Questões de Biologia (UNICAMP 2013, 2012 e 2011)

Description

Biologia Flashcards on Questões de Biologia (UNICAMP 2013, 2012 e 2011), created by arthur_endo on 08/01/2014.
arthur_endo
Flashcards by arthur_endo, updated more than 1 year ago
arthur_endo
Created by arthur_endo over 10 years ago
6920
70

Resource summary

Question Answer
Cerca de 70% da superfície da Terra é coberta por água do mar e abaixo dessa superfície a água atinge uma profundidade média de 3,8 quilômetros. Os ecossistemas marinhos abrigam grande biodiversidade, mas parte dela vem sendo ameaçada pela pesca predatória. Na tentativa de controlar o problema, medidas governamentais têm sido adotadas, como a proibição da pesca em período reprodutivo e a restrição do uso de redes de malhas finas. a) Como a proibição da pesca em período reprodutivo e como a restrição a redes de malhas finas minimizariam o problema da pesca predatória, contribuindo para a sustentabilidade da pesca? Explique. b) Monte uma cadeia alimentar típica dos oceanos, considerando a presença de quatro níveis tróficos. a) (2 pontos) A proibição da pesca de animais em período reprodutivo evita que indivíduos que ainda não se reproduziram sejam pescados, e a não utilização de redes de malhas finas impede a pesca de juvenis, propiciando a estabilidade numérica da população e mantendo o estoque pesqueiro. b) (2 pontos) Fitoplâncton (primeiro nível trófico) → zooplâncton (segundo nível trófico) → peixe (terceiro nível trófico) → golfinho, foca ou tubarão (quarto nível trófico)
Um zoólogo recebeu um animal marinho encontrado em uma praia. Ao tentar identificá-lo com o auxílio de uma lupa, o pesquisador notou, na superfície corporal do animal, a presença de espinhos e de estruturas tubulares, identificadas como pés ambulacrais. a) Com base nesses elementos da anatomia externa, determine o filo a que pertence o animal em análise. Nomeie uma classe desse filo e dê um exemplo de um animal que a represente. b) Explique como ocorre a reprodução dos animais pertencentes a esse filo. a) (2 pontos) Os pés ambulacrais são estruturas externas típicas do filo Echinodermata. As classes desse filo são Asteroidea (estrelas-do-mar), Crinoidea (lírios-do-mar), Echinoidea (ouriços-do-mar e bolachas-da-praia), Holothuroidea (pepinos-do-mar) e Ophiuroidea (serpentes-do-mar). A indicação de uma dessas classes com exemplo adequado responde à parte final da questão. b) (2 pontos) Os equinodermos têm sexo separado, ou seja, são dioicos e podem se reproduzir assexuadamente, por regeneração, ou sexuadamente. Na reprodução sexuada, os óvulos e espermatozoides são eliminados na água, ocorrendo, portanto, fecundação externa. O desenvolvimento é indireto, podendo haver uma ou mais formas larvais.
a) (2 pontos) A dispersão das sementes da paineira é feita pelo vento e ocorre no inverno da Região Sudeste por ser uma época mais seca e com ventos, o que possibilita que a paina com a semente seja carregada através de grandes distâncias. b) (2 pontos) Frutos carnosos e vistosos atraem animais, que veem neles uma fonte de alimento. Alimentando-se desses frutos, os animais promovem a dispersão de suas sementes pelo ambiente, principalmente pela eliminação de sementes nas fezes.
Os tubarões e os golfinhos são semelhantes quanto ao formato corpóreo, como pode ser notado nas figuras abaixo. Tal semelhança, no entanto, não reflete proximidade filogenética. a) Dado que a semelhança apontada entre os tubarões e os golfinhos não pode ser explicada por ancestralidade comum, a que ela se deve? Explique o processo que originou tal semelhança. b) Diferencie os tubarões dos golfinhos quanto ao sistema respiratório e quanto à estrutura do coração. a) (2 pontos) A semelhança entre tubarões e golfinhos se deve ao processo denominado convergência adaptativa. O ambiente aquático selecionou, de maneira independente nos grupos animais em questão, formas corpóreas semelhantes, que favorecem sua locomoção no ambiente aquático. b) (2 pontos) Os golfinhos apresentam respiração pulmonar, enquanto nos tubarões a respiração é branquial. O coração dos golfinhos tem quatro câmaras e o dos tubarões, apenas duas.
Os fungos são organismos eucarióticos heterotróficos unicelulares ou multicelulares. Os fungos multicelulares têm os núcleos dispersos em hifas, que podem ser contínuas ou septadas, e que, em conjunto, formam o micélio. a) Mencione uma característica que diferencie a célula de um fungo de uma célula animal, e outra que diferencie a célula de um fungo de uma célula vegetal. b) Em animais, alguns fungos podem provocar intoxicação e doenças como micoses; em plantas, podem causar doenças que prejudicam a lavoura, como a ferrugem do cafeeiro, a necrose do amendoim e a vassoura de bruxa do cacau. Entretanto, os fungos também podem ser benéficos. Cite dois benefícios proporcionados pelos fungos. a) (2 pontos) Os fungos têm parede celular, ausente nas células animais, e não apresentam cloroplasto, que está presente nas células vegetais. Outra diferença entre as células de fungos e as vegetais se refere à constituição da parede celular, que é composta por quitina nos fungos e celulose nos vegetais. b) (2 pontos) Alguns fungos podem ser usados como alimento, outros participam da produção de itens alimentícios dependentes do processo de fermentação ou ainda da obtenção de fármacos. Os fungos são também importantes decompositores de matéria orgânica.
A história da doença de Chagas se inicia com uma tripla descoberta, ocorrida no interior de Minas Gerais. Em abril de 1909, Carlos Chagas (1878-1934) comunicou ao mundo científico a descoberta de uma nova doença humana. O agente causal da doença e seu vetor também haviam sido por ele identificados, ao final de 1908. A descoberta de Chagas, considerada única na história da medicina, constitui um marco decisivo na história da ciência e da saúde brasileiras, trazendo uma contribuição inovadora ao campo emergente da medicina tropical e dos estudos sobre as doenças parasitárias transmitidas por insetos. A doença de Chagas ainda preocupa, principalmente os moradores de Abaetetuba, no nordeste do Pará. De acordo com a Secretaria de Saúde do Pará, só em agosto deste ano foram registrados 18 casos na região associados ao consumo de açaí. No total, 365 casos foram contabilizados de janeiro a agosto de 2012. Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a transmissão dessa doença já foi relacionada ao consumo de garapa. a) Indique o agente causal da doença de Chagas e seu vetor descritos pelo pesquisador em 1908-1909. Explique a forma de transmissão dessa doença para humanos descrita por Chagas. b) Explique como o consumo de açaí ou de garapa pode transmitir essa parasitose. Como seria possível impedir essa via de transmissão ao consumir esses alimentos? a) (2 pontos) n c b o e A forma clássica de tra protozoário Trypanosom das formas parasitárias n smissão da a. cruzi defe Provas Comentadas • Ciências da Natureza • 2a Fase doença para ca ao picar humanos o homem e orre por via vetorial. O ste, ao coçar a região pi arbeiro infe cada, promo ctado com o ve a entrada das formas parasitarias na pele. b) (2 pontos) A ingestão de açaí ou de garapa contaminados com as fezes do inseto transmite a doença. Para impedir essa via de transmissão do protozoário, os alimentos devem ser muito bem lavados e, se possível, escovados, desinfetados ou pasteurizados.  
a) (2 pontos) O padrão de herança da cor vermelha da pétala é autossômico dominante e o de folhas rugosas é autossômico recessivo, pois os indivíduos duplo-heterozigotos de F1 apresentam pétalas vermelhas e folhas lisas. b) (2 pontos) A proporção de BbRr em F2 é de 1⁄4 (ou 4/16 ou 25%). Para justificar a afirmação, o candidato poderia calcular a probabilidade de uma planta de F2 ser Bb (1/2) e a de que ela seja Rr (1/2), e indicar que a probabilidade de uma planta de F2 ser BbRr é calculada pela multiplicação das probabilidades anteriores (1⁄2 x 1⁄2 = 1⁄4). O candidato poderia, alternativamente, apresentar o quadro de Punnett, mostrando a constituição genotípica de F2 e indicando os genótipos duplo-heterozigotos.
A endotermia surgiu ao longo da evolução como uma importante estratégia de sobrevivência. A rapidez na resposta a estímulos externos garante aos endotérmicos uma relevante vantagem adaptativa em relação aos ectotérmicos. Alguns estudos teóricos têm estimado, por exemplo, que o homem seria pelo menos dez vezes mais lento se não fosse capaz de manter sua temperatura corpórea constante e relativamente alta (em torno de 37oC). Por outro lado, o consumo de energia de um animal endotérmico é muito maior do que o de um animal ectotérmico de igual tamanho e peso. a) Compare o comportamento de um mamífero e o de um lagarto em duas situações que permitam demonstrar as vantagens evolutivas associadas à endotermia. b) A energia necessária para um vertebrado endotérmico manter seu metabolismo é fornecida pelos alimentos. O amido é uma importante fonte energética e está presente em vários alimentos. Explique como ocorre a digestão do amido e indique quais são as menores moléculas resultantes dessa digestão. a) (2 pontos) Diferentes situações podem ser consideradas nessa questão. Abaixo estão listadas algumas possibilidades de resposta. Um mamífero (animal endotérmico) em situação de perigo (por exemplo, ameaça de predação) consegue fugir mais rapidamente, já que seu metabolismo permite rápida resposta, enquanto o lagarto (animal ectotérmico) seria mais vulnerável ao perigo iminente, pois sua resposta é mais lenta e dependente das condições ambientais. (Poderia ser também considerada uma situação de obtenção de alimento que exigisse habilidade e rapidez.) Em uma condição de frio intenso, o mamífero (animal endotérmico) consegue manter fisiologicamente sua temperatura corporal constante, sem a necessidade de grandes alterações de comportamento, já o lagarto (animal ectotérmico) ajusta sua temperatura corporal por meio de estratégias comportamentais, procurando lugares ensolarados ou locais mais quentes, ficando, portanto, mais vulnerável do que o mamífero. (Poderia ser também considerada uma situação de calor intenso, em que o lagarto teria que buscar lugares com temperaturas mais amenas.) b) (2 pontos) Para responder a esse item, era essencial citar a participação da amilase salivar e da amilase pancreática na digestão do amido. As menores moléculas resultantes dessa digestão são moléculas de glicose.
Um dos grupos mais numerosos de artrópodes, os insetos, passou a ocupar o ambiente terrestre. Algumas estruturas foram relevantes para que os insetos conquistassem a terra firme e ocupassem vários espaços do planeta, passando a ter importância ecológica e influência na economia. a) Indique duas estruturas que possibilitaram a conquista do meio terrestre e explique por que elas foram importantes. b) De que forma os insetos exercem influência ecológica e econômica? a) (2 pontos) Entre as estruturas que possibilitaram que os insetos conquistassem o ambiente terrestre, podem-se citar: os espiráculos, orifícios encontrados ao longo do abdômen do inseto e por onde penetra o ar; as traqueias, que são tubos ocos que partem dos espiráculos levando o oxigênio para todas as partes do corpo; a presença de exoesqueleto quitinoso, que tem papel impermeabilizante, minimizando a perda de água, além de ter papel de proteção mecânica; as asas, que permitiram a ocupação e disseminação dos insetos em várias regiões do planeta; as pernas articuladas, que permitiram a locomoção e a ocupação em várias regiões do planeta e os Túbulos de Malpighi, que permitiram aos insetos realizar excreção com menos perda de água. b) (2 pontos) Os insetos demonstram importância ecológica através da polinização, como controle biológico de pragas e também porque fazem parte da teia alimentar. A influência econômica se dá através da produção, a partir do bicho da seda, do fio de seda para ser usado na indústria têxtil; do controle biológico de pragas; da comercialização de mel produzido pelas abelhas.
a) (2 pontos) A interação biótica que aconteceu no experimento foi de herbivoria ou predação. A conclusão que pode ser tirada quando se comparam as curvas B e C é que a presença do ouriço-do-mar causou um efeito maior na limitação da presença e na distribuição das algas do que a presença dos mexilhões. b) (2 pontos) Outros fatores bióticos que podem ser considerados limitadores para a distribuição de espécies são: disponibilidade do alimento, parasitismo, competição, entre outros.
A maior parte dos copinhos de café, copos de água e mamadeiras é feita de policarbonato com bisfenol A, substância que é liberada quando algum líquido quente é colocado nesses recipientes. O bisfenol A é um composto químico cuja estrutura molecular é muito semelhante à do hormônio estrógeno. A ingestão do bisfenol A pode resultar em alterações do ciclo menstrual e também causar alterações no amadurecimento sexual principalmente em adolescentes do sexo feminino. a) Considerando a semelhança do bisfenol A com o estrógeno e a sua presença em adolescentes, explique como o bisfenol A poderia influenciar no amadurecimento sexual desses adolescentes e no espessamento do endométrio no início do ciclo menstrual. b) Embora o amadurecimento sexual ocorra para meninos e meninas em torno dos 12 anos, no sexo feminino a divisão celular meiótica começa muito antes e pode durar décadas. Quando esse processo de divisão começa no sexo feminino e por que essa divisão pode ser tão longa? a) (2 pontos) Como o bisfenol tem uma estrutura semelhante à do estrógeno, em doses aumentadas no organismo poderia acelerar o processo de amadurecimento sexual, fazendo com que ocorra precocemente. Também poderia causar um aumento do espessamento de endométrio no início do ciclo menstrual. b) (2 pontos) Esse processo começa ainda na vida intrauterina. É um processo bastante longo, porque, embora as etapas iniciais ocorram ainda antes do nascimento, a meiose fica interrompida até que ocorra o estímulo hormonal para que a ovulação aconteça, o que se dá a partir da adolescência. Esse processo só vai se completar quando ocorrer a fecundação, ou seja, pode levar bastante tempo.
A cirrose hepática é uma séria enfermidade que frequentemente surge do hábito de ingerir bebida alcoólica. O álcool pode alterar várias estruturas do fígado, como ductos biliares e as células produtoras de bile, além de causar acúmulo de glóbulos de gordura. a) Qual a importância da bile para o processo de digestão e em que parte do tubo digestório a bile é lançada? b) Outra função realizada pelo fígado é a produção e armazenamento de glicogênio. Espera-se que esse processo ocorra depois de uma refeição ou após um longo período de jejum? Qual a importância do armazenamento do glicogênio? a) (2 pontos) A importância da bile consiste na sua composição, já que contém substâncias que emulsionam a gordura para que elas possam ser digeridas por enzimas. Ela é lançada no intestino delgado (duodeno). b) (2 pontos) A produção de glicogênio ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão altos, o que é esperado ocorrer após as refeições. A importância da produção e armazenamento de glicogênio é que em situações de déficit de glicose ele poderá ser degradado e a glicose ser lançada no sangue para servir de fonte de energia. Outra importância do armazenamento do glicogênio é que serve para controlar os níveis de glicemia no sangue.
a) (2 pontos) A atividade de destoxificação predomina na célula A porque essa célula tem REL bem mais desenvolvido, se comparado com a célula B; já na célula B predomina a atividade de secreção, porque tem RER e CG mais desenvolvidos. b) (2 pontos) O resultado desse experimento pode ser confirmado pelos dados da tabela, que indica uma maior extensão da membrana externa e da membrana interna mitocondrial na célula A do que na célula B.
a) (2 pontos) A frequência do alelo HbS tende a aumentar, porque os indivíduos heterozigotos nessas áreas com alta incidência de malária têm uma vantagem adaptativa e, portanto, são favorecidos pela seleção natural, deixando descendentes que contribuem para o aumento da frequência de HbSna população. b) (2 pontos) A probabilidade de ter outro(a) filho(a) com anemia falciforme é de 1⁄4 , pois os pais são heterozigotos, já que tiveram um filho com anemia falciforme. Assim, a chance de cada um fornecer o alelo HbS para o(a) filho(a) é de 1⁄2e,portanto,achancedenascerumhomozigoto HbSHbSéde1⁄4(1⁄2x1⁄2).
A malária é a principal parasitose dos países tropicais. Segundo a Organização Mundial de Saúde, há mais de 200 milhões de casos de malária a cada ano e 500 mil deles ocorrem no Brasil. Até hoje, a principal forma de combate à malária consiste no controle do vetor de seu agente etiológico. No entanto, em estudo publicado na revista Science em setembro de 2011, cientistas anunciaram que vacinas produzidas a partir de células inteiras do agente causador da malária, depois de submetidas a uma dose letal de radiação γ, deram bons resultados em estudos preliminares realizados inclusive com humanos. a) Qual é o agente causador da malária? Equal é o seu vetor? b) Qual é a importância do tratamento das células dos agentes causadores da malária com dosagem letal de radiação? Como células mortas podem agir como vacina? a) (2 pontos) O agente causador da malária é o protozoário do gênero Plasmodium, e o vetor é o mosquito Anopheles. b) (2 pontos) A importância da radiação com dose letal é impedir que o protozoário permaneça vivo e cumpra seu ciclo de vida. As células mortas podem agir como vacina porque componentes das células mortas, ao serem administrados a um organismo, podem ser reconhecidos como antígenos e estimular a produção de anticorpos.
a) (2 pontos) O esquema que se refere ao eucarioto é o esquema II, porque apresenta introns. As etapas 1 e 2 do esquema I ocorrem no citoplasma, enquanto as etapas 3 e 5 do esquema II ocorrem, respectivamente, no núcleo e no citoplasma. b) (2 pontos) A etapa que corresponde à remoção de introns é a etapa 4. A remoção diferencial de introns pode acarretar a produção de diferentes peptídeos porque serão formados diferentes RNAs mensageiros, compostos por distintas regiões codificadoras. Dessa forma, a tradução desses RNAs levará a diferentes peptídeos.
Doenças graves como o botulismo, a lepra, a meningite, o tétano e a febre maculosa são causadas por bactérias. As bactérias, no entanto, podem ser úteis em tecnologias que empregam a manipulação de DNA, funcionando como verdadeiras “fábricas” de medicamentos como a insulina. a) Explique como a bactéria pode ser utilizada para a produção de medicamentos. b) O botulismo e o tétano decorrem da ação de toxinas produzidas por bactérias que são adquiridas de diferentes formas pelos seres humanos. Como pode ocorrer a contaminação por essas bactérias? a) (2 pontos) Segmentos de DNA com informação para produzir determinado polipeptídeo (medicamento) podem ser inseridos no plasmídio de bactérias, constituindo um DNA recombinante. Essas bactérias passam, então, por várias divisões celulares, aumentando a quantidade de material genético com informação para sintetizar determinado fármaco. Esse segmento de DNA começa a transcrever, produzindo RNAm para sintetizar o polipeptídeo. b) (2 pontos) O botulismo é contraído ao se ingerir enlatados mal conservados, salsichas, bolinhos de carne, camarão contaminados. O tétano é contraído quando se tem ferimentos profundos na pele, que entrem em contato com terra ou com objeto contaminado com esporos da bactéria.
Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a habitar o meio terrestre. Provavelmente surgiram de peixes crossopterígeos que eventualmente saíam da água à procura de insetos. Antes de ganharem o meio terrestre, esses ancestrais dos anfíbios passaram por modificações em sua estrutura e em sua fisiologia. a) Mencione duas modificações importantes nessa transição. b) Os anfíbios são classificados em três ordens: Gymnophiona ou Apoda (cobras cegas), Urodela (salamandras) e Anura (sapos, rãs e pererecas). Mencione uma característica exclusiva de cada uma delas. a) (2 pontos) Desenvolvimento dos pulmões para utilizar o oxigênio do ar, adaptação da epiderme com glândulas capazes de manter a pele constantemente úmida, desenvolvimento de membros para locomoção. b) (2 pontos) Apoda: ausência de membros locomotores, corpo cilíndrico, olho vestigial. Urodela: cauda desenvolvida. Anura: sem cauda, membros posteriores adaptados para o salto.
As aves migratórias voam muitas vezes a grandes altitudes e por longas distâncias sem parar. Para isso, elas apresentam adaptações estruturais e também fisiológicas, como a maior afinidade da hemoglobina pelo oxigênio. a) Explique a importância da maior afinidade da hemoglobina pelo oxigênio nas aves migratórias. b) Indique duas adaptações estruturais que as aves em geral apresentam para o voo e qual a importância dessas adaptações. a) (2 pontos) Como essas aves voam em altitudes em que o ar é mais rarefeito e, portanto, apresenta menor concentração de oxigênio, é importante que tenham hemoglobina com alta afinidade por oxigênio, a fim de aproveitar ao máximo as moléculas de oxigênio disponíveis. b) (2 pontos) Pena, saco aéreo, asas, esqueleto poroso (ossos pneumáticos). Penas: estruturas leves e resistentes, que facilitam o voo. Sacos aéreos: estruturas que se ligam a canalículos (parabrônquios) ligados aos pulmões. Asas: seu batimento é importante para a propulsão durante o voo. Esqueleto poroso: muito leve, pois suas cavidades são ligadas a canalículos ligados aos pulmões, permitindo grande circulação de ar.
A polinização geralmente ocorre entre flores da mesma planta ou entre flores de plantas diferentes da mesma espécie, caracterizando a polinização ou fecundação cruzada. Como a maioria das flores é hermafrodita (monóclina), há mecanismos que evitam a autopolinização (autofecundação). a) Explique um dos mecanismos que dificultam ou evitam a autopolinização. b) Qual a importância dos mecanismos que evitam a autopolinização? a) (2 pontos) − Amadurecimento de ovário e estames em épocas diferentes. (Dicogamia, que pode ser protoginia – pistilo, gineceu ou ovário amadurecem primeiro; ou protandria – estames amadurecem primeiro.) − Barreira física que impede a autofecundação (hercogamia). Um exemplo é a heterostilia, posição diferente entre estames e estigma. − Grãos de pólen de uma planta incompatíveis com pistilos de suas próprias flores (autoincompatibilidade genética). b) (2 pontos) Evitando a autofecundação, a planta força a fecundação cruzada, mecanismo que aumenta a possibilidade de se formarem novas combinações gênicas nos descendentes. 
s substâncias orgânicas que nutrem as plantas são produzidas por meio da fotossíntese em células dotadas de cloroplastos, localizadas principalmente nas folhas. Nesse processo, que tem a luz como fonte de energia, moléculas de água (H2O) e de gás carbônico (CO2) reagem, originando moléculas orgânicas. As moléculas de água são absorvidas principalmente através da raiz, e o CO2, através dos estômatos. a) A abertura dos estômatos depende de diversos fatores ambientais. Cite um fator ambiental que afeta a abertura estomática e explique como isso ocorre. b) Que processo permite que a planta utilize parte das substâncias orgânicas produzidas na fotossíntese como fonte de energia para suas células? Em que consiste esse processo? a) (2 pontos) Fatores ambientais: luminosidade, concentração de CO2 , disponibilidade de água. Na presença de luz ou com baixa concentração de CO2, havendo disponibilidade de água, ocorre a passagem de K+ das células subsidárias para as células-guarda, levando a um aumento na concentração desses íons, com consequente turgescência das células-guarda e abertura do ostíolo. b) (2 pontos) Respiração. Consiste na quebra da molécula de glicose em CO2 e H2O e armazenamento da energia das ligações químicas do açúcar em moléculas de ATP.
a) (2 pontos) Em água houve aumento de peso da fatia de batata porque esta é hipertônica em relação à água. Assim, moléculas de água passarão para o interior das células da batata. No caso da imersão em NaCl 5M, a água da batata vai sair, pois a fatia de batata está em um meio hipertônico.
a) (2 pontos) O fenótipo bico fino passou a ser favorecido ao longo do tempo, o que acarretou um aumento em sua frequência e consequente diminuição da frequência de indivíduos com bico largo. Esse fato pode estar relacionado com uma maior disponibilidade de presas mais facilmente obtidas pelas aves com bico fino, situação que não ocorria no início do período em estudo. b) (2 pontos) Ao longo do tempo, indivíduos com características adaptativas (favorecidos pelo ambiente) deixam maior número de descendentes também portadores dessas características, que passam a ser cada vez mais frequentes, permitindo que a espécie fique adaptada à nova condição ambiental.
a) (2 pontos) Apenas os tipos A e O, pois são os tipos sanguíneos cujas hemácias não têm aglutinogênio B, e por isso não ocorre aglutinação de hemácias por reação de antígeno B com a aglutinina anti-B presente no plasma de indivíduos de tipo sanguíneo A. b) (2 pontos) Se o filho é doador universal, seu genótipo é ii. Portanto, os genótipos da mãe e do pai são IAi e IBi, respectivamente, logo, a probabilidade de o casal ter um(a) filho(a) com tipo sanguíneo AB é de 25%.
Show full summary Hide full summary

Similar

Livros para Vestibular - Fuvest e Unicamp
GoConqr suporte .
Simulado ENEM - Ciências da Natureza
Nathalia - GoConqr
Revisão Para o ENEM em 20 dias
Alessandra S.
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
Alice Sousa
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Quiz Sobre Atualidades do Vestibular
Alessandra S.
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
sarahnjife
Provas anteriores de Vestibular - Unicamp 2014 - 1
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
Alice Sousa