Geografia - Escala e outros

Description

Noções de cartografia, rosa dos ventos, escala e regionalização.
Catarina Araújo
Flashcards by Catarina Araújo, updated more than 1 year ago
Catarina Araújo
Created by Catarina Araújo about 8 years ago
200
4

Resource summary

Question Answer
Geografia ♥ Vamos estudar?
Noções de cartografia: Quais são os outros nomes que damos ao Norte, Sul, Leste e Oeste? Norte: Setentrional e Boreal Sul: Meridional e Austral Leste: Oriental e Nascente Oeste: Ocidental e Poente
O que é escala? Escala é a relação entre a distância no mapa e a distância da realidade, ou seja, indica - nos quantas vezes a realidade foi reduzida.
O que é escala grande e escala pequena? Escala grande é quando tem o menor denominador, maior riquesa de detalhes e o espaço cartografado é menor. A escala pequena é quando o denominador é maior, tem menor riquesa de detalhes e o espaço cartografado é maior.
Como se calcula escala? D = distância real d = distância gráfica (distância no mapa) E = escala
De acordo com o mapa da ltália, a distância em linha reta entre os pontos A e B é de a) 72 km b) 200 km c) 720 km e) 7 200 km c) 720 km
Em um mapa de escala 1: 3 000 000, quantos cm serão necessários para representar uma reta de 150 km reais? Serão necessários 5 cm.
Desenhe no seu caderno a rosa dos ventos COMPLETA.
O que é regionalização? É uma delimitação de lugares do nosso Planeta que apresenta características semelhantes. Os critérios de regionalização podem ser naturais (clima, vejetação, relevo, etc) ou socioculturais (grupos linguísticos, atividades econômicas, regiões, etc).
Que tipo de regionalização foi utilizada para dividir o mundo em países do Norte e países do Sul? Geoeconômico
Defina: 1° mundo, 2° mundo e 3° mundo. REGIONALIZAÇÃO GEOPOLÍTICA 1° = países capitalistas de economia desenvolvida 2° = países socialistas de economia planificada 3° = países capitalistas menos desenvolvidos economicamente.
Dê 3 características dos países desenvolvidos. Elevada renda por pessoa, Elevado padrão de vida, Alto desenvolvimento tecnológico, sede de empresas transnacionais.
Dê 3 características dos países em desenvolvimento (emergentes). Baixa renda por pessoa, baixo padrão de vida, desenvolvimento tecnológico mediano, presença de indústrias.
Dê 3 características dos países menos desenvolvidos. Baixa renda por pessoa, baixo padrão de vida, grande dependência tecnológica, economia primária, subnutrição, analfabetismo.
Defina BRICS BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA, CHINA E ÁFRICA DO SUL
Se vc errou menos de 2, parabéns! Vc está pronta pra a prova. Se vc errou mais de 2, vai estudar mais, hein! Hora de descansar... UFA!
Show full summary Hide full summary

Similar

Geografia - Problemas ambientais e outros
Catarina Araújo
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo