Perído embrionário

Description

IAVE Biologia Flashcards on Perído embrionário, created by Bruna Faria on 06/12/2015.
Bruna Faria
Flashcards by Bruna Faria, updated more than 1 year ago
Bruna Faria
Created by Bruna Faria over 8 years ago
27
1

Resource summary

Question Answer
1. QUAIS AS TRÊS FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO? Segmentação, gastrulação e organogénese
2.1 EXPLICA A SEGMENTAÇÃO Ocorre durante as primeiras duas semanas, verificando-se uma sequência de divisões celulares, que originam células sucessivamente menores - blastómeros. O embrião passa pela fase de mórula, mas a segmentação continua até que o embrião atinge o estado de blastocisto.
2.2 EXPLICA A GASTRULAÇÃO Continuam as divisões celulares, ocorrendo rearranjos espaciais de grupos de células, uns em relação aos outros, até atingirem determinadas posições, num processo denominado de morfogénese. No final da morfogénese, o embrião atinge o estado de gástrula - constituído por 3 folhetos germinativos concêntricos: ectoderme, mesoderme e endoderme.
2.3 EXPLICA A ORGANOGÉNESE Ocorre fenómenos de diferenciação celular dos quais resulta a constituição dos diversos tecidos, órgãos e sistemas de órgãos que formam o indivíduo.
3. O QUE SÃO E QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DOS ANEXOS EMBRIONÁRIOS? São órgãos transitórios que existem somente na vida embrionária e cuja função é proporcionar ao embrião um meio líquido e uma temperatura constante; permitem o fornecimento de nutrientes necessários ao desenvolvimento do embrião, bem como a eliminação de produtos de excreção.
4. PARA ONDE É CONDUZIDO O EMBRIÃO DURANTE A SEGMENTAÇÃO? O embrião vai sendo conduzido ao longo do oviducto, em direção ao útero, onde chega já no estado de mórula. O embrião permanece na cavidade uterina durante 2 a 3 dias, continuando a dividir-se, sendo nutrido por secreções endometriais.
5. QUANDO OCORRE A NIDAÇÃO? Quando o blastocisto entra em contacto com o endométrio, inicia-se o período de implantação do embrião nessa mucosa, que dura cerca de cinco dias.
6. COMO SE PROCESSA A NIDAÇÃO? As células do trofoblasto, situadas acima do botão embrionário, proliferam e segregam enzimas que catalizam a digestão de células do endométrio, permitindo ao embrião penetrar de forma progressiva na parede uterina.
7. QUANDO É QUE A NIDAÇÃO ESTÁ COMPLETA? Ao fim de cerca de 11/12 dias após a fecundação, o embrião encontra-se totalmente coberto pela mucosa uterina, estando completa a nidação.
8. EM QUE ALTURA SE PODE DESIGNAR FETO AO EMBRIÃO? A partir da 4ª semana, o coração começa a bater e, no final da 8ª semana, todos os principais órgãos presentes num adulto estão presentes, ainda que numa forma rudimentar. Nesta altura, o aspeto do embrião é claramente humano, passando a designar-se feto.
9. O QUE É O ÂMNIO? O âmnio é uma membrana que delimita uma cavidade (cavidade amniótica) preenchida por um líquido (líquido amniótico) no qual se encontra imerso o embrião.
10. QUAL É A IMPORTÂNCIA DO LÍQUIDO AMNIÓTICO? Este meio líquido é indispensável, pois impede a desidratação do embrião e ajuda a protegê-lo de choques mecânicos.
11. LEGENDA A FIGURA 1. - Alantoide 2. - Vesícula vitelina 3. - Vilosidades coriónicas 4. - Âmnio 5. - Placenta
12. O QUE É A PLACENTA? É uma estrutura em forma de disco, formada a partir das vilosidades coriónicas do embrião e do endométrio do útero materno, em cujas lacunas essas vilosidades mergulham.
13. O QUE É O CORDÃO UMBILICAL? É um canal formado a partir do âmnio, que liga a placenta ao embrião, apresentando duas artérias e uma veia.
14. COMO OCORREM AS TROCAS ENTRE O FETO E A MÃE? É através dos capilares da placenta que ocorrem trocas de substâncias entre o embrião e, mais tarde, o feto. O sangue do feto aflui à placenta através das artérias do cordão umbilical e regressa pela veia umbilical, passando através do fígado do feto.
15.1 FUNÇÃO DO CÓRION Forma uma extensa superfície de trocas; intervém na formação da placenta.
15.2 FUNÇÃO DO ÂMNIO Mantém o embrião num meio líquido (líquido amniótico), protegendo-o da desidratação, de choques mecânicos e auxilia na manutenção de uma temperatura constante.
15.3 FUNÇÃO DA VESÍCULA VITELINA Forma parte do tubo digestivo.
15.4 FUNÇÃO DO ALANTOIDE Estrutura rudimentar que contribui para a formação dos vasos sanguíneos do cordão umbilical..
15.5 FUNÇÃO DA PLACENTA Troca nutrientes e produtos de excreção entre o embrião e a mãe; produz hormonas.
16. RESUME OS ACONTECIMENTOS DO PERÍODO FETAL. Durante o segundo trimestre de gestação, verifica-se um rápido crescimento do feto. O crescimento uterino é tal que a gravidez se torna evidente. A mãe poderá sentir movimentos do feto; a atividade fetal poderá mesmo ser visível através da parede abdominal. O terceiro trimestre caracteriza-se por um rápido crescimento do feto.
17. QUAIS AS TRÊS FASES DO PARTO? Dilatação do colo do útero; expulsão do bebé; expulsão da placenta
17.1 DILATAÇÃO DO COLO DO ÚTERO A primeira fase caracteriza-se pela abertura e dilatação do cérvix. Nesta fase, ocorre a saída do líquido amniótico. Aparecem as primeiras contrações rítmicas uterinas, que vão aumentando de frequência e intensidade.
17.2 EXPULSÃO DO BEBÉ Durante a segunda fase do parto, fortes contrações uterinas forçam o feto para fora do útero, através da vagina. O bebé é, assim
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Ecologia I
kyungsos