Sistema Respiratório

Description

Flashcards on Sistema Respiratório, created by Thaisa Bastos on 08/05/2016.
Thaisa Bastos
Flashcards by Thaisa Bastos, updated more than 1 year ago
Thaisa Bastos
Created by Thaisa Bastos almost 8 years ago
181
12

Resource summary

Question Answer
Sistema Respiratório
Função Fazer trocas gasosas com ambiente externo, ou seja, capturar O2 e liberar CO2
Órgãos do Sistema Respiratório, em sequência Nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões.
Fossas Nasais Revestidas internamente pela mucosa nasal, que contém os pelos e fabricam uma secreção viscosa, o muco; Os pelos fazem a filtração do ar que inspiramos; Regulam a temperatura do ar, percebem odores e impurezas
Faringe Faz a divisão entre os sistemas digestório e respiratório
Laringe Cordas vogais; Sua entrada chama-se glote
Traqueia Tem anéis cartilaginosos que ajuda na flexibilidade do pescoço; Origina os brônquios (seu epitélio de revestimento muco-ciliar adere partículas de poeira e bactérias presentes em suspensão no ar inalado) que penetram os pulmões; Os brônquios dão origem aos bronquíolos;
Alvéolos pulmonares Capilares sanguíneos, mais ou menos 300 mil alvéolos nos nossos pulmões; Onde ocorre as trocas gasosas (Hematose);
Sangue Venoso X Sangue Arterial O sangue venoso chega aos pulmões pela artéria pulmonar e sai através da veia pulmonar; O CO2 entra no alvéolo por difusão, onde se liga à hemoglobina das hemácias, oxigenando o sangue que é transformado em sangue arterial. E o O2 também sai por difusão.
Pulmões Permitem a Hematose; Pleura: membrana que envolve os pulmões
Diafragma Presente apenas nos vertebrados; Separa o tórax do abdômen; Promove junto aos músculos intercostais os movimentos respiratórios.
Inspiração Contração dos músculos intercostais e do diafragma, o diafragma desce e a cavidade torácica aumenta de volume verticalmente. Quando os músculos intercostais contraem, eles levam as costelas e o volume da cavidade torácica aumenta horizontalmente. Com o aumento do volume do tórax, a pressão do ar no interior da cavidade torácica e dos pulmões diminui. Então, a pressão do ar atmosférico torna-se maior que a pressão do ar interno, e o ar atmosférico penetra no corpo indo até os alvéolos pulmonares.
Expiração O diafragma e os músculos intercostais relaxam, diminuindo o volume da cavidade torácica. Então, a pressão do ar interno (no interior dos pulmões) aumenta, tornando-se maior que a pressão atmosférica. Assim, o ar sai do corpo para o ambiente externo
Regulação da Respiração O Bulbo regula involuntariamente nossa respiração
Quando impurezas se alojam na garganta ou na traqueia, é preciso “limpá-las”. A glote, pequena abertura no topo da laringe, se fecha, retendo o ar nos pulmões, o que aumenta a pressão no seu interior. Quando a glote se abre repentinamente, o ar sai com muita força e velocidade, levando junto muco e sujeiras. Isso é tosse.
Situação semelhante ocorre no nariz. Impurezas e outros agentes causam irritação no nariz ou na boca. A garganta se fecha, retendo o ar nos pulmões, o que aumenta a pressão no seu interior. Quando o ar volta, sai “explodindo” limpando as vias respiratórias, ou seja, ele passa arrancando as partículas irritantes. É o espirro.
Quando uma pessoa boceja inúmeras vezes, sabemos que ela está cansada, sonolenta, aborrecida ou desatenta. É a reação do cérebro “avisando” que as suas células precisam de mais oxigênio para produzir mais energia e, assim, continuar as suas atividades. Ao bocejarmos, inspiramos bastante ar, enviando ao organismo uma carga extra de oxigênio.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório
GoConqr suporte .
Respiração aeróbia - 10º ano
hlopes047
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
Alice Sousa
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Ecologia I
kyungsos
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
sarahnjife
Fotossíntese
GoConqr suporte .
Simulado ENEM - Ciências da Natureza
Nathalia - GoConqr