Desigualdades sociais e classes socias

Description

2º Frequencia, 2ºsemestre
Jéssica Pinheiro
Flashcards by Jéssica Pinheiro, updated more than 1 year ago
Jéssica Pinheiro
Created by Jéssica Pinheiro almost 8 years ago
81
1

Resource summary

Question Answer
O que é a ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL? Classificação das pessoas em grupos com base em condições sócio-econômicas comuns.
Quatro sistemas de estratificação social? ESCRAVATURA CASTAS ESTADOS / ORDENS CLASSES
Caraterísticas da ESCRAVATURA ? > Forma extrema de desigualdade; > Indivíduos propriedade de outros; > Pode apresentar diferentes graus; > Pode estar mais ou menos formalizado.
Caraterísticas de Casta ? Sistema de castas são as diferentes posições em termos de honra social: > fundamenta-se em crenças religiosas; > deriva da palavra portuguesa casta/raça > principalmente no subcontinente indiano > forte segregação uns dos outros > é muito complexo e varia de região para região > alguns princípios partilhados > fundamenta-se na crença Hindu ne reencarnação > os indivíduos não podem mudar de casta, só os grupos. > casta mais elevada, os "Brâmanes" representam a condição de pureza mais elevada; os "intocáveis" só podem entar em contacto com certas matérias impuras".
Caraterísticas de Estados / Ordens? Estados feudais com diferentes estratos com diversas obrigações e direitos entre si; Exemplo na Europa feudal: aristocracia e pequena nobraza rural, clero, o terceiro estado/povo (camponeses, mercadores, artesãos) Alguma mobilidade individual e casamento entre grupos.
Caraterísticas de Classes ? > Não são estabelecidas por disposições legais ou religiosas; > Não assenta numa posição herdada, pela lei ou pelo costume; > Relativamente fluídas; > Fronteiras menos rígidas e claras; > Não restrições formais ao casamento entre pessoas de diferentes classes; > A posição de classe é, em parte, adquirirda; > Existe uma relativa mobilidade social (ascendente, descendente, individual e coletiva); > Muito centrado nas diferenças económicas; > Ligações de tipo impessoal.
Definição de Classe Social ? Um grupo de pessoas com interesses económicos, qualificação escolar, profissional, poder ou de prestígio social comuns, tendem a ter uma condição de existência também semelhantes e a desenvolver afinidades nas suas práticas e representações sociais.
Prespetiva acerca de classes sociaIs de KARL MARX Faz uma análise socioeconómica do capitalismo. Tem como principais conceitos a forças produtivas e as relações de produção. O conjunto das relações e modos de produção constitui a base económica da sociedade (infraestrutura), a base real sobre a qual se ergue a superstrutura jurídico-política e à qual correspondem formas definitivas de consciência social.
Para Karl Marx o que é influencio o quê? INFRAESTRUTURA (força de trabalho e relações de produção) I V SUPERESTRUTURA (ideologias)
Prespetiva acerca das classes sociais de MAX WEBER Ao contrário de Karl Marx, tem um prespetiva multidimensional. Para ele os factores que estão na formação das classses para além do controlo dos meios de produção: - CLASSE ( meios de produção ) - Status (honra social / prestígio / reconhecimento - estilos de vida) - Partido ( indivíduos que trabalham juntos por "origens, objectivos ou interesses em comum" )
Principais conceitos de Max Weber: CLASSE ; status ; partido ? A Classe é comum a uma pluralidade de homens com uma componente causal específica das suas possibilidades na vida, esta componente é representada por interesses económicos de posse de bens e de aquisição de proventos e, mais precisamente sujeita aos condicionalismos do mercado. CLASSE DIVIDE-SE EM : Classe de Propriedade: diferenças de Classe de Património: possibilidades de colocação e valorização no mercado, de bens/prestação de serviços, que determinam a situação de classe. Classe social : situação de classe entre as quais com facilidade é possível e costuma ocorrer, tipicamente, uma mudança: pessoal e/ou na sucessão de gerações.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sociologia - Origem
Malu Miralha
EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
A sociologia de Durkheim 2
jadypugliessa2