Classificação de cadeias

Description

cursinho Quimica Flashcards on Classificação de cadeias, created by Isadora Borges on 05/04/2016.
Isadora  Borges
Flashcards by Isadora Borges, updated more than 1 year ago
Isadora  Borges
Created by Isadora Borges about 8 years ago
24
2

Resource summary

Question Answer
O que é uma ligação sigma e pi? Ligação sigma são ligação simples entre átomos e pi são ligações duplas e triplas.
O que é uma cadeia fechada acíclica? Uma cadeia em que a sequência de carbonos tem início e fim, podendo ter outros átomos entre os de carbono. Geralmente é reta, mas pode ter "curvas" da própria cadeia principal, sem ser uma ramificação.
Como é a classificação do hidrogênio? É diretamente ligada ao carbono em que está conectado. Se o carbono for terciário, o H será terciário também.
O que são cadeias fechadas aromáticas? Cadeias fechadas de carbono, podendo conter heteroátomo, com ligações simples e duplas alternadas, contendo um circulo no meio para indicar aroma.
O que é um núcleo aromático? São os núcleos de cadeias de carbono fechadas e aromáticas. Indicam aroma.
Que tipo de cadeia é esta? Uma cadeia fechada aromática. Formada por carbonos e ligações simples e duplas.
Esse tipo de cadeia aromática, é poli ou mononuclear? E é condensada ou isolada? É uma cadeia CONDENSADA e POLINUCLEAR , visto que o sistema cíclico está conectado, e todos hexágonos possuem um núcleo aromático.
Descreva essa cadeia. Cadeia fechada, aromática, com ligações sigma e pi, isolada e mononuclear.
Qual o nome de uma cadeia que não é aromática? alicíclica.
Qual outro nome que o núcleo aromático possui? Núcleo benzeno.
A cadeia aromática e frequentemente referida usando que tipos de nomes? Grupo, ciclo, anel benzênico. Ciclo, grupo ou anel aromático
É possível uma cadeia aromática ter uma forma geométrica que não seja um hexágono? Sim. Há cadeias aromáticas com forma de pentágono, como o furano e o TIOFENO, por exemplo.
O que é uma cadeia mista? Uma cadeia fechada (cíclica - vem de ciclo) que possui uma parte alifática ligada a ela. Uma outra parte da cadeia fora do ciclo.
O que é uma cadeia alifática? Termo usado para cadeias abertas E fechadas, contanto que não sejam aromáticas
O que é uma cadeia heterogênea? Uma cadeia que ENTRE carbonos possui um átomo diferente. O heteroátomo não conta se estiver em ramificação.
O que é uma cadeia homogenea? Uma cadeia composta por átomos de carbono ligados entre si.
O que é uma cadeia ramificada? Uma cadeia com um ou mais carbonos terciários.
Como diferenciar uma cadeia normal de uma ramificação? Uma ramificação nunca ocorre em carbonos da ponta, uma cadeia sempre tem as ligações sigma e pi e tem o maior número de ramificações.
Qual o nome de uma cadeia fechada que possui um heteroátomo? E qual o nome de uma cadeia fechada homogênea? A cadeia fechada com heteroátomo se chama heterocíclica, a homogênea se chama homocíclica.
Quando se nomeia uma cadeia, ela recebe o nome conforme quais características que ela possui(em ordem)? Primeiro pelo número de carbonos (PREFIXO) + tipo de ligação (INFIXO)+ a sua função (SUFIXO).
Cada unidade de carbono representa um prefixo diferente... MET, ET, PROP, BUT, PENT, HEX, HEPT, OCT, NON, DEC, UNDEC, DODEC. Que são, respectivamente... 1C, 2C, 3C, 4C, 5C, 6C, 7C, 8C, 9C, 10C, 11C, 12C... Há nomenclaturas para todos números possíveis de carbonos, mas para vestibulares só é necessários até o 12.
O infixo, as ligações sigma ou pi, possuem uma nomenclatura que é AN, EN e IN, que são, respectivamente... ligação simples (AN), ligação dupla (EN) e ligação tripla (IN).
Os sufixos representam a função que a cadeia possui, podendo ser hidrocarbonetos, álcool, aldeído, cetona... Que são, respectivamente... Hidrocarboneto = O. Alcool = OL Aldeído = AL Cetona = ONA Ácido Carboxílico = OICO
Visto que é importante para a nomenclatura o início da cadeia, para a contagem de carbonos, por onde se começa a contar? Se começa pelo grupo funcional. Se ele não estiver identificado, começa pela insaturação (ligações duplas ou triplas) ou pelas ramificações.
Essa regra de nomenclatura de carbonos, vale para cadeias cíclicas? Visto que é impossível saber o início e fim? Vale também. Não se nomeia baseado em início e fim. Nas cadeias cíclicas é o mesmo esquema, se nomeia a partir da função, insaturação ou ramificação.
Como se informa na nomenclatura da POSIÇÃO de uma função, insaturação ou ramificação? É para isto que classificamos os carbonos. Na nomenclatura, colocamos primeiro o número do carbono onde está o que queremos mostrar, e depois a sua identificação.
E X E M P L O cadeia de 3 carbonos com função alcoól (que na cadeia se representa por OH, mas na nomenclatura OL), com a função no primeiro carbono.... PROPAN-1-OL
PROPAN-1-OL PROP = 3 carbonos AN = apenas ligações simples 1 - OL = indicação que a função alcoól está no primeiro carbono.
Show full summary Hide full summary

Similar

PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
Dicionário de Química
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira
Molaridade
Alessandra S.
GEOMETRIA MOLECULAR
Yani