serve o exame de proteína C reativa? unciona como um indicador de processos inflamatórios ou infecciosos do organismo, mesmo que o paciente não apresente sintomas claros e bem definidos. Ele pode servir como uma ferramenta no auxílio do diagnóstico de condições como o lúpus, a apendicite, a doença inflamatória do intestino, a pancreatite ou mesmo as infecções bacterianas. O exame de proteína C reativa pode ser feito também depois de cirurgias para determinar sepse e outras condições, além de ajudar a avaliar o risco de doenças cardiovasculares.
ASLO positivo é diagnóstico de Febre Reumática? serve apenas para dizer se a criança teve infecção por esta bactéria. Na ausência das manifestações típicas da Febre Reumática (FR), a ASLO não tem nenhum valor para o diagnóstico desta doença. Oitenta por cento das crianças com infecção de garganta pelo estreptococo apresentam elevação da ASLO, porém somente 3% delas poderão apresentar Febre Reumática.
Quais os títulos apresentados pelo ASLO? Títulos de 200 a 300 unidades Todd/ml são comuns em crianças sadias na idade escolar; após uma faringite estreptocócica, o pico de resposta imune é alcançado em quatro a seis semanas (geralmente entre a segunda e terceira semana da FR). O teste pode manter níveis elevados por meses, mesmo após infecções estreptocócicas não complicadas. Os títulos do anticorpo diminuem rapidamente nos primeiros meses e, após o sexto mês, passam a cair lentamente.
O que é a febre reumática? A Febre Reumática é uma doença inflamatória que ocorre após um episódio de amigdalite bacteriana tratada inadequadamente – pode atingir as articulações, o coração e o cérebro, deixando seqüelas cardíacas graves, com conseqüências por toda a vida e podendo levar à morte.
Qual a importância de caa passo da coloração de gram?
O que indica o meio TSI apresentado na imagem?
O que informa o meio na imagem?
O que informa o meio na imagem?
O que informa o meio na imagem?
Para que serve a contagem diferencial de leucócitos? Para diagnosticar doenças que alteram as proporções entre os leucócitos, principalmente infecções, ou doenças que afetam diretamente os leucócitos, como leucemias.
Como saber no hemograma se a alteração da contagem se dá por ação viral ou bacteriana? em infecções bacterianas têm-se leucocitose com neutrofilia, e, em infecções virais, poderemos ter linfocitose (aumento da contagem sanguínea de linfócitos – as células brancas com função de defesa do organismo -, acima do esperado para um indivíduo sadio da mesma idade), eventualmente linfopenia (refere-se a uma diminuição dos linfócitos do sangue periférico, que geralmente corresponde a <1000 linfócitos / microL em adultos.) e presença de linfócitos atípicos.
Normalmente, o que resultados alterados do leucograma podem significar? - Aumento de neutrófilos: infecções bacterianas, reações inflamatórias ou distúrbios da medula óssea como leucemia mieloide crônica - Redução de neutrófilos: infecções graves e respostas a medicamentos, como a quimioterapia - Aumento de eosinófilos: resposta a reações alérgicas, inflamações de pele e infecções por parasitas - Aumento de linfócitos: infecções virais - Diminuição dos linfócitos: presença de doenças que afetam o sistema imunológico, como lúpus eritematoso disseminado e HIV - Aumento dos monócitos: presença de infecções ou distúrbios inflamatórios.
Identifique os tipos celulares na imagem.
Observe a imagem e descreva as características.
Quanto ao esfregaço sanguíneo,marque a alternativa correta: A) No esfregaço sanguíneo a coloração realizada é o Gram, que é composta por dois corantes e uma substância fixadora. B) O sangue contendo substância coagulante é pingado no centro da primeira lâmina. C) No esfregaço sanguíneo a coloração realizada é a Panótico Rápida, que é composta por três corantes. D) O deslizamento da lâmina extensora na confecção do esfregaço sanguíneo deve ter pausas por toda primeira lâmina. E) No esfregaço sanguíneo a lâmina extensora deve ser posicionada sobre a face superior da primeira lâmina, de modo que se forme um ângulo de 25º. No esfregaço sanguíneo a coloração realizada é a Panótico Rápida, que é composta por três corantes. O kit é composto por três corantes: * Rápido 1: Agente fixador * Rápido 2: Solução corante de hemácias * Rápido 3: Solução corante de leucócitos e plaquetas
As células do leucograma que são pequenos, com citoplasma escasso, ocasionalmente com pequenos grânulos azurófilos, núcleo grande e esférico, são denominados: A) Basófilos B) Linfócito C) Macrófago D) Neutrófilos E) Mastócitos Eles representam de 20 a 30% dos leucócitos na circulação.Apresentam núcleo arredondado e excêntrico com cromatina densa e ocupando grande parte do citoplasma celular.
As células do leucograma que são polimorfonucleares e possui grânulos com substâncias bactericidas, atuando contra bactéria na imunidade, são os: A) Neutrófilos B) Mastócitos C) Linfócitos D) Monócitos E) Basófilos São os leucócitos mais presentes no sangue, representando cerca de 60 a 65% dos leucócitos do sangue circulante normal, contêm grânulos específicos muito pequenos e grânulos azurófilos. São células arredondadas, e apresenta seus núcleos formados por 2 a 5 lóbulos, ligados entre si por finas pontes de cromatina.
As células do leucograma que são polimorfonucleares com núcleo bilobulado, grânulos grandes, corados por eosina. E atuam na imunidade combatendo helmintos, são os: A) Neutrófilos B) Eosinófilos C) Linfócitos D) Macrófagos E) Basófilos Eosinófilos Representam cerca de 2-4% dos leucócitos. Essas células tem aproximadamente o mesmo tamanho dos neutrófilos. O núcleo é segmentado apresentando geralmente 2 lóbulos (bilobulado). Apresentam granulações azurófilas e específicas acidófilas que se coram pela eosina, e são agentes altamente eficientes no combate aos parasitos.
As células que atuam liberando histamina no sítio inflamatório, são os: A) Neutrófilos B) Basófilos C) Monócitos D) Eosinófilo E) Linfócito Basófilos São os leucócitos circulantes mais raros, correspondem menos de 1% dos leucócitos. Apresentam núcleo volumoso, geralmente com aspecto de letra S. O citoplasma é carregado de grânulos grandes contendo histamina, heparina, fatores quimiotáticos para eosinófilos.Participam dos processos alérgicos e possuem receptores para imunoglobulinas E.
Para que serve a coloração de Ziehl-Nielsen? O método de coloração de Ziehl-Neelsen é utilizado para a detecção dos bacilos álcool-ácido-resistentes (BAAR). A alta concentração de ácidos micólicos em sua parede celular, faz com que a estrutura dessas bactérias tenha propriedades hidrofóbicas, tornando-as evidentes apenas quando submetidas a técnicas de colorações especiais. Morfotintorialmente, as micobactérias apresentam-se na forma de bacilos, sutilmente curvos ou retos, álcool-ácido-resistentes.
Quais os corantes usados na técnica e para que servem?
Como é feita a analise da contagem de bacilos alcool-ácido resistentes?
O que você observa na lamina da imagem? Quando tratadas pelo corante fucsina fenicada, os bacilos coram-se de vermelho e persistem ao descoramento subsequente feito com uma solução de álcool-ácido forte (diferenciador). É por isso que as micobactérias são conhecidas por serem Bacilos Álcool-Ácido Resistentes (BAAR).
Quais os passos da coloração de Ziehl-Nielsen? Cobrir a lâmina com fucsina fenicada; Aquecer a lâmina até à emissão de vapores (não deixar ferver ou secar); Deixe o corante aquecido na lâmina por 5 minutos; Lavar com água corrente; Cobrir a lâmina com álcool-ácido até descorar totalmente o esfregaço (2-5 min); Lavar com água corrente; Cobrir a lâmina com azul de metileno durante 1 a 2 minutos; Lavar com água corrente e limpar a parte inferior da lâmina; Esperar secar; Observar no microscópio em objetiva de imersão (100x).
Sobre o antibiograma marque a alternativa correta: A)A medição do diâmetro da zona de estimulação do crescimento bacteriano ao redor do disco de antibiótico, corresponde a centímetros (cm). B) Fornece o padrão de susceptibilidade de uma espécie bacteriana frente a diferentes classes de antibacterianos. C) Um único disco de antibiótico deve ser colocado de forma manual sobre a superfície do meio ágar sangue. D) A medição do diâmetro da zona de estimulação do crescimento bacteriano ao redor do único disco de antibiótico. E)Semeio da suspensão bacteriana, por técnica deesgotamento por estrias, na placa de ágar sangue. Fornece o padrão de susceptibilidade de uma espécie bacteriana frente a diferentes classes de antibacterianos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
AVALIAÇÃO TEÓRICA 13 DE MARÇO
Residencia CM HBDF
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Vanessa Palauro
Escala de Coma de Glasgow
Vanessa Palauro
DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
eleuterapara