2ª Frequência: (3) Materialismo Histórico (Sociologia)

Description

Flashcards on 2ª Frequência: (3) Materialismo Histórico (Sociologia), created by Jéssica Pinheiro on 11/27/2015.
Jéssica Pinheiro
Flashcards by Jéssica Pinheiro, updated more than 1 year ago
Jéssica Pinheiro
Created by Jéssica Pinheiro almost 7 years ago
26
0

Resource summary

Question Answer
Qual é o autor ligado ao materialismo histórico? KARL MARX
Qual a problemática deste tema? A problemática procede à análise socioeconómica do capitalismo, postula o determinismo económico e o mecanismo de transformação social.
Quais os principais conceitos desta concepção relativamente às Forças Produtivas? 5 tipos de Força Produtiva > FONTES DE ENERGIA (madeira, carvão, petróleo, etc..) > MATÉRIAS PRIMAS (algodão, borracha, mineral de ferro, etc..) > MÁQUINAS (moinhos de vento, máquina a vapor, utensílios de todos os géneros); > CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS; > OS TRABALHADORES.
Como defines relações de produção? São relações sociais que os homens tecem entre si a fim e produzir e partilhar os bens e os serviços.
Qual a relação entre Forças Produtivas e Relações de produção? Nas Forças Produtivas: - Meios de Produção; - Técnica; - Mão de obra. Na Relação de Produção: - Formas de propriedade dos meios de produção; - Formas de repartição dos produtos; - Estruturas de classes.
Como defines Classe Social? Classe Social é a posição que a pessoa ocupa face aos meios de produção.
Que entendes por Superestrutura? São formas políticas da luta de classes e seus resultados, tais como constituições, formas jurídicas, teorias políticas, filosóficas, visões religiosas, etc.. ou seja os responsáveis pelo gerência da sociedade.
O que é poder social para Marx? É a força de produção multiplicada que surge pela cooperação dos diferentes indivíduos condicionada na divisão do trabalho.
Que entendes por Acumulação Original? É o ponto de partida da produção capitalista, tendo contado com o apoio do Estado. Não é senão o processo histórico de divórcio entre produtor e meios de produção, por exemplo: - conquista, roubo, violência, expropriação de terra, pilhagens, inicial sistema protecionista.
O que é o Proletariado? É a classe dos operários modernos, aqueles que só vivem enquanto têm trabalho e só têm trabalho enquanto o seu trabalho aumenta o capital. Ou seja, são uma mercadoria sujeita às flutuações/concorrência do mercado.
Como distingues Comunismo? Comunismo distingue-se de todos os movimento anteriores por transformar radicalmente a base de todas as relações de produção e de intercâmbio e por tratar conscientemente todas as premissas naturais como criações dos homens anteriores, por despi-los da sua naturalidade e submetê-las ao poder dos indivíduos unidos. A sua instauração é essencilamente económica, a produção material das condições desta união. A revolução é imparável, orginando a cooperação e a posse comum da terra e dos meios de produção produzidos pelo próprio trabalho.
Das principais proposições, que sabes de Fio Condutor? Fio condutor é sobre produção social da vida, na qual os homens entram em determinadas relações, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas materiais.
O que é MATERIALISMO HISTÓRICO??? O materialismo histórica considera que a sociedade é determinada pelas relações económicas de produção, de distribuição e circulação dos produtos e da prática daí resultante, em suma, que a vida económica constitui a base real da História. Aquilo que o individuos são e a sua forma de pensar, suas ideias e ideologias e como se relaciona com a sua produção social.
Como é o modelo de análise marxista? Para Marx, a história é simultaneamente um processo natural que obedece a leis definidas, e um drama universal, escrito e representado pelo próprio homem.
Quais as 5 etapas da história da humanidade segundo os modos de produção? 1. TRIBAL 2. ESCLAVAGISTA 3. FEUDAL 4. CAPITALISTA 5. SOCIALISTA
O que define a etapa (1)tribal ? > A sua base das relações de produção era a propriedade comunitária imposta pela natureza; > fase não desenvolvida da produção (caça, pesca, criação de gado, agricultura); > divisão do trabalho muito pouco desenvolvida, limitando-se a um prolongamento da divisão natural do trabalho existente na família.
O que define a etapa (2)esclavagista? > o modo de produção é baseado na escravidão; > tendo este sistema suscitado pelas guerras e pelo alargamento dos contactos e das trocas, conduzido a uma maior divisão de trabalho e , por sua vez, a uma maior produção de novos excedentes (ex.roma ); > surge pela primeira vez as mesmas relações que se encontram na propriedade privada moderna: a concentração da propriedade privada moderna: a concentração da propriedade privada e a transformação dos pequenos camponeses plebeus num proletariado incipiente.
Define a etapa (3)feudal? > baseia-se na propriedade fundiária e no direito que os senhores feudais tinham sobre os servos da gleba; > corporações e algumas manufaturas pequena empresa generalizada na base da propriedade privada pelos trabalhadores dos seus meios de produção.
O que define a etapa (4) capitalista? > o modo de produção baseado na divisão planificada do trabalho; > leva à oposição entre os detentores dos meios de produção (capitalistas - o possuidor dos meios de trabalho continuou a apropriar-se do produto, embora este fosse produto de trabalho alheio) e os que são forçados a lienar a sua força de trabalho (proletários); > grandes industrias e capital móvel; > proclamação da realização da mais-valia como único e ultimo fim da humanidade; (ex: inglaterra e revolução industrial)
Define a etapa (5) socialista? A fase que culminará na abolição total das classes, no Comunismo.
EM SUMA ... Leiam os Power Points que aqui não tem tudo !!!!!!!!! ;)
Show full summary Hide full summary

Similar

Sociologia - Origem
Malu Miralha
EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
movimentos sociais
Marcos Vinicius