Fonologia

Description

crase Português Flashcards on Fonologia, created by claudia caldas on 15/02/2016.
claudia caldas
Flashcards by claudia caldas, updated more than 1 year ago
claudia caldas
Created by claudia caldas about 8 years ago
20
0

Resource summary

Question Answer
Fonológia É a parte da Gramatica que estudo os sons.
Mórfico São formas
Sintático Organização
Léxico É todo o conjunto de palavras que as pessoas de uma determinada língua têm à sua disposição para expressar-se, oralmente ou por escrito. Léxico pode ser definido como o acervo de palavras de um determinado idioma.
O Dígrafo constitui. ocorre quando duas letras são usadas para representar um único fonema (di = dois + grafo = letra).
Quantos tipos de Dígrafos há? Há dois tipos: Consonantais: gu, qu, ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç,xc,xs. incluem-se tb. am, an, em, en, im, in, om, on, um, un Vocálicos nasais: a,e,i,o,u seguidos de M ou N na mesma sílaba. (que representam vogais nasais), gu e qu antes de <e>e de , e tb. ha, he, hi, ho, hu e, em palavras estrangeiras, th, ph, nn, dd, ck, oo etc.].
Difono O som KS representada pela letra X. Ex.: tóxico (tóksico), tórax (tóraks).
CUIDADO!!! M e o N usada após as vogais são fonemas NÃO, estão apenas nasalizando-as, " Não são fonemas nem consoante". Ex.: menta. Não caia nessa são apenas nasalização da vogal, como se fossem um ~. Porém antes da vogal ai sim são vogal Ex.: Fa-bi-a-na.
Dígrafo quanto aos números Sempre que uma palavra tiver dígrafo, o números de letras ser maior que o números de fonemas.
Classificação dos Fonemas O s fonemas são classificados em três tipos: VOGAIS, SEMIVOGAIS, CONSOANTES.
Fonemas vocálicos E e O? São pronunciados respectivamente, como i ou U quando terminam a palavra, Ex.: pente (penti), ovo (ovu).
Semivogais Têm o som de I e U ( apoiados em uma vogal, na mesma sílaba). São mais FRACO na pronúncia que a vogais. São representadas pelas letras I,U,E,O,M,N,W, Y.
SÍLABA Normalmente, um grupo de fonemas centrados numa vogal. Expressa numa só emissão de voz.
Quanto ao número de silaba? 1. MONOSSÍLABAS; 2. DISSÍLABAS: 3. TRISSÍLABAS; 4.POLISSÍLABAS.
TONICIDADE É a sílaba mais forte, se houver acento agudo ou circunflexo em uma das vogais ai estará a sílaba tônica.
Quanto a posição da sílaba tônica, as palavras pode ser: OXÍTONAS: última sílaba tônica; PAROXÍTONAS: penúltima PROPAROXÍTONA: antepenúltima PRO/PAR/OXÍTONA
ENCONTROS VOCÁLICOS É o contanto entre fonemas vocálicos. há três tipos: Hiato, Ditongo, Tritongo.
HIATO Quando há o encontro de duas vogais, que acabam ficando na mesma palavra mas em sílabas separadas. Ex.: sa-í-da; ra-i-nha.
FALSO HIATO Em palavras com a sequência V+SV+V, como (praia , meio, jóia) ocorre o falso hiato, isto porque PRAI-a, apresenta uma semivogal (i) separada da vogal (a), ocorre o fenômeno glide, isto é, cada uma das palavras apresenta 2 ditongos pois a a semivogal (i) se prolonga até a sílaba seguinte.
Ditongo: Crescente: SV+V Decrescente: V+SV O encontro de duas letras com sons vocálicos, em uma mesma palavra e na mesma sílaba. Neste caso, uma é caracterizada como vogal (a mais forte, tônica) e a outra como semivogal (a mais fraca, átona). Ex.: série, próprio, nódoa, mágoa, série, quadro, área, páreo
TRITONGOS É a união de SV+V+SV É a sequência de três letras com sons vocálicos pertencentes à mesma sílaba de uma determinada palavra, sendo que a primeira é uma semivogal, a segunda uma vogal, e a terceira uma semivogal. Paraguaí, quão.
CUIDADOS com Tritongos. O M dos ex.: de tritongos é sempre uma semivogal. Logo não pensem que enxáguem e deságuam UEM e UAM forma ditongos crescentes nasais são tritongos SV+V+SV.
ENCONTROS CONSONANTAIS: Perfeitos e Imperfeitos É o nome que se dá à reunião de duas ou mais consoantes, sem vogal entre elas. Perfeitos: inseparáveis ficam na mesma sílaba; Geralmente possui consoante + R Imperfeitos: separáveis, pois não ficam na mesma sílaba.
ENCONTROS CONSONANTAIS OBS.: Não confunda encontro consonantal com dígrafo consonantal! Ex.: campo (o M nasaliza a vogal anterior; não é consoante, é só uma marca de nasalização; não forma encontro consoante com P!).
Separação silábica (SEPARAM-SE) HIATO: RU - Í - NA, PA- RA - Í - SO; DÍGRAFO: (RR, SS, SC, SÇ, XC, XS); ENCONTROS CONSONANTAIS, que não iniciam imediatamente as palavras (PC, BD, CC, CÇ, TN, BM, BST, SP, CT, PT, SC, SF, MN, BR ETC). OP-ÇÃO; FIC-ÇÃO.
Separação silábica ( NÃO SE SEPARAM) DITONGOS E TRITONGOS A - RAC - NÓI - DE - O (proparoxítona!); cau - sa; gra - tui - to; men - tiu.
Separação silábica ( NÃO SE SEPARAM) DÍGRAFO LH, NH, CH, QU, GU "Gu" e "qu" são dígrafos somente quando, seguidos de "e" ou "i", representam os fonemas /g/ e /k/: guitarra, aquilo. Nesses casos, a letra "u" não corresponde a nenhum fonema. Em algumas palavras, no entanto, o "u" representa um fonema semivogal ou vogal (aguentar, linguiça, aquífero...) Nesse caso, "gu" e "qu" não são dígrafos. Também não há dígrafos quando são seguidos de "a" ou "o" (quase, averíguo).
Obs. Separação de sílabas Quando a palavra for seguida de um conjunto de consoantes, separar-se-á a última da penúltima: tungs-té-nio, felds-pa-to, sols-tí-cio, pers-pi-caz. CUIDADO: quat-zo, me-tem-psi-co-se.
ORTOEPIA ou ORTOÉPIA Trata-se da pronúncia adequada da palavras.
PROSÓDIA Trata-se, basicamente, da correta acentuação tônica, ou seja, da posição adequada da sílaba tônica. Qdo alguém comete um desvio da prosódia damos o nome de silabada.
Sintagma O termo sintagma designa uma sequência hierarquizada de elementos linguísticos, que compõe uma unidade na sentença. Vale destacar que, em função do tipo de unidade que os constitui, os sintagmas denomina-se: nominal ou verbal.
Sintagma Nominal Aquela competente professora explica pacientemente variados conceitos. É importante elucidar que a sentença acima se compõe de duas unidades maiores, a saber: Sujeito: Aquela competente professora Predicado: explica pacientemente variados conceitos. O sujeito apresenta três palavras: “aquela” - pronome demonstrativo que o determina [chamado de DET]; “competente” – adjetivo que o qualifica [chamado de “qualificador” (QUA) ou de Modificador (MOD)]; “professora” - o seu núcleo (palavra principal), representada pelo nome (N) [substantivo]. Vale enfatizar que toda unidade, cujo núcleo é um nome (um substantivo), é intitulada “Sintagma Nominal”. Nesse contexto, há dois sintagmas nominais na sentença analisada: SN¹: Aquela competente professora SN²: variados conceitos. (presente no predicado - núcleo “conceitos”).
Sintagma Verbal (toma-se como exemplo a sentença anterior) O Sintagma Verbal (SV) compõe o predicado: “explica pacientemente variados conceitos.” O núcleo do predicado é o verbo (V) significativo “explica”, cuja ideia é modificada (MOD) pelo advérbio de modo “pacientemente”. Cabe frisar que o sintagma verbal pode ter o significado complementado por sintagma nominal: “variados conceitos”.
Uma visualização mais precisa dos constituintes de uma sentença, por ser feita pela construção de uma árvore sintática, cujos “galhos” indicam a hierarquia instaurada entre os referidos constituintes:
Sintaxe É a parte da gramática que estuda a disposição (função) das palavras na frase no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si.
Análise sintática Cada palavra da oração é chamada de termo da oração. Termo é a palavra considerada de acordo com a oração a função sintática que exerce na oração. Também chamados de termos "fundamentais", são representados pelo sujeito e predicado.
Show full summary Hide full summary

Similar

Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
Gramática - Fonologia: Quiz II
tiago meira de almeida
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza