2ª Frequência : (1) Génese da Sociologia - Origens e fundadores: positivismo e o evolucionismo

Description

Flashcards on 2ª Frequência : (1) Génese da Sociologia - Origens e fundadores: positivismo e o evolucionismo, created by Jéssica Pinheiro on 26/11/2015.
Jéssica Pinheiro
Flashcards by Jéssica Pinheiro, updated more than 1 year ago
Jéssica Pinheiro
Created by Jéssica Pinheiro over 8 years ago
93
3

Resource summary

Question Answer
Positivismo, o que é? > É um paradigma > É a analogia do mundo social com o mundo físico > Estudo sistemático da sociedade e do comportamento humano > É centrado na observação e na experimentação para testar hipóteses para encontrar leis > Tem uma relação causa-efeito
Quais são as características do Positivismo? O Positivismo procura: - explicar, controlar ou prever; - considerar o mundo objetivo e independente do sujeito; - separar os factos de valor; - verificar a regularidade dos fenómenos; - é experimental; - pode se generalizar; - dá para replicar; - e universal.
Críticas ao Positivismo? > Como podemos quantificar, experimentar, generalizar ou prever os fenómenos sociais; > Em relação à previsibilidade relativa do mundo social, é indeterminada nas ações e representações dos indivíduos, os indíviduos alteram-se no tempo, e conhecimento cientifico vai sendo incorporado na sociedade modificando-a.
Qual era o objetivo de Comte? O seu objectivo era reformar a sociedade e estabelecer a síntese dos conhecimentos científicos.
Qual foi o contexto de Comte? - A sociedade do seu tempo estava em crise; - Estava a nascer uma sociedade científica e industrial - e interpretou a sociedade europeia do início do século XIX
O que foi Comte então para a Sociologia? Comte foi: > Reformador; > Doutrinador da ciência positiva e da ciência social;
Quais são as leis dos 3 estados? (positivismo) 1º Estado Teológico 2º Estado Metafísico 3º Estado Metafísico São as fases de compreensão do pensamento e da humidade do mundo.
Explica o estado teológico... No estado teológico os fenómenos/ causas são explicados por seres ou forças fictícias como por exemplo Deus, está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são explicadas pura e simplesmente por Deus. Esse estado tem outras três divisões: - Animismo: as coisas da natureza tem sua própria “animação”, acontecem porque desejam isto, não por fatores externos, têm vida própria. - Politeísmo: os desejos dos deuses são colocados em objetos, animais ou coisas. - Monoteísmo: os desejos do Deus (único), são expostos em coisas, acontecimentos.
Explica o estado metafísico... Invoca princípios abstractos como a natureza, e centra-se mais no argumentar que no observar.
Explica o estado positivo... Resume à observação dos fenómenos e encontrar regularidades, leis ou seja o conhecimento cientifico. A busca pelo conhecimento absoluto, esclarecimento sobre a natureza e seus fatos. É o resultado da soma dos dois estágios anteriores.
Qual é conceção fundamental de Comte? A conceção seria: "os fenómenos sociais estão subordinados a um determinismo rigoroso, que se apresenta sob a forma de um devir inevitável das sociedades humanas, governado pelos governos do espírito humano"
Relativamente à Ordem Social de toda a espécie humana a Sociologia trata de duas categorias, quais? ESTÁTICA : consenso social; DINÂMICA : transformação da ordem social ao longo da história e está subordinada à estática. (ordem e progresso)
Qual a função da Sociologia para o Comte? A função da Sociologia para Comte é, "resolver a crise do mundo moderno, quer dizer, fornecer o sistema de ideias científicas que presidirá à reorganização social"
Show full summary Hide full summary

Similar

EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Sociologia - Origem
Malu Miralha
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
A sociologia de Durkheim 2
jadypugliessa2