Acentuação Gráfica

Description

Flashcards on Acentuação Gráfica, created by adrianegonaves on 29/11/2015.
adrianegonaves
Flashcards by adrianegonaves, updated more than 1 year ago
adrianegonaves
Created by adrianegonaves over 8 years ago
5
1

Resource summary

Question Answer
“Você pára em todos os pontos turísticos da cidade”. Há algum erro no tocante à palavra em destaque? Galera, não se usa mais o acento diferencial em palavras homógrafas (escritas da mesma forma, mas com significado diferente); “para”, portanto, seria o emprego correto. Consoante ao novo acordo ortográfico, também não se utiliza diferencial para distinguir: a) “pela” e “pelo” (verbo pelar) de "pela” e “pelo” (contração de preposição + artigo) e de “pelo” (substantivo). b) “polo” (substantivo) de “polo” (combinação de “por” e “lo”). c) “pera” (fruta) de “pera” (preposição arcaica). O contexto será suficiente para fazer a distinção.
“Os alunos não vêem mais aquele professor com bons olhos”. Há algum erro quanto à grafia da palavra em destaque? Nitroglicerina pura! Galera, não é mais acentuada a primeira vogal dobrada “ee” e “oo” dos hiatos: veem, creem, deem, releem, voo, enjoo, perdoo, abençoo, etc.
“Tive uma ideia...” A palavra em destaque está corretamente escrita? Sim. Não se usa mais acento agudo nos ditongos abertos “ei”, “oi” quando paroxítonas: “ideia” está corretinha, bem como jiboia, heroico, assembleia, geleia, boleia, joia, claraboia, etc.
chapéu, herói, céu, dói. Essas palavras estão corretamente escritas? Sim! Utiliza-se acento agudo quando a palavra for oxítona, em ditongos abertos, e em monossílabos: chapéu, herói (são oxítonas, em ditongos abertos), céu, dói (são monossílabos, em ditongos abertos).
Feiúra, bocaiúva. Essas palavras estão corretamente acentuadas? Não são mais acentuadas de agudo as vogais tônicas “i” e “u” quando forem paroxítonas e precedidas de ditongo: feiura e bocaiuva estariam corretas.
Argúi, apazigúe, obliqúe. As formas verbais estão corretamente grafadas? Não se deve mais acentuar o “u” tônico dos verbos dos grupos “gue, gui” e “que, qui”. Dessa maneira, as formas corretas seriam argui, apazigue e oblique.
Académico, anatómico, cómodo, cénico, económico, género, topónimo, tónico, fenómeno. Os nomes elencados estão acentuados conforme padrão culto? Absolutamente SIM. O Decreto 6.583/2008 (carinhosamente chamado de Novo Acordo Ortográfico) facultou-nos grafar essas palavras de duas maneiras: levam acento agudo ou circunflexo palavras proparoxítonas cujas vogais tônicas estejam no final da sílaba e sejam seguidas das consoantes nasais “m” ou “n”. Em outras palavras, podemos grafar também da seguinte forma: acadêmico, anatômico, cênico... Agora, escrever uma dessas palavras, como económico, com agudo, em vez do corriqueiro circunflexo, é estranho né?! Mas é possível, embora a tendência no Brasil seja grafar com circunflexo, uma vez que fazemos a pronúncia com timbre fechado. Em síntese, permanece aquela regra que aprendemos lá na 5ª série ou sei lá, a de que todas as proparoxítonas são acentuadas. Agora, resta escolhermos, nesses casos, qual tipo de acento.
“Nós louvámos a Deus”. A forma verbal está corretamente escrita? Sim. O novo acordo facultou o emprego do acento agudo na 1ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo para distinguir das formas do presente do indicativo: amámos e amamos (pretérito...) / amamos (presente...); falámos e falamos (pretérito...) / falamos (presente...). Osso né?! Mas é isso mesmo... DICA DE APROVADO: pessoal, aproveito o ensejo para trazer o caso do verbo “dar”: presente do subjuntivo (dêmos ou demos), pretérito perfeito do indicativo (demos). Cuidado! Faculta-se o uso do circunflexo diferencial só no presente do subjuntivo, no pretérito perfeito do indicativo não há acento.
O trema ainda existe? Só em nomes próprios e derivados: Müller, mülleriano. Já aguentar, frequente, eloquente, etc. (verbos, substantivos comuns, adjetivos e advérbios) não são mais acentuados com trema. O trema agoniza...
Armazens, armazém, item, provens, jovem, jovens, util, sutil. Quais palavras acima estão grafadas corretamente? (obs: as sílabas tônicas estão em destaque). Vejamos as regrinhas: 1ª paroxítonas terminadas em “ens” não são acentuadas, mas as oxítonas são acentuadas; 2ª paroxítonas terminadas em “m” não são acentuadas, mas as oxítonas são acentuadas; 3ª paroxítonas terminadas em “l” têm acento, mas as oxítonas não são acentuadas. PALAVRAS INCORRETAS: Armazens, provens, util. FORMAS REESCRITAS CORRETAMENTE: Armazéns, provéns, útil. Todas as outras estão corretas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Plano de estudos ENEM 2017 - Matérias que mais caem
Nathalia - GoConqr
Plano de Estudo Vestibular- Semana 1
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
Simulado Inglês
Marina Faria
Provas anteriores de Vestibular - Fuvest 1
GoConqr suporte .
Vestibular - Crase
GoConqr suporte .
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Português para Vestibular
GoConqr suporte .