Geografia - Problemas ambientais e outros

Description

Problemas ambientais, escala e IDH
Catarina Araújo
Flashcards by Catarina Araújo, updated more than 1 year ago
Catarina Araújo
Created by Catarina Araújo almost 8 years ago
817
30

Resource summary

Question Answer
Geografia - Revisão 2° prova Matéria: Problemas ambientais, Escala, Desafios ambientais do século XXI, A utilização dos recursos naturais, O desenvolvimento humano, IDH.
Aquecimento Global
O que é aquecimento global? Elevação das temperaturas médias decorrente da poluição atmosférica e do aumento do efeito estufa.
Causas, consequências e soluções Causas: Industrialização e queima de combustíveis fósseis Consequências: Alterações climáticas, derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos oceanos. Soluções: Diminuir o uso de combustíveis fósseis, usar biocombustíveis, colocar mais energia renováveis.
Protocolo de Kyoto
O que é o protocolo de Kyoto? É uma ideia para reduzir a emissão de gases em pelo menos 5, 2% em no mínimo 55 países e para isso, devem assinar o acordo.
Causas e consequências Causas: A grande quantidade de gases na atmosfera que favorece o efeito estufa. Consequências: Redução do efeito estufa,
Ilhas de calor
O que são as ilhas de calor? Ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.
Causas, consequências e soluções Causas: Pouca quantidade de plantas, poluição atmosférica, construção de prédios barrando a passagem de ventos, muitos automóveis. Consequências: Formação de ilhas de calor favorecem o aquecimento global. Soluções: Plantio de árvores, criação de parques e preservação de áreas verdes.
Chuva ácida
O que é a chuva ácida? Chuva ácida é um fenômeno atmosférico causado em escala local ou regional, pela precipitação de chuva carregada com grande quantidade de ácidos, resultante do lançamento de poluentes produzidos pelas atividades humanas.
Causas, consequências e soluções Causas: Queima de carvão nas fábricas, liberação de monóxido de carbono pelos automóveis. Consequências: Desmatamento das florestas, contaminação do solo, doenças respiratórias. Soluções: Diminuir a quant. das fábricas, diminuir o consumo d
Desmatamento
Causas, consequências e soluçôes Causas: Expansão agropecuária, atividade mineradora, crescimento da urbanização, maior número de queimadas, etc. Consequências: Perda da biodiversidade, erosão dos solos, extinção dos rios, desertificação, etc. Soluções: Reflorestamento.
Desertificação
Causas, consequências e soluçôes Causas: Desmatamento, técnicas agropecuárias impróprias, mineração, poluição, secas, etc. Consequências: Aumento das cheias, aumento da poluição hídrica, destruição da fauna e da flora, etc. Soluções: Recultivar plantas que ali existiam.
Poluição das águas
Causas, consequências e soluçôes Causas: Deterioração dos rios, contaminação por meio de esgotos, mineração sem controle. Consequências: Várias epidemias, sem acesso a água potável, sem saneamento básico.
Escala
1 - Considere um mapa geográfico cuja a escala é 1/15.000.000, e a distâncias em linha reta entre duas cidades é aproximadamente 7cm. Calcule a distância real. Resposta: 1050Km
2 - A distância real entre duas cidades é 25 km, e sua escala é 1/100.000. Calcule a distância no mapa. Resposta: 25 cm
3 - O que é escala grande e escala pequena? Escala grande é quando o denominador é menor, tem maior riqueza de detalhes e o espaço cartografado é menor. Escala pequena é quando tem o maior denominador, menor riqueza de detalhes e o espaço cartografado é maior.
A escala cartográfica representa a relação entre os territórios e as suas representações gráficas. Dessa forma, é possível dizer que, quanto maior for a escala, I. menor é a área representada; II. menor é o detalhamento das informações; III. menos evidente é a projeção cartográfica utilizada. A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são): a) I b) II c) III d) I e III e) II e III Resposta: Letra d)
IDH
O que é IDH? IDH é o índice de Desenvolvimento Humano, onde é medido qualidade de vida (saúde, escolaridade e padrão de vida), desenvolvimento humano e riqueza do país.
Fim ;
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo