1. Conceitos Básico de Economia, Finanças e Estatística

Description

CPA 20 Economia Flashcards on 1. Conceitos Básico de Economia, Finanças e Estatística, created by João Luiz Toogood Pitta on 26/01/2016.
João Luiz Toogood Pitta
Flashcards by João Luiz Toogood Pitta, updated more than 1 year ago
João Luiz Toogood Pitta
Created by João Luiz Toogood Pitta about 8 years ago
149
2

Resource summary

Question Answer
PIB é a soma de todos os Bens e Serviços ____ produzidos em ___ ______durante determinado período ______. PIB é a soma de todos os Bens e Serviços FINAIS produzidos em UMA REGIÃO durante determinado período DE TEMPO.
Identidades Macroeconômicas: ___________≡___________≡___________ Identidades Macroeconômicas: Produto = Renda = Dispêndio
O PIB _________ calculado pela ótica do(a)_________ é igual a C+I+G+(X-M), onde C=______________ ; I=______________ G=______________ ; X=______________ M=_____________ ; (X-M)=_____________ O PIB NOMINAL calculado pela ótica do DISPÊNDIO é igual a C+I+G+(X-M), onde C= CONSUMO ; I= INVESTIMENTO G= GASTO DO GOVERNO ; X= EXPORTAÇÕES ; M= IMPORTAÇÕES ; (X-M) = BALANÇA COMERCIAL OU EXPORTAÇÕES LÍQUIDAS
Copom significa Co________ de Po_________ M________ e sua função é cumprir as metas de ________ definidas pelo CMN (C_____ M______ N_______). Copom significa COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA e sua função é cumprir as metas de INFLAÇÃO definidas pelo CMN (CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL).
Desde 1999 o Brasil adota a sistemática de metas de inflação como diretriz da política _________. Desde 1999 o Brasil adota a sistemática de metas de inflação como diretriz da política MONETÁRIA.
O Copom se reúne __ vezes ao ano, às ________ e ________, e divulga no último dia a meta da _____ ______ , bem como seu _____. O Copom se reúne 8 vezes ao ano, às TERÇAS e QUARTAS, e divulga no ultimo dia a meta da TAXA SELIC, bem como seu VIÉS.
O índice usado pelo Copom para medir inflação é o ______, divulgado pelo ______. O índice usado pelo Copom para medir inflação é o IPCA, divulgado pelo IBGE.
Caso o IPCA ultrapasse a meta estipulada pelo CMN, cabe ao ______ do ______ ______ explicar as causas do não cumprimento em ______ ________ ao Ministro do(a) ___________. Caso o IPCA ultrapasse a meta estipulada pelo CMN, cabe ao PRESIDENTE do BANCO CENTRAL explicar as causas do não cumprimento em CARTA ABERTA ao Ministro da FAZENDA.
A taxa Selic Over é a média dos financiamentos ______ das Instituições ______, com lastro em Títulos Públicos Federais. A taxa Selic Over é a média dos financiamentos DIÁRIOS das Instituições FINANCEIRAS, com lastro em Títulos Públicos Federais.
O BACEN fará uso da política ________ para garantir que a taxa Selic Over atinja a meta definida pelo Copom. Com isso, espera-se que o ______ fique dentro da margem definida pelo CMN. O BACEN fará uso da política MONETÁRIA para garantir que a taxa Selic Over atinja a meta definida pelo Copom. Com isso, espera-se que o IPCA fique dentro da margem definida pelo CMN.
O CDI (C________de D________ I_________) é o título emitido pelas instituições financeiras, que lastreiam as operações no mercado interbancário. O CDI (CERTIFICADO de DEPÓSITO INTERBANCÁRIO) é o título emitido pelas instituições financeiras, que lastreiam as operações no mercado interbancário.
Taxa CDI lastreada em Títulos Privados (CDI) e Selic Over lastrada em Títulos Públicos Federais.
________ ________ são sistemas de Liquidação e Custódia de ativos que garantem as obrigações contratuais. CLEARING HOUSES são sistemas de Liquidação e Custódia de ativos que garantem as obrigações contratuais.
As principais Clearing Houses são: 1)_______ 2)_______ 3)_______ As principais Clearing Houses são: 1) SELIC 2) CETIP 3)CBLC
________ é a câmara de liquidação e custódia de títulos que compõe a dívida pública federal interna. SELIC é a câmara de liquidação e custódia de títulos que compões a dívida pública federal interna.
__________ é a atual Câmara de Ações e responsável pelas operações de títulos de renda variável, além de alguns títulos de renda fixa privados. CBLC é a atual Câmara de Ações e responsável pelas operações de títulos de renda variável, além de alguns títulos de renda fixa privados.
_______ é a depositária principal de alguns títulos de renda fixa privados (como CDB), títulos públicos estaduais e municipais e títulos de responsabilidade do Tesouro Nacional, como de empresas públicas. CETIP é a depositária principal de alguns títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos de responsabilidade do Tesouro nacional, como de empresas públicas.
SELIC significa S_________ E_________ de LI_________ e C__________ SELIC significa SISTEMA ESPECIAL de LIQUIDAÇÃO eE CUSTÓDIA
CBLC significa C_________ B__________de L_________ e C__________ CBLC significa COMPANHIA BRASILEIRA de LIQUIDAÇÃO e CUSTÓDIA
CETIP significa CE________ de Liquidação e Custódia de TI__________ P_______________ CETIP significa CENTRAL de Liquidação e Custódia de TÌTULOS PRIVADOS.
Política Monetária é o conjunto de medidas adotadas pelo ______ para controlar a Oferta de ______, a fim de manipular as taxas de juros e atingir a meta de ______. Política Monetária é o conjunto de medidas adotadas pelo BACEN para controlar a Oferta de Moeda, a fim de manipular as taxas de juros e atingir a meta de INFLAÇÃO.
Os Instrumentos de Política Monetária são: 1) ____________________ 2) ____________________ 3) ____________________ Os Instrumentos de Política Monetária são: 1) DEPÓSITO COMPULSÓRIO 2) TAXA DE REDESCONTO 3) OPEN MARKET
______________ é a parcela dos recursos dos Bancos que deve ser guardada no BACEN. DEPÓSITO COMPULSÓRIO é a parcela dos recursos dos Bancos que deve ser guardada no BACEN.
________________ é a taxa cobrada pelo BACEN para realizar empréstimos aos Bancos. TAXA DE REDESCONTO é a taxa cobrada pelo BACEN para realizar empréstimos aos Bancos.
______________ é a operação de Compra e Venda de Títulos Públicos Federais. Esta é o instrumento de Política Monetária mais utilizado, haja vista sua eficiência. OPEN MARKET é a operação de Compra e Venda de Títulos Públicos Federais. Este é o instrumento de Política Monetária mais utilizado, haja vista sua eficiência.
O BACEN hora aumenta a oferta de moeda para ________ a taxa de juros e promover _________ econômico com _________, hora o oposto. O BACEN hora aumenta a oferta de moeda para DIMINUIR a taxa de juros e promover CRESCIMENTO econômico com INFLAÇÃO, hora o oposto.
A taxa de juros i equilibra o mercado de fundos de empréstimos. Se a meta i' for menor que i, haverá escassez de oferta, e as forças de mercado tenderão a elevar o preço (taxa de juros).
Para garantir que a taxa de juros permaneça em i', o BACEN aumenta a Oferta de Moeda através de seus Instrumentos de Política Monetária.
O aumento em I e C (via diminuição em S) provoca um ________ nos gastos agregados da economia (Z). O aumento em I e C (via diminuição em S) provoca um AUMENTO nos gastos agregados da economia.
Com maiores gastos, as firmas elevarão o Produto _________ , ou via aumento de ________ ou via aumento do Produto ________. Y=P*Q Com maiores gastos, as firmas elevarão o Produto NOMINAL (Y), ou via aumento de PREÇOS (P) ou via aumento do Produto REAL (Q). Y=P*Q
ΔM >0 provoca Δi__0 e consequentemente I__S. Isso implica em ΔZ__0 e portanto ΔY__0, via ΔP __0 e ΔQ__0. ΔM >0 provoca Δi<0 e consequentemente I>S. Isso implica em ΔZ>0 e portanto ΔY>0, via ΔP>0 e ΔQ>0.
Percebe-se que os dados indicam uma relação positiva entre Inflação e Taxa de Juros. No entanto isso ocorre porque quando a inflação é a alta, o BACEN sobe a taxa de juros.
Se compararmos a Inflação com a Taxa REAL de Juros, observamos uma relação claramente negativa.
Política _______ são as decisões do Governo em relação à T________, T________ de R________ e G_________ P___________. Política FISCAL são as decisões do Governo em relação à TRIBUTAÇÃO, TRANFERÊNCIA de RENDA E GASTO PÚBLICO.
Política _________ é aquela que orienta o comportamento da taxa de câmbio. O Brasil adota câmbio flutuante _____, que é quando o BACEN intervêm no mercado cambial esporadicamente. Política CAMBIAL é aquela que orienta o comportamento da taxa de câmbio. O Brasil adota câmbio flutuante SUJO, que é quando o BACEN intervêm no mercado cambial esporadicamente.
Taxa de câmbio é o ______ de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda. Taxa de câmbio é o PREÇO de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda.
PTAX é a taxa divulgada pelo BACEN que expressa a média das taxas de câmbio praticada no ________ __________e é a taxa referencial de cambio. PTAX é a taxa divulgada pelo BACEN que expressa a média das taxas de câmbio praticada no MERCADO INTERBANCÁRIO e é a taxa referencial de cambio.
Todas as operações de câmbio devem ser registradas no ___________, que é o conjunto de Tecnologias da Informação, interligados em rede, utilizado pelo Banco Central. Todas as operações de câmbio devem ser registradas no SISBACEN, que é o conjunto de Tecnologias da Informação, interligados em rede, utilizado pelo Banco Central.
Dólar ______: Taxa à vista. Dólar _______: Taxa negociada no mercado futuro (Contratos a termo). Dólar SPOT: Taxa à vista. Dólar FORWARD: Taxa negociada no mercado futuro (Contratos a termo).
Reservas _________ são ativos em moeda estrangeiras mantidos pelo BACEN. Reservas INTERNACIONAIS são ativos em moeda estrangeiras mantidos pelo BACEN.
Quando a taxa de câmbio sobe demasiadamente, o BACEN ________ moeda estrangeira, se desfazendo de parte de sua Reserva Internacional. Quando a taxa de câmbio sobe demasiadamente, o BACEN VENDE moeda estrangeira, se desfazendo de parte de suas Reservas Internacionais.
__________ de _________ é o registro contábil das transações de um país com o resto do mundo. No Brasil é contado em USD. BALANÇO de PAGAMENTOS é o registro contábil das transações de um país com o resto do mundo. No Brasil é contado em USD.
O BP é composto por cinco grandes contas: 1) Conta _________ 2) Conta _________ 3) Conta _________ 4) _______ e ________ 5) ______ da ______ ______ O BP é composto por duas grandes contas: 1) Conta CORRENTE 2) Conta de CAPITAIS 3) Conta FINANCEIRA 4) ERROS e OMISSÕES 5) HAVERES DA AUTORIDADE MONETÁRIA
A Conta Corrente é composta por: 1) ________________ 2)________________ 3)________________ A Conta Corrente é composta por: 1) BALANÇA COMERCIAL 2) SERVIÇOS E RENDA 3) TRANSFERÊNCIAS UNILATERAIS DE RENDA
________________ contabiliza o comércio de bens na forma de exportações e importações. BALANÇA COMERCIAL contabiliza o comércio de bens da forma de exportações e importações.
_____________________ são os pagamento/recebimentos de ___________prestados/recebidos, além de __________ recebidas/pagas, ao exterior. SERVIÇOS E RENDA são os pagamentos/recebimentos de SERVIÇOS prestados/recebidos, além de RENDAS recebidas/pagas, ao exterior.
___________________ é o saldo líquido de remessas de recursos ou doações entre dois países. TRANFERÊNCIAS UNILATERAIS DE RENDA é o saldo líquido de remessas de recursos ou doações entre dois países.
Conta ____________ é o saldo líquido dos investimentos diretos, em carteira, derivativos e outros investimentos Conta FINANCEIRA é o saldo líquido dos investimentos diretos, em carteira, derivativos e outros investimentos.
A taxa _______ de juros é aquela em que se desconta a inflação, ao passo que a taxa ___________ de juros contém inflação. A taxa REAL de juros é aquela em que se desconta a inflação, ao passo que a taxa NOMINAL de juros contém inflação.
Taxa Real de Juros é sempre _________ que a diferença entre as taxa nominal e a inflação. Quanto menor a inflação, ________ será a diferença. Taxa Real de Juros é sempre MAIOR que a diferença entre a taxa nominal e a inflação. Quanto menor a inflação, MENOR será a diferença.
Juros________: não possui "Juros sobre Juros" Juros _________: possui "Juros sobre Juros" Juros SIMPLES: não possui "Juros sobre Juros" Juros COMPOSTO: possui"Juros sobre Juros"
A partir de uma série de dados: _______ é o valor esperado _______ é o valor que ocorre com mais frequência ________ é o valor que divide a série ao meio, posta em ordem crescente A partir de uma série de dados: MÉDIA é o valor esperado MODA é o valor que ocorre com mais frequência MEDIANA é o valor que divide a série ao meio, posta em ordem crescente
Média:____ Moda:____ Mediana:______ Média: 1% Moda: 7% Mediana: 0%
_________ é uma medida de dispersão dada pelo quadrado dos desvios em relação à média. VARIÂNCIA é uma medida de dispersão dada pelo quadrado dos desvios em relação à média.
______ _______ é a variabilidade média dos dados em relação ao valor esperado e tida como medida de volatilidade. Calculado pelo(a) ___________ da variância. DESVIO PADRÃO é a variabilidade média dos dados em relação ao valor esperado e tida como medida de volatilidade. Calculado pela raiz quadrada da variância.
_________ é uma medida de associação, dada pela equação: COVARIÂNCIA é uma medida de associação, dada pela equação:
Se cov(x,y)>0 e x tem um desvio acima da média, espera-se que y tenha um desvio _______ da média. Se cov(x,y)>0 e x tem um desvio acima da média, espera-se que y tenha um desvio ACIMA da média
Coeficiente de ________, ou coeficiente de Pearson, mede o grau da relação linear entre x e y. Coeficiente de CORRELAÇÂO, ou coeficiente de Pearson, mede o grau da relação linear entre x e y.
O coeficiente de Pearson varia entre ___ e ____ (inclusive) O Coeficiente de Pearson varia entre -1 e 1 (inclusive)
Preencha com -1, 0 e 1: Preencha com -1, 0 e 1:
O Coeficiente de __________ R² mostra quanto da variação em x é explicada pela variação em y. É calculada como o quadrado do coeficiente de ___________. Coeficiente de DETERMINAÇÃO R² mostra quanto da variação em x é explicada pela variação em y. É calculada como o quadrado do coeficiente de PEARSON.
Média, Moda e Mediana são medidas de __________. Variância e Desvio Padrão são medidas de ____________. Covariância, Correlação e R² são medidas de __________. Média, Moda e Mediana são medidas de TENDÊNCIA CENTRAL. Variância e Desvio Padrão são medidas de DISPERSÃO. Covariância, Correlação e R² são medidas de ASSOCIAÇÃO.
A probabilidade de um evento aleatório contínuo ocorrer pode ser calculada por uma função de _________. A probabilidade de um evento aleatório contínuo ocorrer pode ser calculada por uma função de DENSIDADE.
A distribuição de probabilidade mais comum é a Distribuição ___________, onde: Média ___ Moda ____ Mediana A distribuição de probabilidade mais comum é a Distribuição NORMAL, onde: Média = Moda = Mediana
Um ativo com média = 1% e desvio padrão =4% estará entre: ___ e ___ com 68% de confiança ___ e ___ com 95% de confiança ___ e ___ com 99% de confiança Um ativo com média = 1% e desvio padrão = 4% estará entre: -3% e 5% com 68% de confiança -7% e 9% com 95% de confiança -11% e 13% com 99% de confiança
Principais Benchmarks Renda Variável: 1)_____________ 2)_____________ 3)_____________ 4)_____________ 5)_____________ 6)_____________ Principais Benchmarks Renda Variável: 1) IBOVESPA (Índice Bovespa) 2) IBrX (Índice Brasil) 3) ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) 4) MLCX (Índice Mid-Large Cap) 5) SMLL (Índice Small Cap) 6) IEE (Índice de Energia Elétrica)
_____ é o principal indicador do mercado de ações brasileiro baseado na liquidez e critérios de negociabilidade. IBOVESPA é o principal indicador do mercado de ações brasileiro baseado na liquidez e critérios de negociabilidade.
_______ é considerado o índice mais fiel do mercado brasileiro, uma vez que sua ponderação é por free float (valor de mercado excluindo ações de posse do controlador). IBrX é considerado o índice mais fiel do mercado brasileiro, uma vez que sua ponderação é por free float (valor de mercado excluindo ações de posse do controlador).
____ é um índice de empresas listadas na BM&F BOVESPA que mede aspectos de sustentabilidade corporativa. ISE é um índice de empresas listadas na B&F BOVESPA que mede aspectos de sustentabilidade corporativa.
_________ é o índice que mede o rendimento das empresas que representam 85% do valor de mercado na Bolsa. MDLCX é o índice que mede o rendimento das empresas que representam 85% do valor de mercado na Bolsa.
____ é o índice que mede o rendimento das empresas que representam os 15% inferiores em valor de mercado na Bolsa. SMLL é o índice que mede o rendimento das empresas que representam os 15% inferiores em valor de mercado na Bolsa.
_____ é o índice setorial que contem em sua carteira empresas de energia elétrica. IEE é o índice setorial que contem em sua carteira empresas de energia elétrica.
Principais Benchmarks Renda Fixa: 1) __________ 2) __________ 3) __________ 4) __________ 5) __________ Principais Benchmarks Renda Fixa: 1) Taxa DI 2) Taxa SELIC 3) Taxa de Câmbio 4)IGP-M 5) IPCA
____ é a taxa cobrada no mercado interbancário e utilizada para medir a rentabilidade de muitos títulos privados. TAXA DI é a taxa cobrada no mercado interbancário e utilizada para medir a rentabilidade de muitos títulos privados.
_____ é a taxa cobrada no mercado interbancário e utilizada para medir a rentabilidade de muitos títulos públicos. SELIC é a taxa cobrada no mercado interbancário e utilizada para medir a rentabilidade de muitos títulos públicos.
_________ é o valor da moeda estrangeira em moeda nacional e utilizado para medir a rentabilidade de alguns papéis. TAXA DE CÂMBIO é o valor da moeda estrangeira em moeda nacional e utilizado para medir a rentabilidade de alguns papéis.
______ é o índice de preços divulgado pelo IBGE que abrange famílias entre 1 e 40 salários mínimos. IPCA é o índice de preços divulgado pelo IBGE que abrange famílias entre 1 e 40 salários mínimos.
______ é o índice de preço divulgado pela FGV composto por: 60% Índice de Preço do Atacado (IPA) 30% Índice de Preço ao Consumidor (IPC) 10% Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) IGP-M é o índice de preço divulgado pela FGV composto por: 60% Índice de Preço do Atacado (IPA) 30% Índice de Preço ao Consumidor (IPC) 10% Índice Nacional de Custo de Construção (INCC)
O Índice de Mercado ANBIMA (IMA) é composto pelos Índices: 1) _____ 2)_____ 3)_____ 4)_____ O Índice de Mercado ANBIMA (IMA) é composto pelos Índices: 1) IMA-B 2) IMA-C 3) IRF-M 4) IMA-S
____ é o índice ANBIMA composto por NTN-B, títulos públicos de rendimento real atrelados ao IPCA. IMA-B é o índice composto por NTN-B, títulos públicos de rendimento real atrelados ao IPCA.
____ é o índice ANBIMA composto por NTN-C, títulos públicos de rendimento real atrelados ao IGP-M. IMA-C é o índice composto por NTN-C, títulos públicos de rendimento real atrelados ao IGP-M.
____ é o índice ANBIMA composto por LTN e NTN-F, títulos públicos de rendimento nominal prefixados com ou sem pagamento de cupons. IRF-M é o índice composto por LTN e NTN-F, títulos públicos de rendimento nominal prefixados com ou sem pagamento de cupons.
____ é o índice ANBIMA composto por LFT, títulos públicos pós-fixados atrelados à SELIC. IMA-S é o índice ANBIMA composto por LFT, títulos públicos pós-fixados atrelados à SELIC.
Além do IMA, os demais índices de mercados divulgados pela ANBIMA são: 1)___________ 2)___________ 3)___________ Além do IMA, os demais índices de mercado divulgados pela ANBIMA são: 1) IDkA 2)IHFA 3)IDA
O índice IDkA significa I________ de D_______ C_______ ANBIMA O índice IDkA significa ÍNDICE de DURAÇÃO CONSTANTE ANBIMA
O índice IHFA significa I_________ de H_______ F_______ ANBIMA O índice IHFA significa ÍNDICE de HEDGE FUND ANBIMA
O índice IDA significa I_______ de D______ ANBIMA O índice IDA significa ÍNDICE de DEBÊNTURES ANBIMA
____ é o índice ANBIMA que representa uma série de índices de Renda Fixa que reflete o comportamento dos Títulos Públicos prefixados atrelados ao IPCA. IDkA é o Índice ANBIMA que representa uma série de índices de Renda Fixa que reflete o comportamento dos Títulos Públicos prefixados atrelados ao IPCA.
____ é o índice ANBIMA composto por uma carteira teórica de fundos multimercados do segmento de Hedge Funds. IHFA é o índice ANBIMA composto por uma carteira teórica de fundos multimercados do segmento de Hedge Funds.
_____ é o índice ANBIMA composto pelas Debêntures precificadas pela Associação. IDA é o índice ANBIMA composto pelas Debêntures precificadas pela Associação.
TIR (T___ I___ de R___) é a taxa que determina a rentabilidade de um investimento. TIR (TAXA INTERNA DE RETORNO) é a taxa que determina a rentabilidade de um investimento.
_________________ é o quanto o investidor deixa de ganhar com um investimento ao optar por outro. CUSTO DE OPORTUNIDADE é o quanto o investidor deixa de ganhar com um investimento se optar por outro.
Um investimento é atrativo se a TIR for _____ que o Custo de Oportunidade. Um investimento é atrativo se TIR for MAIOR que o Custo de Oportunidade.
No Brasil, as taxas ___ e _____ são tidas como "Taxas Livres de Risco". No Brasil, as taxas DI e SELIC são tidas como "Taxas Livres de Risco".
Uma empresa capta recursos via: 1) Capital de Terceiros: Emissão de ______ 2) Capital Próprio: Emissão de ______ Uma empresa capta recursos via: 1) Capital de Terceiros: Emissão de DÍVIDA 2)Capital Próprio: Emissão de AÇÕES
A rentabilidade das ações é ______, ao passo que emissão de dívida é ______ arriscada. A rentabilidade das ações é MAIOR, ao passo que a emissão de dívida é MAIS arriscada.
WACC significa W_____ A______ C_____ of _____, ou em português Custo Médio Ponderado de Capital. WACC significa WHEIGHTED AVERAGE COST of CAPITAL, ou em português Custo Médio Ponderado de Capital
WACC é composto pela soma da parcela de Capital _____ e de ______ da firma, este último descontado do ___, ponderados pelos respectivos ______. WACC é composto pela soma da parcela de Capital PRÓPRIO e de TERCEIROS da firma, este último descontado do IR, ponderados pelos respectivos CUSTOS.
Uma empresa que possui só capital próprio terá um WACC _____. Uma empresa que possui só capital próprio terá um WACC ALTO.
Retorno ______ é a rentabilidade passada de um ativo e Retorno _____ é a média destas rentabilidades. Retorno HISTÓRICO é a rentabilidade passada de um ativo e Retorno ESPERADO é a média destas rentabilidades.
A TR (T___ R______) representa a TBF (T___ B____ F_______), calculada em função do CD__, deduzida de um redutor R estipulado pelo ______. A TR (TAXA REFERENCIAL) representa a TBF (TAXA BÁSICA FINANCIRA), calculada em função do CDB, deduzida de um redutor R estipulado pelo BACEN.
O IGP-M é composto por: 60% __________ 30% __________ 10% __________ O IGP-M é composto por: 60% ÍNDICE DE PREÇO POR ATACADO (IPA) 30% ÍNDICE DE PREÇO AO CONSUMIDOR (IPC) 10% ÍNDICE NACIONAL DE CUSTO DE CONSTRUÇÃO (INCC)
O período de cálculo do IGP-M é entre o dia ___ do mês anterior e o dia ___ do mês vigente. O período de cálculo do IGP-M é entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês vigente.
O período de cálculo do IGP-DI é entre o dia ___ e o dia ___ do mês vigente. O período de cálculo do IGP-DI é entre o dia 1º e o dia 30 do mês vigente.
A Taxa Real Líquida, quando se desconta inflação e tributação, será: A Taxa Real Líquida, quando se desconta inflação e tributação, será:
______ e ______ é a conta do BP que equilibra eventuais discrepâncias entre débitos e créditos. ERROS e OMISSÕES é a conta do BP que equilibra eventuais discrepâncias entre débitos e créditos.
______ da _______ _______ é a conta do BP que representa a variação nas Reservas Internacionais. HAVERES da AUTORIDADE MONETÁRIA é a conta do BP que representa a variação nas Reservas Internacionais.
Conta de ______ é o componente do BP que contabiliza as transferências de patrimônios, além de marcas e patentes. Conta de CAPITAIS é o componente do BP que contabiliza as transferências de patrimônios, além de marcas e patentes.
Show full summary Hide full summary

Similar

3º Setor, Economia Social, Economia Solidária e Economia Popular: traçando fronteiras conceituais
anapaulasantos05
SmartStudy Flash Cards - Estrutura do Sistema Financeiro Nacional
Jáder da Mota Mendonça
Contabilidade Geral
Leonardo Lisboa
Economia e Mercado
Matheus Miranda
Economia da China
Vitor Gomes
10 princípios de Economia
Duitser2503
Microeconomia - Demanda, Oferta e Equilíbrio
Débora Bastos
Panorama econômico da América Latina
Carolina Foganholo
Microeconomia - introdução
Luísa GT
China- aspectos gerais
Carolina Foganholo
Sistemas econômicos: capitalismo e socialismo - 8o ano
MAGNUN VOGES