Pierre Bourdieu

Description

Pedagogia Conhecimentos Pedagógicos (Série - Pensadores da Educação) Flashcards on Pierre Bourdieu, created by Cássio Campelo on 03/07/2016.
Cássio  Campelo
Flashcards by Cássio Campelo, updated more than 1 year ago
Cássio  Campelo
Created by Cássio Campelo almost 8 years ago
122
4

Resource summary

Question Answer
Pierre Bourdieu, o investigador da desigualdade O sociólogo francês detectou mecanismos de conservação e reprodução em todas as áreas da atividade humana, entre elas, o sistema educacional
Pensadores; visão crítica - século 20; neutralidade; instrução; elevação cultural; tensões sociais – Bourdieu; investigação sociológica; conhecimento; dominação e reprodução; valores. Embora a maioria dos grandes pensadores da educação tenha desenvolvido suas teorias com base numa visão crítica da escola, somente na segunda metade do século 20 surgiram questionamentos bem fundamentados sobre a neutralidade da instituição. Até ali a instrução era vista como um meio de elevação cultural mais ou menos à parte das tensões sociais. O francês Pierre Bourdieu (1930-2002) empreendeu uma investigação sociológica do conhecimento que detectou um jogo de dominação e reprodução de valores.
Pesquisas; ambientes pedagógicos; 70 e 80 – Torias de reprodução; criticadas; visão pessimista escolar – Autores; desigualdades sociais; não; reprodução escolar – Visão de Bordieu; sem contestação. Suas pesquisas exerceram forte influência nos ambientes pedagógicos nas décadas de 1970 e 1980. "Desde então, as teorias de reprodução foram criticadas por exagerar a visão pessimista sobre a escola", diz Cláudio Martins Nogueira, professor da Universidade Federal de Minas Gerais. "Vários autores passaram a mostrar que nem sempre as desigualdades sociais se reproduzem completamente na sala de aula." Na essência, contudo, as conclusões de Bourdieu não foram contestadas.
Restrição de obras; ganho de notoriedade; círiticas – Inclusão. Intelectual público e combativo; Zola e Sartre. Na mesma época em que as restrições a sua obra acadêmica se tornaram mais frequentes, a figura pública do sociólogo ganhou notoriedade pelas críticas à mídia, aos governos de esquerda da Europa e à globalização. Ele costuma ser incluído na tradição francesa do intelectual público e combativo, a exemplo do escritor Émile Zola (1840-1902) e do filósofo Jean Paul Sartre (1905-1980).
Livro “A reprodução; 70; análise; funcionamento escolar francês; conclusão; transformadora; reprodução das desigualdade – Criança; aprendizagem formal; ambiente; caráter de classe; organização pedagógica; futuro dos alunos O livro A Reprodução (1970), escrito em parceria com Jean-Claude Passeron, analisou o funcionamento do sistema escolar francês e concluiu que, em vez de ter uma função transformadora, ele reproduz e reforça as desigualdades sociais. Quando a criança começa sua aprendizagem formal, segundo os autores, é recebida num ambiente marcado pelo caráter de classe, desde a organização pedagógica até o modo como prepara o futuro dos alunos.
Bourdieu; criadore de conceitos; habitus e capital cultural – Superação da dicotomia; subjetivismo e objetivismo – Tendencias isoladas; interpretação restrita; equivoco da realidade - Para construir sua teoria, Bourdieu criou uma série de conceitos, como habitus e capital cultural. Todos partem de uma tentativa de superação da dicotomia entre subjetivismo e objetivismo. "Ele acreditava que qualquer uma dessas tendências, tomada isoladamente, conduz a uma interpretação restrita ou mesmo equivocada da realidade social", explica Nogueira.
Habitus; risco – Incorporar; estrutura social; indivíduos; sensações; reproduções; consciente A noção de habitus procura evitar esse risco. Ela se refere à incorporação de uma determinada estrutura social pelos indivíduos, influindo em seu modo de sentir, pensar e agir, de tal forma que se inclinam a confirmá-la e reproduzi-la, mesmo que nem sempre de modo consciente.
Exemplo; dominação masculina; manutenção; absorção involuntária; mulheres; conciliador – Habitus; produção simbólica; desigualdades; modo indireto; hierarquias e constrangimentos. Um exemplo disso: a dominação masculina, segundo o sociólogo, se mantém não só pela preservação de mecanismos sociais mas pela absorção involuntária, por parte das mulheres, de um discurso conciliador. Na formação do habitus, a produção simbólica - resultado das elaborações em áreas como arte, ciência, religião e moral - constitui o vetor principal, porque recria as desigualdades de modo indireto, escamoteando hierarquias e constrangimentos.
Estruturas sociais; agentes individuais; conservador – Linguagem; correção; ordem estabelecida – arbitrários; percebidas – dominados; legitimas; utilizadas. Assim, estruturas sociais e agentes individuais se alimentam continuamente numa engrenagem de caráter conservador. É o caso da maneira como cada um lida com a linguagem. Tudo que a envolve - correção gramatical, sotaque, habilidade no uso de palavras e construções etc. - está fortemente relacionado à posição social de quem fala e à função de ratificar a ordem estabelecida. Para Bourdieu, todas essas ferramentas de poder são essencialmente arbitrárias, mas isso não costuma ser percebido. "É necessário que os dominados as percebam como legítimas, justas e dignas de serem utilizadas", afirma Nogueira.
Conceito; bourdieu; campo. Atividade humana; poder simbólico; significados – Conflitos; aceitáveis; senso comum – Arte; luta simbólica; erudito ou popular – Elementos vitoriosos; habitus; aceitação social. Outro conceito utilizado por Bourdieu é o de campo, para designar nichos da atividade humana nos quais se desenrolam lutas pela detenção do poder simbólico, que produz e confirma significados Esses conflitos consagram valores que se tornam aceitáveis pelo senso comum. No campo da arte, a luta simbólica decide o que é erudito ou popular, de bom ou de mau gosto. Dos elementos vitoriosos, formam-se o habitus e o código de aceitação social.
Indivíduos; campos; capital acumulado – Capital social; relações interpessoais; competição entre grupos humanos – Educação; capital cultural; conhecimentos apreendidos; livros e diplomas Os indivíduos, por sua vez, se posicionam nos campos de acordo com o capital acumulado - que pode ser social, cultural, econômico e simbólico. O capital social, por exemplo, corresponde à rede de relações interpessoais que cada um constrói, com os benefícios ou malefícios que ela pode gerar na competição entre os grupos humanos. Já na educação se acumula sobretudo capital cultural, na forma de conhecimentos apreendidos, livros, diplomas etc.
Teorias; distantes de fatores econômicos; marxismo; violência simbólica; alterar padrões sociais; linguagem; eficiente; força Com os instrumentos teóricos que criou, Bourdieu afastou de suas análises a ênfase central nos fatores econômicos - que caracteriza o marxismo - e introduziu, para se referir ao controle de um estrato social sobre outro, o conceito de violência simbólica, legitimadora da dominação e posta em prática por meio de estilos de vida. Isso explicaria por que é tão difícil alterar certos padrões sociais: o poder exercido em campos como a linguagem é mais eficiente e sutil do que o uso da força propriamente dita.
Bourdieu; escola; reprodução de estruturas sociais; transferência de capitais de uma geração a outra – Legado econômico familiar; capital cultural – Desempenho dos alunos na sala de aula; julgados pelo que trazem de casa; “heranças”; corporal; falar em público. Para Bourdieu, a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra. É nela que o legado econômico da família transforma-se em capital cultural. E este, segundo o sociólogo, está diretamente relacionado ao desempenho dos alunos na sala de aula. Eles tendem a ser julgados pela quantidade e pela qualidade do conhecimento que já trazem de casa, além de várias "heranças", como a postura corporal e a habilidade de falar em público.
Estudantes pobres; bem-sucedidos; esforço recompensado – Perpetuação da desigualdade; fracasso escolar; menos investimento familiar; aprendizado formal; ciclo; autoalimenta Os próprios estudantes mais pobres acabam encarando a trajetória dos bem-sucedidos como resultante de um esforço recompensado. Uma mostra dos mecanismos de perpetuação da desigualdade está no fato, facilmente verificável, de que a frustração com o fracasso escolar leva muitos alunos e suas famílias a investir menos esforços no aprendizado formal, desenhando um círculo que se auto-alimenta.
Primeiros livros; bourdieu; Superação do mal nas escolas; deixar bagagem cultural; casa; zero – pessimismo cresceu; competição; incontrolável Nos primeiros livros que escreveu, Bourdieu previa a possibilidade de superar essa situação se as escolas deixassem de supor a bagagem cultural que os alunos trazem de casa e partissem do zero. Mas, com o passar do tempo, o pessimismo foi crescendo na obra do sociólogo: a competição escolar passou a ser vista como incontornável.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sociologia - Origem
Malu Miralha
EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
A sociologia de Durkheim 2
jadypugliessa2