Figura de Linguagem

Description

Flash Cards para Aprender um pouco sobre figuras de linguagem!
Douglas Oliveira
Flashcards by Douglas Oliveira, updated more than 1 year ago
Douglas Oliveira
Created by Douglas Oliveira almost 8 years ago
121
3

Resource summary

Question Answer
Figura de Linguagem São recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas. Subdividem-se em Figuras de som Figuras de palavras Figuras de pensamento e Figuras de construção.
Figura de Palavra Consiste na substituição de uma palavra por outra, no emprego figurado, simbólico. São exemplos: a metáfora e a metonímia.
Metáfora Consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, não existindo relação real. Tem um caráter subjetivo e momentâneo
se a metáfora se cristalizar, deixará de ser metáfora e passará a ser CATACRESE "batata da perna" É o que ocorre, por exemplo, com "pé de alface", "perna da mesa", "braço da cadeira, asa da xícara, maçã do rosto"). Assim, passamos a empregar algumas palavras fora de seu sentido original.
Metonímia Os mortais pensam e sofrem nesse mundo. (= Os homens pensam e sofrem nesse mundo.) Consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. Exemplo: Efeito pela causa: Sócrates bebeu a morte. (= Sócrates tomou veneno.)
Perífrase O Divino Mestre (= Jesus Cristo) passou a vida praticando o bem. Uma expressão que designa um ser através de alguma de suas características ou atributos, ou de um fato que o celebrizou. Exemplo: A Cidade Maravilhosa (= Rio de Janeiro) continua atraindo visitantes do mundo todo.
Sinestesia Um grito áspero revelava tudo o que sentia. (grito = auditivo; áspero = tátil) Consiste em mesclar, numa mesma expressão, as sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido. Exemplos: No silêncio negro do seu quarto, aguardava os acontecimentos. (silêncio = auditivo; negro = visual)
Figuras de Pensamento Dentre as figuras de pensamento, as mais comuns são:
Antítese O mito é o nada que é tudo." (Fernando Pessoa) Consiste na utilização de dois termos que contrastam entre si. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos O corpo é grande e a alma é pequena.
Paradoxo Consiste numa proposição aparentemente absurda, resultante da união de ideias contraditórias. Exemplo: Na reunião, o funcionário afirmou que o operário quanto mais trabalha mais tem dificuldades econômicas.
Eufemismo Fernando faltou com a verdade. (= mentiu) Consiste em empregar uma expressão mais suave, mais nobre ou menos agressiva, para comunicar alguma coisa áspera, desagradável ou chocante. Exemplo O prefeito ficou rico por meios ilícitos. (= roubou)
Ironia Como você foi bem na última prova, não tirou nem a nota mínima! Consiste em dizer o contrário do que se pretende ou em satirizar, questionar certo tipo de pensamento com a intenção de ridicularizá-lo, Exemplo: Parece um anjinho aquele menino, briga com todos que estão por perto.
Hipérbole Faria isso milhões de vezes se fosse preciso. É a expressão intencionalmente exagerada com o intuito de realçar uma ideia. Exemplo: "Rios te correrão dos olhos, se chorares." (Olavo Bilac)
Prosopopeia ou Personificação As pedras andam vagarosamente. Consiste em atribuir ações ou qualidades de seres animados a seres inanimados, ou características humanas a seres não humanos. Exemplo: O livro é um mudo que fala, um surdo que ouve, um cego que guia.
Apóstrofe "Pai Nosso, que estais no céu..." Consiste na "invocação" de alguém ou de alguma coisa personificada, de acordo com o objetivo do discurso que pode ser poético, sagrado ou profano. Moça, que fazes aí parada?
Gradação Havia o céu, havia a terra, muita gente e mais Joana com seus olhos claros e brincalhões... Consiste em dispor as ideias por meio de palavras, sinônimas ou não, em ordem crescente ou decrescente. Exemplo: "Vive só para mim, só para a minha vida, só para meu amor". (Olavo Bilac)
Figuras de Construção ou Sintáticas As figuras de construção ocorrem quando desejamos atribuir maior expressividade ao significado. Assim, a lógica da frase é substituída pela maior expressividade que se dá ao sentido.
Elipse A cada um o que é seu. (Deve se dar a cada um o que é seu.) Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto. Exemplos: Tenho duas filhas, um filho e amo todos da mesma maneira.
Zeugma Ele gosta de geografia; eu, de português. É uma forma de elipse. Ocorre quando é feita a omissão de um termo já mencionado anteriormente. Exemplos: Ela gosta de natação; eu, de vôlei.
Silepse A silepse é a concordância que se faz com o termo que não está expresso no texto, mas sim com a ideia que ele representa. É uma concordância anormal, psicológica, espiritual, latente, porque se faz com um termo oculto, facilmente subentendido.
Há três tipos de silepse: de gênero, número e pessoa. Número: A procissão saiu. Andaram por todas as ruas da cidade de Salvador. Gênero: A bonita Porto Velho sofreu mais uma vez com o calor intenso. Nesse caso, o adjetivo bonita não está concordando com o termo Porto Velho, Pessoa: Dizem que os cariocas somos poucos dados aos jardins públicos." (Machado de Assis)
Polissíndeto / Assíndeto Para estudarmos essas duas figuras de construção, é necessário recordar um Conceito estudado em sintaxe sobre período composto. No período composto por coordenação, podemos ter orações sindéticas ou assindéticas. A oração coordenada ligada por uma conjunção (conectivo) é sindética; a oração que não apresenta conectivo é assindética.
Polissíndeto "Deus criou o sol e a lua e as estrelas. E fez o homem e deu-lhe inteligência e fê-lo chefe da natureza. É uma figura caracterizada pela repetição enfática dos conectivos. Exemplos: "Falta-lhe o solo aos pés: recua e corre, vacila e grita, luta e ensanguenta, e rola, e tomba, e se espedaça, e morre." (Olavo Bilac)
Assíndeto "Vim, vi, venci." (Júlio César) É uma figura caracterizada pela ausência, pela omissão das conjunções coordenativas, resultando no uso de orações coordenadas assindéticas. Exemplo: Tens casa, tens roupa, tens amor, tens família.
Pleonasmo Consiste na repetição de um termo ou ideia, com as mesmas palavras ou não. A finalidade do pleonasmo é realçar a ideia, torná-la mais expressiva. "O problema da violência, é necessário resolvê-lo logo." Nesta oração, os termos "o problema da violência" e "lo" exercem a mesma função sintática: objeto direto. Assim, temos um pleonasmo do objeto direto, sendo o pronome "lo" classsificado como objeto direto pleonástico.
Anáfora Se você gritasse Se você gemesse, Se você tocasse a valsa vienense É a repetição de uma ou mais palavras no início de várias frases, criando assim, um efeito de reforço e de coerência. Os termos anafóricos podem muitas vezes ser substituídos por pronomes relativos.
Anacoluto Esses alunos da escola, não se pode duvidar deles. Consiste na mudança da construção sintática no meio da frase, ficando alguns termos desligados do resto do período. O Alexandre, as coisas não lhe estão indo muito bem.
Figuras de Som A Seguir:
Aliteração Três pratos de trigo para três tigres tristes. Consiste na repetição de consoantes como recurso para intensificação do ritmo ou como efeito sonoro significativo. Exemplos: O rato roeu a roupa do rei de Roma.
Assonância Consiste na repetição ordenada de sons vocálicos idênticos. Exemplos: "Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrático do litoral."
Onomatopeia Miau, miau. (Som emitido pelo gato) Ocorre quando se tentam reproduzir na forma de palavras os sons da realidade. Exemplo: Os sinos faziam blem, blem, blem, blem.
Show full summary Hide full summary

Similar

FIGURAS DE LINGUAGEM
Gabriela Vianna
Figuras de linguagem
Roberta Souza
Figuras de Linguagem
Mah1408
Figuras de linguagem.
Livia Oliveira
Figuras de Linguagem
Hugo Fonseca
Figuras de linguagem e terminologia
marlonmilitani
figuras de linguagem part 1
Sandra Virgínia Correia de And Santos
Metonímia
Diogo Alcantara
FIGURAS DE LINGUAGEM
GoConqr suporte .
Figuras de linguagem
Lud .
Jogo da memória - Figuras de linguagem
YNGRID RAFAELA ARAÚJO DOS MARQUES