EPI I - Pagamentos internacionais e taxa de câmbio

Description

Esses cartões apresentam questões sobre "pagamentos internacionais e taxa de câmbio", conteúdo da disciplina de Economia Política Internacional I, do curso de Relações Internacionais
Thainá Carmo
Flashcards by Thainá Carmo, updated about 1 month ago
Thainá Carmo
Created by Thainá Carmo about 1 month ago
0
0

Resource summary

Question Answer
Porque a taxa de câmbio é um importante instrumento de política internacional? A taxa de câmbio intermedeia todas as transações entre residentes e não residentes de um país, assim, todas as contas do balanço de pagamentos são influenciadas pela taxa de câmbio, pois esta afeta as exportações, importações, entradas de capitais estrangeiros, rentabilidade de aplicações no exterior, volume de reservas, etc.
O que é taxa de câmbio? É o preço, em moeda nacional de uma unidade de moeda estrangeira
A taxa de conversão de uma moeda em outra depende de dois fatores, quais são eles? A taxa de conversão depende do regime cambial adotado e da oferta e demanda de moeda estrangeira no país.
O que é a oferta de moeda estrangeira num país? É o resultado de todas as transações econômicas que impliquem em entrada de divisas (exportações, investimentos e financiamentos concedidos por não residentes no país.
O que é a demanda de moeda estrangeira num país? É o resultado das transações econômicas que levem à saída de divisas (importações, remessas de lucros para o exterior, pagamentos de juros, etc.)
O que é o mercado de divisas ou mercado cambial? É o conjunto dos agentes econômicos que transfere recursos de um país para outro
Qual o papel do Banco Central de um país? O Banco Central de qualquer país é a autoridade monetária que realiza várias atribuições como o controle de "entradas" e "saídas" de moeda estrangeira. Assim, centraliza o controle das operações de câmbio, devendo ser notificado de todas as transações de bancos comerciais que envolvam entrada e saída de moeda estrangeira no país.
O que são as "Reservas" de um país? Reservas são o saldo das entradas e saídas de moeda estrangeira no país
De que maneira alterações na taxa de câmbio influenciam no mercado interno? Uma desvalorização da taxa de câmbio aumenta a competitividade dos produtos brasileiros no exterior, aumentando as exportações, a produção, o emprego, mas também pode aumentar os preços internos levando a inflação, que além de inúmeros problemas, pode ocasionar efeitos distributivos perversos. Uma valorização da taxa de câmbio já ocasionaria efeitos contrários. Para cada efeito positivo de uma medida, há outro negativo.
Show full summary Hide full summary

Similar

3º Setor, Economia Social, Economia Solidária e Economia Popular: traçando fronteiras conceituais
anapaulasantos05
Questões de 81 a 87 da avaliação de Macroeconomia
Patrik Brill
Questões de 41 a 60 da avaliação de Macroeconomia
Patrik Brill
MACROECONOMIA
Yasmin Coutinho
Contabilidade Geral
Leonardo Lisboa
Economia e Mercado
Matheus Miranda
Economia da China
Vitor Gomes
10 princípios de Economia
Duitser2503
Microeconomia - Demanda, Oferta e Equilíbrio
Débora Bastos
Panorama econômico da América Latina
Carolina Foganholo
Microeconomia - introdução
Luísa GT