A América e o mundo.

Description

Flashcards on A América e o mundo., created by Gabriel Nunes on 04/05/2016.
Gabriel Nunes
Flashcards by Gabriel Nunes, updated more than 1 year ago
Gabriel Nunes
Created by Gabriel Nunes almost 8 years ago
27
3

Resource summary

Question Answer
A América e o mundo.
Movimentos migratórios: O homem chega à América
A América foi ocupada por povos cuja a origem está, atualmente, em ampla discussão Os primeiros grupos humanos podem ter chegado ao continente americano entre 15 e 60 mil anos atrás.
1º tese: A passagem pelo estreito de Bering Os cientistas defendem que os primeiros grupos humanos chegaram à América por volta de 15 mil anos atrás, a pé, atravessando o atual estreito de Bering, entre a Sibéria e o Alasca, que, durante a era do gelo, eram ligados por uma faixa de terra.
2º tese: A travessia do Pacífico Segundo alguns cientistas, o homem americano teria vindo, pelo mar, da Polinésia, ou da Austrália, constituindo a corrente de povoamento malaio-polinésia ou australiana
Segundo descobertas recentes , os povos das segunda migração possuíam armas que lhes proporcionavam maior alcance e precisão e, muito provavelmente, eles aniquilaram os antigos habitantes ou, então, os grupos se miscigenaram; mas ainda não se tem uma resposta definitiva.
O que se sabe de fato, e que, Colombo não descobriu a América. Ele incorporou o domínios das nações europeias territórios que eram habitados por vários povos que apresentavam características próprias. A esses povos foi dado o nome de civilizações pré-colombianas, dentre as quais se destacaram a dos maias, a dos astecas e a dos incas.
Segundo Eduardo Galeano, "havia de tudo nas Américas: astrônomos e canibais, engenheiros e selvagens da Idade da Pedra."
As grandes civilizações pré-colombianas: olmeca e maia Área de domínio olmeca:
A civilização olmeca: Origem Apesar de ser considerada há muito a civilização-mãe de todas as culturas mesoamericanas que lhe são posteriores, não está ainda claro qual foi o processo que deu origem ao estilo artístico nem se os seus traços culturais característicos foram inicialmente desenvolvidos na Área Nuclear Olmeca (Área Olmeca).
Sabe-se que pelo menos alguns desses traços podem ter aparecido inicialmente em Chiapas ou nos Vales Centrais de Oaxaca. Uma das questões que se mantém em aberto é porquê da existência de numerosos sítios olmecas na região da depressão do Balsas, em Guerrero. Contudo, qualquer que tenha sido a origem da cultura olmeca, a rede de trocas comerciais por ela estabelecida com várias regiões da Mesoamérica fez com que a sua influência cultural se tenha estendido muito além da Área Olmeca, como indicam trabalhos de arte olmeca encontrados em Chiapas, Guerrero, Oaxaca, Vale do México e até no atual El Salvador.
Entre os vestígios culturais desta influência encontram-se o culto das montanhas e das cavernas, o culto da Serpente Emplumada como deidade associada à agricultura, o simbolismo religioso do jade, além do próprio estilo artístico reelaborado nos séculos que se seguiram ao declínio dos principais centros urbanos olmecas. Ruínas da Pirâmide Mayor, Peru. Fonte: Internet
A civilização maia:
Origem:Os indícios da origem da civilização maia repousam nos sítios arqueológicos da península do Iucatã, que datam entre 700 e 500 a.C. Contudo, novas pesquisas admitem uma organização mais remota, estabelecida em 1500 a.C.. Ao contrário de outras grandes civilizações, os maias não se organizaram politicamente através de uma estrutura de poder político centralizado. Em um vasto território que ia da Guatemala até a porção sul do México, observamos a presença de vários centros urbanos independentes. Entre as principais cidades integradas a esse sistema podemos destacar Piedras Negras, Palenque, Tikal, Yaxchilán, Copán, Uxmal e Labná.
O esplendor da sociedade maia é fundamentalmente explicado pelo controle e as disciplinas empregadas no desenvolvimento da agricultura. Entre os vários alimentos que integravam a dieta alimentar dos maias, podemos destacar o milho, produto de grande consumo, o cacau, o algodão e o agave. Para ampliar a vida útil de seus terrenos, os maias costumavam organizar um sistema de rotação de culturas. O processo de organização da sociedade era bastante rígido e se orientava pela presença de três classes sociais. No topo da hierarquia encontramos os governantes, os funcionários de alto escalão e os comerciantes.
Logo em seguida, temos funcionários públicos e os trabalhadores especializados. Na base da pirâmide ficavam os camponeses e trabalhadores braçais. Os maias tiveram uma ampla gama de conhecimentos desenvolvidos no interior de sua cultura. De acordo com algumas pesquisas, eles utilizavam um sistema de contagem numérico baseado em unidades vigésimas e, assim como os olmecas, utilizavam do número “zero” na execução de operações matemáticas.
Além disso, criaram um calendário bastante próximo ao sistema anual empregado pelos calendários modernos.
Cidades maias:
Civilização asteca-mexica:
Origem: A origem dos astecas remonta à formação dos antigos povos “mexicas”, como os olmecas, que deram a base cultural e política para o seu desenvolvimento.
O centro do império era a cidade de Tenochtitlán, que, à época da chegada dos europeus, contava com uma concentração populacional de mais de 200 mil habitantes, fato que impressionou bastante os europeus. A civilização asteca, de certa forma, orientou toda a sua organização a partir da fundação de Tenochtitlán.
cidades:
Civilização inca ou incaica: Mapa do império inca:
Origem: Os Incas foram um dos povos mais civilizados da América.Compunham, principalmente as tribos Quéchuas, Aymará, Yunka, etc.
Que formavam, segundo os espanhóis o Império dos Incas, denominação derivada da família reinante pertencente à tribo dos Quéchuas, a principal do império. Habitavam a região hoje ocupada pelo Equador, Peru, norte do Chile, Oeste da Bolívia e noroeste da Argentina. Mais de dez milhões de cidadãos haviam se fundido nesta unidade política e cultural que era de elevado nível. Fisicamente os Incas eram de pequena estatura, pele morena, variando do moreno claro ao escuro, cabelos pretos e lisos quase imberbes.
Quanto a organização social e política segundo o testemunho espanhol, eles eram perfeitos, possuidores de espírito comunitários Mascara inca:
Cidade inca:
Show full summary Hide full summary

Similar

Lord of the Flies
lmg719
Diffusion and osmosis
eimearkelly3
enzymes and the organ system
Nour
The Cold War: An Overview
Andrea Leyden
PSBD TEST 2-2
Suleman Shah
Health and Social Care Flashcards
Kelsey Phillips
Computer Systems
lisawinkler10
Germany 1918-39
Cam Burke
Using GoConqr to study Art
Sarah Egan
Using GoConqr to study science
Sarah Egan
Health and Safety at Work Act 1974 (HASWA)
Carina Storm