020 - Teoria Piagetiana

Description

Pedagogia Conhecimentos Pedagógicos (Jean Piaget ) Flashcards on 020 - Teoria Piagetiana, created by Cássio Campelo on 22/06/2016.
Cássio  Campelo
Flashcards by Cássio Campelo, updated more than 1 year ago
Cássio  Campelo
Created by Cássio Campelo almost 8 years ago
4
0

Resource summary

Question Answer
Adaptação  É a essência do funcionamento biológico e do funcionamento intelectual. Todos os organismos vivos possuem e ocorre por meio de dois processos básicos. 
Assimilação É um processo cognitivo em que o sujeito integra um novo dado aos esquemas já existentes de modo a incorporá-lo à estrutura existente do sistema e que explica o crescimento dos esquemas. 
Acomodação É a variação de um esquema, a criação de novos esquemas ou a modificação de velhos esquemas, e que explicam o desenvolvimento dos esquemas.
Organização É a tendência e habilidade de todas as espécies de sistematizar seus processos em sistemas coerentes. Se não fosse essa característica, a cada desequilíbrio o sistema acabaria. 
Esquema É a unidade estrutural básica de pensamento e ação. É usado para processar e identificar a entrada de estímulos. É construído pelo sujeito individualmente pelos processos de assimilação e acomodação. Refere-se aos comportamentos possíveis à cada estrutura. 
Estrutura É um dos componentes do desenvolvimento cognitivo. São maneiras de organização do pensamento. São sistemas de esquemas que se relacionam e se conservam buscando o equilíbrio. É o ‘órgão’ que o indivíduo possui para se relacionar com o ambiente. As mudanças consistem no desenvolvimento intelectual. 
Invariantes É um dos conceitos mais fundamentais da teoria que explica o modo de funcionamento intelectual e que constitui nossa herança biológica geral e permanece constante durante toda vida. 
Funcionais Estágio É um meio para compreender o processo de desenvolvimento do ser humano. São formas de interagir com o ambiente que têm características semelhantes. Traduzem diferentes formas de organização mental e de diferentes estruturas cognitivas. É um instrumento metodológico, de classificação, que descreve o desenvolvimento do pensamento ao longo de um continuum. 
Show full summary Hide full summary

Similar

Princípios do ensino LDB
proffla
Jean Piaget
Mariane Daltro
CONHECIMENTO COGNITIVO PARA PIAGET
Deborah Schoemberger
PIAGET - Psicologia genética e educação
Camila de Oliveira
Temas de Educação Floripa 2014
Alceu Bernardino
JEAN PIAGET
biiia_cury
Cognitivismo
amandabowlevard
Aprendizagem e Desenvolvimento
Naiara Lima
Jean Piaget
jhullyane louise
Aprendizagem e Desenvolvimento
Naiara Lima