Principais teorias evolutivas

Description

ENEM Biologia (Curso) Flashcards on Principais teorias evolutivas, created by Thalia Veiga on 04/04/2016.
Thalia Veiga
Flashcards by Thalia Veiga, updated more than 1 year ago
Thalia Veiga
Created by Thalia Veiga about 8 years ago
21
2

Resource summary

Question Answer
Criacionismo O criacionismo, dentro da teoria evolutiva, pregava que os organismos, como plantas e animais, teriam surgido da criação divina. Sendo assim, como para essas pessoas Deus havia criado tudo, nenhuma de suas características se modificariam ao longo do tempo. Logo, desde a criação até os tempos de hoje, os organismos não mudariam, permanecendo iguais.
Lamarckismo Jean-Baptiste Lamarck acreditava que, conforme um organismo usasse muito algum órgão, ele se desenvolveria cada vez mais. O contrário também ocorreria para ele: quão menos um organismo utilizasse um órgão, este atrofiaria de modo que poderia sumir em uma espécie. Esta teoria é chamada de Lei do Uso e Desuso.
Herança dos Caracteres Adquiridos Fala que as características desenvolvidas ou atrofiadas, segundo o Lamarckismo, passariam para os seus descendentes.
Darwinismo Charles Darwin é conhecido como o “pai da evolução”. Tal título se deve a uma grande descoberta que, até hoje, não foi refutada. A Teoria da Seleção Natural, a mais famosa das teorias evolutivas, onde os indivíduos que possuíam características que conferiam adaptações ao ambiente em que viviam teriam uma vantagem de sobrevivência. Sobrevivendo mais, reproduziriam-se mais e consequentemente passariam suas características para os seus descendentes – e cada vez mais estas características estariam presentes em uma população.
Neodarwinismo Também conhecida como Teoria Sintética da Evolução, o Neodarwinismo inclui conhecimentos genéticos à Seleção Natural. Nesta teoria evolucionista mais completa, novas características ocorriam devido a um “erro” genético, conhecido como mutação.
Mutação Na mutação, a leitura do código genético ocorre de maneira errada, podendo resultar em uma característica diferente da original. Essa nova característica poderia ser prejudicial ao organismo (podendo levá-lo à morte) ou benéfica (conferindo-lhe adaptação).
Show full summary Hide full summary

Similar

Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça
Cap. 01 - Sistemática e Classificação Biológica
renpv
Ecologia I
kyungsos