A Química da Célula

Description

Flashcard de "A Química da Célula"
Marcos do Help
Flashcards by Marcos do Help, updated more than 1 year ago
Marcos do Help
Created by Marcos do Help almost 8 years ago
228
10

Resource summary

Question Answer
Cite cinco funções da água no organismo humano Função de transporte , regulação da temperatura corpórea, lubrificação,solvente para ocorrência de reações celulares e função de excreção
Vedadeiro ou Falso, a presença de água nos canais lacrimais remetem a função de transporte da água. Falso, a atuação da água nos canais lacrimais, mostra o exercício da água e, seu papel de lubrificação.
A liberação do suor pelas glândulas sudoríparas, é um exemplo de atuação da água como regulação da temperatura corporal.Verdadeiro ou Falso. Verdadeiro.Quando se pratica exercícos físicos, o corpo libera o suor com o objetivo de reduzir a temperatura do corpo.
Verdadeiro ou Falso, a água atua no sangue como solvente das substâncias e também transporta nutrientes para as células. Verdadeiro.Como constituinte do sangue,exerce sua função de ser solvente para as reações e de transporte de nutrientes.
Além de ser o meio para que as reações ocorram, a água participa como reagente em alguns processos. Verdadeiro ou Falso? Verdadeiro, a água em alguns processos do nosso corpo atua nas reações de hidrólise.exemplo disso é quebra de moléculas de amido no início do processo digestivo na boca.
Diga ai, quais átomos compõem a estrutura química dos aminoácidos? Aminoácidos são constituídos pelos átomos de carbono, nitrogênio e oxigênio
Podemos dizer que é verdade que a estrutura dos carboidratos correspondem a sequência de aminoácidos encadeados? FALSO,uma sequência de aminoácidos encadeados corresponde a estrutura da macromolécula PROTEÍNA.
Verdadeiro ou Falso, a ligação peptídica liga dois aminoácidos vizinhos liberando gás carbônico. FALSO, a união entre dois aminoácidos é um processo de desidratação, ou seja, ocorre liberação de água na formação da ligação peptídica.
Fale aí, três fatores pelos quais as proteínas diferem entre si. Uma proteína se difere uma da outra pela: quantidade de aminoácidos, pelo tipo de tipo de aminoácidos e pela sequência que se dispõem na cadeia.
Verdadeiro ou falso, a desnaturação da proteína é uma reação entre proteína e moléculas de água. FALSO, a desnaturação corresponde à mudança da configuração tridimensional da estrutura pprotéica perdendo suas propriedades originais.
Cite ai, quais fatores causam a desnaturação das proteínas. Variações anormais de: acidez, temperatura e concentração de sais são fatores que afetam a configuração geométrica das estruturas protéicas.
Quais as funções das proteínas? Proteínas tem função estrutural já que compõem células, tecidos e órgãos.São vitais no funcionamento do corpo já que as reações dependem de estruturas protéicas denominadas enzimas.
Testando seus conhecimentos em química, o que é um catalisador? O catalisador é um composto que partici´pa de uma reação química, acelerando o processo sem ser desgastado, ou seja, pode ser reutilizado.
Fique de olho que esssa é importante.O que são as enzimas? São proteínas que atuam como catalisadores biológicos.Apreenta encaixes (centro ativo),facilitando a quebra ou a união de moléculas.
Se liga e diga, por que a enzima é dita uma estrutura específica? São específicas pois em geral, catalisam um único tipo de reação.É explicada pelo fato de as enzimas encaixarem perfeitamente em seus substratos facilitando a reação.
Defina Lipídios? Substâncias insolúveis em água, apolares, que constituem várias estruturas e componentes dos seres vivos.Lipídios compõem estruturas como membranas plasmáticas,hormônios esteróides por exemplos
Classifique ai, quais os diferentes tipos de lipídios ? Eles se dividem em: Glicerídios, Ceras, Esteróides,Fosfolipídios e Carotenóides.
Pra ver se tú ta sabendo,cite funções dos glicerídeos Armazenamento de energia, isolante térmico (Alguns animais armazenam tal composto embaixo da pele), além de ser matéria prima para síntese de importantes vitaminas(D, E, K)
Agora é a vez das ceras.Vamos lá, cite as funções desta estrutura. Tem função impermeabilizante em animais e plantas impedindo a perda de água por transpiração.Também possui função estrutural (abelhas constroem suas colméias com esse tipo de substância)
Cite respectivamente as funções de fosfolipídios e carotenóides. Fosfolipídios são lipídios utilizados na composição da membrana plasmática..Carotenóides desempenham importante papel na fotossíntese e é precursora na na produção de vitamina A.
O que são os esteróides? Lipídios compostos de cadeias carbônicas.Estrógeno, testosterona e outros hormônios são tipos de esteróides, além do colesterol.
Verdadeiro ou Falso, o colesterol está presente na membrana de células vegetais. FALSO, o colesterol é constituinte das membranas das células animais mas não compõem membranas de células vegetais nem de bacterias.
Se você manda bem, diga qual é o "colesterol ruim" e porque ele chamado assim. O LDL é dito ruim pois esse tipo transporta colesterol do fígado ou absorvido no intestino para as células do corpo.quando em excesso no sangue, ele oxida depositando-se nos vasos sanguíneos e ocasionando obstrução do sangue, quadro de arterosclerose.
Então, qual o nome do "colesterol bom" e porque. Ao contrário do LDL, o colesterol bom , o HDL, é o responsãvel por captar o excesso de colesterol e eliminá-lo do corpo,excretando-o na bile.
O que são e qual principal função dos Glicídios? São chamados também de carboidratos, são moléculas constituídas basicamente de carbono hidrogênio e oxigênio.São os ditos açúcares, Tais substâncias são a principal fonte de energia dos seres vivos.
Como são classificados os carboidratos ? São os monossacarídeos( estruturas que possuem 3 a 7 átomos de carbono), dissacarídeos (estruturas constituídas pela junção de dois monossacarídeos) e polissacarídeos(constituídos pela junção de centenas de monossacarídeos)
Entaõ, diga mais sobre o amido, estrutura ,função e outros Principal substância de reserva de ALGAS E PLANTAS.A noite, quando não é possível fazer a fotossíntese, tais moléculas , armazenadas previamente, serve de "combustível" para estes seres vivos.
Fale sobre a estrutura e função da molécula de celulose Principal componente das paredes celulares de vegetais,é importante alimento de animais herbívoros.Engraçado, que estes animais não conseguem digerir tal substância.Bactérias que vivem no intestino destes realizam a quebra desta macromolécula.
O que é e para que serve o glicídio glicogênio Serve de reserva energética dos ANIMAIS.Nos humanos se armazenam no fígado. Quando a taxa de glicose do sangue diminui, o glicogênio é hidrolisado e glicose é liberada na corrente sanguínea.
Show full summary Hide full summary

Similar

Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
Alice Sousa
Ecologia I
kyungsos
Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Fotossíntese
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório
GoConqr suporte .
Aprenda a fazer uma boa Redação em 5 passos
Alessandra S.
Guia de Redação do ENEM
Alessandra S.