Aula 00

Description

AULA 00: Normas vigentes de auditoria independente, emanadas pelo CFC. Conceitos de auditoria e sobre a pessoa do auditor. Responsabilidade legal. Ética profissional. Objetivos gerais do auditor independente.
Wellington Pereira Rodrigues
Flashcards by Wellington Pereira Rodrigues, updated more than 1 year ago
Wellington Pereira Rodrigues
Created by Wellington Pereira Rodrigues almost 8 years ago
35
0

Resource summary

Question Answer
O que é trabalho de asseguração significa um trabalho no qual o auditor independente expressa uma conclusão com a finalidade de aumentar o grau de confiança dos outros usuários previstos, que não seja a parte responsável, acerca do resultado da avaliação ou mensuração de determinado objeto de acordo com os critérios aplicáveis.
Existem dois tipos de trabalhos de asseguração cuja execução é permitida ao auditor independente, quais são? Trabalho de asseguração RAZOÁVEL; Trabalho de asseguração LIMITADA
Qual o objetivo do trabalho de asseguração razoável? O objetivo do trabalho de asseguração razoável é reduzir o risco do trabalho de asseguração a um nível aceitavelmente baixo, considerando as circunstâncias do trabalho como base para uma forma positiva de expressão da conclusão do auditor independente. Ex.: Auditoria.
Qual o objetivo do tralho de Asseguração Limitada? É o de reduzir o risco de trabalho de asseguração a um nível que seja aceitável, considerando as circunstâncias do trabalho, mas em que o risco seja maior do que no trabalho de asseguração razoável, como base para uma forma negativa de expressão da conclusão do auditor independente. Ex.: Revisão.
Todos os trabalhos executados por auditores independentes são de asseguração? NÃO!!! O exemplo clássico de um trabalho que o auditor independente executa, mas que não é de asseguração é a Consultoria.
O trabalho de asseguração envolve quantas partes distintas? a) O auditor independente b) A parte responsável É a pessoa (ou as pessoas) que é responsável pelo objeto do trabalho. Ex.: O auditor é contratado para opinar sobre as demonstrações contábeis. Quem é responsável por sua elaboração é a empresa contratante (auditada). Dessa forma, a parte responsável é a empresa. c) Os usuários previstos São a pessoa, as pessoas ou o grupo de pessoas para quem o auditor independente submete seu relatório de asseguração. A parte responsável pode ser um dos usuários previstos, mas não pode ser o único.
O objeto e a informação sobre o objeto de trabalho de asseguração podem tomar várias formas, cite algumas. • Desempenho ou condições financeiras; • Desempenho ou condições não financeiras; • Características físicas; • Sistemas e processos; • O comportamento .
O que são critérios Os critérios são os pontos de referência (benchmarks) usados para avaliar ou mensurar o objeto, incluindo, sempre que relevante, referências para a apresentação e a divulgação.
Os critérios podem ser... formais. Ex.: Na elaboração de demonstrações contábeis, os critérios podem ser as práticas contábeis adotadas no Brasil. sobre controle interno, os critérios podem ser a estrutura conceitual estabelecida de controle interno, ou objetivos de controle individual especificamente planejados para o trabalho. sobre conformidade, os critérios podem estar relacionados com lei, regulamento ou contrato.
“Em nossa opinião, os controles internos são eficazes, em todos os aspectos relevantes, de acordo com os critérios XYZ”. Em trabalho de asseguração razoável, o auditor independente expressa a conclusão de forma positiva. Tendo executado procedimentos de obtenção de evidência de natureza, época e extensão que foram razoáveis, dadas as características do objeto e outras circunstâncias relevantes do trabalho descritas no relatório de asseguração, o auditor independente obteve evidência apropriada e suficiente para reduzir o risco do trabalho de asseguração a um nível aceitavelmente baixo.
“Com base em nosso trabalho, descrito neste relatório, não temos conhecimento de nenhum fato que nos leve a acreditar que os controles internos não são eficazes, em todos os aspectos relevantes, de acordo com os critérios XYZ”. trabalho de asseguração limitada, o auditor independente expressa a conclusão de forma negativa. que é proporcional ao nível dos procedimentos de obtenção de evidência aplicados pelo auditor independente, dadas as características do objeto e outras circunstâncias do trabalho descritas no relatório de asseguração.
Asseguração é gênero, Auditoria é espécie. Memorize
Auditor Independente realiza apenas trabalho de asseguração? Não.
Segundo a NBC TA 200 quais são os princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis Integridade Competência e Zelo Profissional; Objetividade; Confidencialidade; Comportamento (Conduta) Profissional.
O que é ceticismo profissional? é a postura que inclui uma mente questionadora e alerta para condições que possam indicar possível distorção devido a erro ou fraude e uma avaliação crítica das evidências de auditoria.
O que se entende por julgamento profissional? é a aplicação do treinamento, conhecimento e experiência relevantes, dentro do contexto fornecido pelas normas de auditoria, contábeis e éticas, na tomada de decisões informadas a respeito dos cursos de ação apropriados nas circunstâncias do trabalho de auditoria.
Em circunstâncias excepcionais, o auditor pode julgar necessário não considerar uma exigência relevante em uma NBC TA. Nesse caso o que ele deve fazer? Em tais circunstâncias, o auditor deve executar procedimentos de auditoria alternativos para cumprir o objetivo dessa exigência.
As evidencias que baseiam a opinião do auditor devem ser sempre conclusivas? Não!!! a maior parte das evidências de auditoria que propiciam ao auditor obter suas conclusões e nas quais baseia a sua opinião são persuasivas ao invés de conclusivas.
O auditor deve usar sempre a lei ao aplicar estes conceitos sobre a independência? Não!!! O auditor deve usar julgamento profissional ao aplicar estes conceitos sobre a independência.
O que é Independência? a capacidade que a entidade de auditoria tem de julgar e atuar com integridade e objetividade, permitindo a emissão de relatórios imparciais em relação à entidade auditada, aos acionistas, aos sócios, aos quotistas, aos cooperados e a todas as demais partes que possam estar relacionadas com o seu trabalho.
Então, para o auditor não basta ser independente, é necessário parecer ser independente, já que a independência exige: a) independência de pensamento; e b) aparência de independência.
“a independência em relação ao cliente de auditoria é requerida durante o período de contratação apenas. Errado. “a independência em relação ao cliente de auditoria é requerida durante o período de contratação e o período coberto pelas demonstrações contábeis.
O período de contratação começa quando é assinado o contrato de prestação de serviço de auditoria. O período de contratação termina quando é divulgada as demonstrações contábeis. Errado. O período de contratação começa quando a equipe de auditoria começa a executar serviços de auditoria. O período de contratação termina quando o relatório de auditoria é emitido”.
O que é ameaça de interesse próprio? É a ameaça de que interesse financeiro ou outro interesse influenciará de forma não apropriada o julgamento ou o comportamento do auditor.
O que é Ameaça de autorrevisão? É a ameaça de que o auditor não avaliará apropriadamente os resultados de julgamento dado ou serviço prestado anteriormente por ele nos quais o auditor confiará para formar um julgamento como parte da prestação do serviço atual.
O que é Ameaça de defesa de interesse do cliente? É a ameaça de que o auditor promoverá ou defenderá a posição de seu cliente a ponto em que a sua objetividade fique comprometida.
O que é Ameaça de familiaridade? É a ameaça de que, devido ao relacionamento longo ou próximo com o cliente, o auditor tornar-se-á solidário aos interesses dele ou aceitará seu trabalho sem muito questionamento.
O que é Ameaça de intimidação? É a ameaça de que o auditor será dissuadido de agir objetivamente em decorrência de pressões reais ou aparentes, incluindo tentativas de exercer influência indevida sobre o auditor.
Quando são identificadas ameaças, exceto aquelas, claramente, insignificantes, devem ser realizada uma reunião informal para serem definidas e aplicadas salvaguardas adequadas para eliminar a ameaça ou reduzi-la a um nível aceitável. Independendo de registro. Errado. Quando são identificadas ameaças, exceto aquelas, claramente, insignificantes, devem ser definidas e aplicadas salvaguardas adequadas para eliminar a ameaça ou reduzi-la a um nível aceitável. Essa decisão deve ser documentada. A natureza das salvaguardas a aplicar varia conforme as circunstâncias.
A responsabilidade pelos controles internos, pela elaboração das demonstrações contábeis, bem como pela prevenção e detecção de fraudes e erros é do Auditor. Errado. É da Administração
são a Administração e os Responsáveis pela Governança da empresa auditada os responsáveis pela: i) elaboração das demonstrações contábeis; ii) implementação dos controles internos na empresa; iii) prevenção e detecção primária de fraudes e erros.
Qual é a função da auditoria interna? a Auditoria Interna “deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.
objetivando impedir o risco de perda da objetividade (imparcialidade) e do ceticismo do auditor, é necessária a (a) rotação do sócio encarregado do trabalho e do revisor de controle de qualidade a intervalos menores ou iguais a 5 anos consecutivos
É de 5 anos o Intervalo mínimo para o retorno dos responsáveis técnicos à equipe de auditoria. Errado. São 2 anos
Durante esse o período de 2 anos, a pessoa está proibida a algumas atividades, quais seriam? Efetuar controle de qualidade para o trabalho, consultar a equipe de trabalho ou o cliente sobre assuntos técnicos ou específicos do setor, transações ou eventos ou de outra forma influenciar diretamente o resultado do trabalho.
Show full summary Hide full summary

Similar

Auditoria Independente
fslipe
Obrigatoriedade de Auditoria Externa
fslipe
Questões auditoria Externa (independente)
Rafael de Oliveira
Conteúdo Auditoria Exame de suficiência
joaolucasfg
NBC TA 540 Auditoria de Estimativas Contabeis
manacs
Risco de Auditoria
fslipe
Planejamento de Auditorias
fslipe
Linha do tempo histórica do Controle Interno no Estado do Rio Grande do SUL
vanessa voltaire
Estrutura das Constituições
Sebastião Oliveira
AUDITORIA INDEPENDENTE
claudiasc87